Cartão Postal – Vikings

vikingscartao

Continua após publicidade

[spacer size = “20”]

Continua após a publicidade

Quando pensamos em séries com belas locações logo nos vem à mente shows como Game of Thrones e Outlander. Vikings é outra que merece uma lembrança. Filmada quase que inteiramente no condado de Wicklow, na Irlanda, Viking é beleza em movimento. Cada cena parece um quadro. Alguns dos estúdios, onde as cenas internas são filmadas, ficam em Dublin, a menos de uma hora de distância ao norte das belas paisagens do condado.

Continua após publicidade

Luggala são as montanhas que vemos na vila dos Vikings (Kattegat) e o lago principal de onde todos eles partem para as pilhagens é o Lough Tay. Outro lago é utilizado, Lough Dan, onde as cenas dos vários barcos juntos são filmadas. As florestas de Wicklow nos dão uma boa ideia de natureza selvagem que completam as paisagens da série junto com 127 km de caminhos pedregosos entre as montanhas, chamados Wicklow Way.

Já foi dito mais de uma vez aqui na coluna que muitos lugares incentivam as gravações de filmes e séries em suas terras. Na Irlanda não é diferente. O país possui leis de incentivo à cultura, o que é muito convidativo às produções nacionais e estrangeiras. A própria Game of Thrones tem cenas gravadas por lá. A diferença é que a série da HBO tem mania de grandeza e percorre diversos países para conseguir as imagens ideais.

Continua após publicidade

[spacer size = “20”]

[spacer size = “20”]

Vikings ainda chama atenção pelo apreço às paisagens e construções reais. Os efeitos especiais são utilizados mais como complemento do que foco principal. Além disso, a série possui mais sequências externa que o normal, o que dificulta as filmagens tanto para os atores quanto para a equipe técnica. A primeira temporada chegou a ter 70% de suas cenas gravadas ao ar livre, faça frio (muito frio) ou calor, com um orçamento de 40 milhões de dólares. Nas próximas temporadas, em que os Vikings começaram a expandir e saquear, outros países começaram a ser apresentados, Inglaterra, França. Contudo as locações são as mesmas, com castelos e vilas feitos no computador e por isso com mais cenas internas.

Muitas críticas, de historiadores batem nas teclas de que o sistema hierárquico deles não está sendo bem representado (segundo eles havia uma espécie de democracia), nem as roupas que eles utilizavam. Mas, mesmo assim, a série é uma ótima aula sobre esse povo nórdico, de costumes únicos, que arrasa nas paisagens ressaltando sua ligação profunda com a natureza. Vikings encontra-se em sua quarta temporada. A primeira leva de capítulos terminou este mês – leia o Recap aqui – e os dez episódios finais ainda não têm data de estreia.

*Imagens do site Atlas of Wonders

Gaúcho, estudante de jornalismo e viciado em séries. Tem séries pra assistir de mais e tempo de menos. Séries favoritas? Six Feet Under e Breaking Bad.