Cavaleiro da Lua, as tatuagens de Arthur e poderes explicados
Vilão de Cavaleiro da Lua tem história explicada: como funciona suas tatuagens e poderes dentro do universo da Marvel.
À medida que o Universo Cinematográfico da Marvel continua a se expandir na Fase 4, uma nova era de heróis e vilões está sendo criada para a franquia pós-Vingadores: Ultimato. A Fase 4 de forma rápida se incluiu à mitologia do MCU ao introduzir Eternos, o multiverso e muito mais. Mas Cavaleiro da Lua é responsável pela exploração dos deuses egípcios e da vasta mitologia que os acompanha.
A principal ligação egípcia em Cavaleiro da Lua vem do personagem-título, já que Oscar Isaac interpreta Steven Grant/Marc Spector, duas personalidades lutando pelo controle de um corpo. Embora Steven Grant tenha bastante conhecimento sobre a mitologia egípcia, ele não tem conhecimento de sua própria conexão com os deuses. Seu corpo e a personalidade de Marc Spector estão ligados ao deus da lua egípcio Khonshu de alguma forma misteriosa.
Isso provavelmente se deve a Khonshu salvando Marc Spector de morrer no passado. Algo que o episódio 1 de Cavaleiro da Lua faz uma referência rápida. A combinação do conhecimento egípcio de Steven e as atividades de super-heróis de Marc, impulsionadas por Khonshu, dão ao programa MCU Disney + uma base sólida na mitologia egípcia.
O personagem principal de Oscar Isaac, no entanto, não é o único em Cavaleiro da Lua que tem conexões profundas com o Egito e poderes de seus deuses. Arthur Harrow de Ethan Hawke está devidamente configurado como um espelho obscuro do herói. Isso ocorre depois que a Marvel Studios reinventou completamente Harrow dos quadrinhos, onde ele era um vilão muito menor, sem poderes reais. Agora, o vilão de Cavaleiro da Lua tem grandes ambições para remodelar o mundo através do poder de um deus egípcio. (via ScreenRant)
O vilão de Cavaleiro da Lua
Arthur Harrow tem uma introdução assustadora no episódio 1 de Cavaleiro da Lua, quando ele mostra vidro esmagando para colocar em seus sapatos. Embora isso signifique que ele sente dor a cada passo, ele também é um poderoso líder de culto seguindo os caminhos de Ammit. Arthur Harrow recebe seus poderes do deus egípcio e julga as pessoas em nome da deusa. Arthur Harrow tem uma tatuagem de escamas em seu braço que representam o julgamento de Ammit. E se que parece muito com as escamas da justiça que tanto Lady Justice quanto a deusa grega Dike carregam.
Leia também: Cavaleiro da Lua, data dos próximos episódios e onde assistir
O episódio 1 de Cavaleiro da Lua, assim, mostra como funciona a tatuagem de Arthur e a cerimônia sombria que ele usa para julgar seus seguidores. Quando Arthur segura as mãos de uma pessoa, o poder de Ammit flui através dele e julga se eles são uma pessoa boa ou má. Se Ammit julgar bem, a balança se inclina para um lado e pisca em verde.
Mas se o julgamento for mal, a balança se inclina para o outro lado e pisca em vermelho. Refletindo dessa forma como Ammit julgou os humanos durante sua vida. Confusamente, Ammit julga seus súditos com base não apenas em suas ações passadas, mas também em ações futuras, como a polícia precog do Minority Report. Se o julgamento acontecer por terem feito algo mal – ou serem capazes de algo maléfico no futuro – os poderes de Arthur permitem que ele mate essa pessoa no local, drenando sua vida deles.
Como funcionam os poderes de Arthur Harrow em Cavaleiro da Lua
O outro aspecto dos poderes de vilão de Cavaleiro da Lua vem através da bengala que Arthur Harrow carrega. A alça de cabeça de crocodilo dupla moldada à semelhança de Ammit, a bengala é um artefato misterioso que ajuda a dar a Arthur alguns dos poderes do deus egípcio. Além de ajudá-lo a andar, o vilão usa o caso como parte do ritual de julgamento.
A bengala repousa entre os braços da pessoa em julgamento e balança para frente e para trás quando o julgamento vem. Sabe-se também que a bengala de Arthur Harrow tem poderes adicionais que vêm de sua conexão com Ammit. O brilho roxo da bengala de Arthur Harrow parece sugerir que o artefato é capaz de magia.
Quem é Ammit? Explicamos a deusa egípcia
Então, quem é Ammit no contexto de Cavaleiro da Lua e da mitologia egípcia? Ela é uma antiga deusa da religião egípcia, com os povos a conhecendo como a Devoradora dos Mortos, a Devoradora de Corações e a Grande da Morte. Ela se associa intimamente à balança da justiça no submundo egípcio, onde ela pode devorar o coração daqueles que são considerados impuros. Acreditava-se que aqueles que Ammit comiam passariam a eternidade em tormento.
Alguns acreditavam que essas almas iriam para o lago de fogo para serem destruídas. A aparência física do deus egípcio é descrita como tendo a cabeça de um crocodilo, o torso de um leão e a metade inferior de um hipopótamo. A aparência de Ammit veio da combinação dos três maiores animais antropófagos do mundo.
Leia também: Quem é o Cavaleiro da Lua, e tudo sobre a série
A representação de Ammit em Cavaleiro da Lua é principalmente semelhante às antigas lendas egípcias, embora haja algumas mudanças críticas. A representação do MCU faz de Ammit uma deusa que julga o passado, presente e futuro da vida de uma pessoa e a mata instantaneamente se for considerada ruim. Isso não apenas significa que ela é diretamente responsável pela morte de muitos, mas também opera um pouco independentemente dos outros deuses egípcios. Na antiga religião egípcia, Ammit só devorava almas depois que Anubis julgava seus corações na vida após a morte, com Ma’at, a deusa da verdade, muitas vezes servindo como oposição a Ammit.
A razão para essas diferenças parece vir da mitologia egípcia de Cavaleiro da Lua, incluindo a Enéade, um grupo de nove deuses super poderosos que o museu está promovendo. Ammit não faz parte da Enéade na religião antiga, mas a deusa estava sob sua supervisão. O episódio 1 de Cavaleiro da Lua menciona que Ammit foi traído pelos outros deuses e seu Avatar anterior. Pode ser que Arthur Harrow e Ammit estejam operando independentemente dos outros deuses por causa dessa traição. No entanto, a deusa também foi subjugada no momento em que os eventos da série ocorrem.
Qual é o objetivo de Arthur Harrow e Ammit
Cavaleiro da Lua é bastante clara sobre o compromisso de Arthur Harrow com Ammit e em cumprir os planos da deusa. E existem essencialmente dois objetivos diferentes em mente. O objetivo mais urgente é o de Harrow, pois ele quer despertar Ammit. Ele menciona que tudo isso está acontecendo “antes de nossa deusa acordar”, indicando que ele planeja despertá-la de alguma forma.
Leia também: A verdade sobre Bridgerton, história real tem tragédia
Parece ser por isso que o escaravelho dourado do Cavaleiro da Lua é tão cobiçado. Arthur diz que pertence a Ammit e claramente precisa dele para despertá-la. O que explica por que Khonshu faz tudo ao seu alcance para impedir que Steven Grant o entregue a ele. Parece que o objetivo de Arthur Harrow de despertar Ammit será possível se ele conseguir adquirir o escaravelho.
Mas por que o vilão de Cavaleiro da Lua quer despertar Ammit? Parece, portanto, que o objetivo da deusa egípcia é livrar o mundo do mal em escala global. Embora os poderes judiciais de Ammit estejam atualmente confinados a Arthur Harrow, sugere-se que ela terá a capacidade de julgar todos quando estiver livre.
Arthur, além disso, menciona que ela poderia ter parado Hitler, Neo, Pol Pot e outras pessoas incrivelmente más se ela estivesse por perto. Muito parecido com uma versão sobrenatural dos planos do Project Insight da Hydra para eliminar ameaças futuras ou Arishem querendo julgar a Terra após o final dos Eternos, parece que Ammit é a mais recente ameaça à segurança da humanidade. Se Arthur Harrow for bem sucedido em liberar o poder de Ammit, o deus egípcio terá potencialmente a capacidade de criar um mundo pacífico matando todos que são ou podem se tornar uma pessoa má.