Cartão Postal: Vancouver

Vancouver

Fonte: Wikimedia Commons

 

Com pouco mais de 600 mil habitantes, Vancouver é uma das maiores e mais importantes cidades do Canadá. Localizada na província da Colúmbia Britânica (região oeste do Canadá), a cidade é um grande roteiro turístico devido suas belezas naturais, sua modernidade e seu cosmopolitismo.

Essas características agradam as indústrias cinematográfica e televisiva dos Estados Unidos. A cidade e seus arredores são muito utilizados para a produção de séries e filmes. Fato que rendeu à cidade o apelido de “Hollywood North”.

Alguns dos locais bastante usados nas gravações de filmes e séries:

1. Vancouver Convention Centre

O centro de convenções já apareceu em vários filmes. Recentemente, foi utilizado para a gravação do quarto filme da franquia Missão Impossível. Já dentre as séries, o local apareceu em séries como FringeArrowThe Flash.

 

 

Fringe

Olivia Dunham (Anna Torv) e Phillip Broyles (Lance Reddick) em Fringe (4×10 – Forced Perspective). Fonte: captura de tela/Fox

 

Arrow_Pilot

Festa de boas vindas a Oliver Queen (Stephen Amell) em Arrow (1×1 – Pilot). Fonte: The CW

 

Barry_Allen

Barry Allen (Grant Gustin) em The Flash (1×19 – Who Is Harrison Wells?). Fonte: captura de tela/The CW

 

2. Whytecliff Park Beach

Localizada na região de West Vancouver, a praia é usada como um dos locais de gravação para a ilha de Lian Yu, ilha onde Oliver Queen ficou preso em boa parte dos anos em que esteve desaparecido, em Arrow. A ilha também é utilizada em Once Upon a Time.

 

Whytecliff_Park_Beach

Oliver Queen (Stephen Amell) em  Arrow (4×9 – Dark Waters). Fonte: The CW

 

Pinocchio_Geppetto

Geppetto (Tony Amendola), Pinnocchio (Jakob Davies) e a Fada Azul (Keegan Connor Tracy) em Once Upon a Time (1×20 – The Stranger). Fonte: captura de tela/ABC

3. Steveston Village

O vilarejo de Steveston, localizado na região metropolitana de Vancouver, é utilizado como local de gravação para a cidade fictícia de Storybrooke, Maine, principal palco da série Once Upon a Time.

 

Curiosidade

Vancouver tem uma curiosidade interessante. Apesar de seus pontos turísticos, ruas e prédios aparecerem bastantes vezes no cinema e na tv, Vancouver nem sempre é Vancouver. Isso porque a cidade, além de representar cidades fictícias, como Central City em The Flash, Star City em Arrow e Storybrooke em Once Upon a Time, também é escolhida para representar outras cidades reais. As cidades americanas de Nova Iorque, São Francisco e Seattle são as principais cidades substituídas. Isso ocorre devido, principalmente, ao alto custo exigido para a gravação em Nova Iorque e São Francisco, por exemplo, além da logística nessas cidades ser mais complexa. Esses e outros fatores fazem com que a produção do filme ou série prefira a cidade canadense. Além dos EUA, outros países já tiveram suas cidades substituídas por Vancouver, como Londres, na Inglaterra, Mumbai, na Índia, e até mesmo Pyongyang, na Coréia do Norte.

 

Vancouver_Airport

Vancouver Airport representando o aeroporto de Pyongyang, na Coréia do Norte, no filme A Entrevista. Fonte: Captura de tela/Columbia Pictures

 

O minidocumentário “Vancouver Never Plays Itself”, podendo ser traduzido como “Vancouver nunca representa a si mesmo”, de Tony Zhou e Taylor Ramos relata bem essa situação inusitada de Vancouver. Os criadores retratam, com tom crítico, o fato de Vancouver perder sua identidade ao representar outras cidades. “Nós nunca vemos realmente a cidade. Ela está sempre sendo outro lugar qualquer”, diz Taylor Ramos no vídeo.

 

Share this post

Matheus Ronconi

Paulista, nerd, viciado em séries e fã do Rei Leão e do Homem-Aranha. No Mix escrevo sobre The Big Bang Theory e Star Trek: Discovery.