Cartão Postal – The Flash

Imagem: Bacon Side.

Imagem: Bacon Side.

Aproveitando o retorno da série na próxima semana, o Cartão Postal dessa semana vai até a Terra-1 conhecer um pouco mais sobre a cidade de Central City, palco dos acontecimentos da série The Flash. A coluna vai comparar alguns locais presentes na série com suas versões nos quadrinhos.

A Série

A série é baseada no personagem Barry Allen criado pela DC Comics em 1956 e o segundo a usar o nome de The Flash. Nela o jovem, após ser atingido por um raio enquanto estava em seu laboratório, passa a manipular a speed force e ganha super velocidade. A série começou a ser exibida em 2014 pelo canal The CW e é um spin-off de Arrow, outra série de super-heróis do canal. A terceira temporada da série começará a ser exibida no canal a partir da próxima terça-feira, dia 04.

Continua após a publicidade

Central City

Central City é uma das principais cidades do universo DC e a cidade natal de Barry Allen. Nos quadrinhos, a localização da cidade já foi alterada algumas vezes desde 1956, mas atualmente a cidade se encontra no estado de Missouri. Na série, a cidade também se encontra em Missouri, como pode ser observado em uma carta recebida pelo S.T.A.R. Labs no nono episódio da primeira temporada (“The Man in the Yellow Suit”).

Mapa dos EUA com as principais cidades da DC. Imagem: Garotas Nerds.

Mapa dos EUA com as principais cidades da DC. Imagem: Garotas Nerds.

Principais locais

S.T.A.R. Labs (Scientific and Technological Advanced Research Laboratories)

Na série: é o local onde trabalham Dr. Harrison Wells, Caitlin Snow e Cisco Ramon. O laboratório foi originalmente projetado por Wells e sua noiva Tess Morgan, que acabou morrendo num acidente de carro causado por Eobard Thawne, um viajante vindo do futuro. Após o acidente, Eobard se apossou da identidade de Wells e passou a ser o proprietário dos laboratórios.

Imagem: Arrow Wikia.

Imagem: Captura de tela/The CW.

Nos quadrinhos: os laboratórios apareceram pela primeira vez na edição número 246 de Superman, em 1971. Assim como na série, Caitlin Snow é uma cientista que trabalha no laboratório. Não há registro de Cisco Ramon ter trabalhado nos laboratórios. Os laboratórios possuem bases em várias cidades do universo DC, como Central City, Metropolis (sede) e até mesmo em Gotham City, onde se concentram as pesquisas em armamentos.

Imagem: DC Wikia.

Imagem: DC Wikia.

Central City Police Department

Na série: é o departamento de polícia da cidade, onde trabalham Barry e Joe West. O departamento é comandado pelo capitão David Singh.

Imagem: Arrow Wikia.

Imagem: Captura de tela/The CW.

Um easter egg bastante famoso para quem assiste a série é o mural na parede principal do departamento que faz alusão à Liga da Justiça. Ele contém as palavras “truth” (verdade), “liberty” (liberdade) e “justice” (justiça) e a representação de sete deuses gregos. Se prestarmos bem atenção, vemos que os deuses, na verdade, representam os membros da Liga da Justiça: Lanterna Verde (Hefesto), Flash (Hermes), Mulher Maravilha (Hera), Superman (Zeus), Batman (Hades), Arqueiro Verde (Apolo) e Aquaman (Poseidon).

Imagem: ET Online.

Imagem: ET Online.

Na Terra-2, o mural é diferente. Aparece a frase “A FREE & JUST SOCIETY” (uma sociedade livre e justa), fazendo alusão à Sociedade da Justiça, primeiro grupo de heróis da DC criado na era de ouro dos quadrinhos.

Imagem: ET Online.

Imagem: Captura de tela/The CW.

Nos quadrinhos: Apareceu pela primeira vez na edição número quatro de Showcase, em 1956. Diferente da série, o departamento é liderado pelo capitão Darryl Frye. A versão do capitão nos Novos 52 (linha de quadrinhos que resetou o universo DC após os acontecimentos de Flashpoint) foi a base para a criação do personagem Joe West na série. Barry e Patty Spivot trabalham como peritos do departamento.

Central City Police Department (quadrinhos)

Imagem: DC Wikia.

CC Jitters

Na série: é um dos principais cafés de Central City e um dos principais locais de encontro entre os personagens. Iris West costumava trabalhar como garçonete no local. A personagem Kendra Saunders, a mulher-gavião de Legends of Tomorrow, também foi funcionário do Jitters. Após Flash ter salvo a cidade, o café criou uma bebida batizada com o nome do herói.

Imagem: Reddit.

Imagem: The CW/Divulgação.

Nos quadrinhos: é uma rede de cafés localizados em Central City. Não tem muito destaque. Apareceu pela primeira vez na edição número 1 do terceiro volume de The Flash.

Imagem: DC Wikia.

Imagem: DC Wikia.

Big Belly Burger

Na série: a lanchonete é várias vezes citadas na série, sendo um dos lugares preferidos dos personagens para comer. No décimo episódio da primeira temporada, por exemplo, Barry come uma grande quantidade de hambúrgueres do Big Belly por causa de seu treinamento para aumentar sua velocidade.

Imagem: Arrow Wikia.

Imagem: Captura de tela/The CW.

Nos quadrinhos: apareceu pela primeira vez na edição número 441 de Aventuras do Superman. É uma das maiores redes de fast food do universo da DC e pode ser encontrada em várias cidades. Sua primeira lanchonete foi fundada em Coast City, cidade natal de Hal Jordan (Lanterna Verde), em 1988. Atualmente, é propriedade da LexCorp, de Lex Luthor.

Imagem: DC Wikia.

Imagem: DC Wikia.

A franquia foi inspirada na rede de lanchonetes Bob’s Big Boy.

Imagem: Wikipedia.

Imagem: Wikipedia.

Hudson University

Na série: a universidade é mencionada várias vezes como sendo o local onde foram realizadas as pesquisas envolvendo o projeto F.I.R.E.S.T.O.R.M., liderado pelo professor Martin Stein.

Hudson University

Exterior da universidade. Imagem: Captura de tela/The CW.

Nos quadrinhos: a universidade foi mencionada pela primeira vez em Batman, sendo Dick Grayson, o Robin, um de seus notáveis alunos.

Dick Grayson com o agasalho da Hudson University. Imagem: Untapped Cities.

Dick Grayson com o agasalho da Hudson University. Imagem: Untapped Cities.

Picture News

Na série: é o jornal onde Iris West trabalha como jornalista investigativa. Outra personagem que trabalha é Linda Park, jornalista na área de esportes e ex interesse amoroso de Barry.

Imagem: The Flash Wikia.

Imagem: Captura de tela/The CW.

Nos quadrinhos: apareceu pela primeira vez na edição número 4 de Showcase e é o principal jornal da cidade de Central City. Assim como na série, Iris trabalha nele. Nos quadrinhos, não há registro de Linda Park ter trabalhado no jornal.

Imagem: DC Wikia.

Imagem: DC Wikia.

Não deixe de acompanhar as reviews semanais da série aqui no Mix.

Avatar

Matheus Ronconi

Paulista, nerd, viciado em séries e fã do Rei Leão e do Homem-Aranha. No Mix escrevo sobre The Big Bang Theory e Star Trek: Discovery.

No comments

Add yours