Castle – 8×22 – Crossfire [SERIES FINALE]

Imagem: Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

[spacer size = “20”]

Continua após publicidade

A dor no coração em escrever a última review da série é maior do que a indignação em ter uma série tão promissora em tempos passados sendo destruída aos poucos. Mas minha opinião sobre essa finale estará nos próximos parágrafos.

Continua após a publicidade

Castle e Beckett ainda caçavam Loksat. Esse plot enfiado no início de uma temporada inesperada foi muito inconveniente, já que o final da sétima temporada foi construído para ser o final da série, apesar do sumiço do Castle não ter sido explicado. E francamente, nem precisava. Mas a oitava temporada veio com novos showrunners, que acabaram não trazendo uma série que conhecíamos. Parecia uma série diferente, com uma Beckett bem descaracterizada e personagens novos que serviram apenas para tumultuar ainda mais o que já estava turvo.

Continua após publicidade

Loksat estava caçando ambos, e com a proteção de Mason, conhecido de Castle na Great Detective Society, eles se salvaram de uma emboscada preparada por Caleb Brown, maior empregado do vilão. Aliás, Caleb enganou todos com a encenação de sua morte. Fui trouxa ao achar que ele poderia ser uma boa pessoa manipulada por Loksat. Aliás, essa foi uma das vezes que fui trouxa nesse episódio.

Tentando lidar com esse perigo de estar sendo caçado por um líder de uma quadrilha perigosa, o casal faz de tudo para se meter em confusões. Mesmo com Haley protegendo Alexis e Martha, e sabendo que sua cabeça estaria a prêmio, o escritor correu o risco por sua esposa, para protegê-la, e nesse exato momento, tivemos, talvez, a melhor e mais dramática cena de toda a temporada. Castle foi capturado para um interrogatório com o próprio Loksat, mas antes recebeu um “soro da verdade” na veia, e diante de seu nêmesis, que descobrimos ser Mason, seu amigo de Great Detective Society sendo trouxa pela segunda vez, Castle entregou todos que sabiam da existência do vilão. Nathan Fillion, aliás, arrasou nesse episódio. A profundidade do drama no enredo foi determinante para vermos cada vez mais a versatilidade do ator. Stana Katic também nunca chegou a decepcionar. A cena em que Loksat fala para a capitã que seu marido estava morto mostrou a evolução monstruosa da atriz. Uma atuação a altura de sua capacidade, pois sabemos como ela trabalha e estuda para os papéis com afinco.

Continua após publicidade

Mas o que me deixou meio incomodada foi a penúltima cena da série. Caleb não estava morto, e sabia que o casal não desistiria e certamente sairia vivo do enfrentamento com Loksat. Por isso, cuidou da morte pessoalmente. E foi isso que deixou a desejar. Em um mundo paralelo, onde Castle fosse renovada, saberíamos que Beckett morreu devido ao tiroteio com Caleb. Ou pelo menos como foi explicado por Michael Ausiello, ambos viveriam, mas todos acreditariam que Kate morreu, inclusive Castle. Porém, a policial estaria viva, mas em uma missão secreta. A timeline pularia para dois anos DAFUQ?, para explicar a recuperação de Castle do tiroteio Mas que bela m*&% de enredo.

Mas com o cancelamento já esperado pela produção, a ultima cena foi aleatória, mas foi um encerramento honesto a uma série adorada. Gostei muito da referência com o episódio do viajante no tempo, que previu os três filhos do casal (“Richard Castle lives in New York with his wife, Senator Beckett, and their three kids”). Falando como “crítica” de séries pfff, a adição da cena foi inesperada, improvisada e serviu como um tapa buraco de final de série. Mal adicionada na história, porém muito bem dirigida e fotografada. Falando como shipper, foi a realização do sonho de muita gente. Castle e Beckett livres de quaisquer dos seus demônios e vivendo sua vida como deve ser: tranquila, pacata e feliz.

Fico por aqui com as reviews da série. Foi um prazer ver e resenhar Castle para o site. Obrigado a todos que me seguiram até aqui com as reviews! Always! <3

Frase da série:

“To KB,

            may the dance never end and the music never stop.

Richard Castle”

Jornalista e uma decepção como digital influencer e youtuber. Desde 1993 sendo trouxa e shippando quem não deve. Aqui no Mix de Séries é editora e tradutora de notícias e escreve reviews de The Last Ship e The Rookie.