Cavaleiro da Lua, episódio 6: o final da série explicado

Todos os spoilers do final de Cavaleiro da Lua.

Cavaleiro da Lua Final
Continua após publicidade

A mais recente série da Marvel Studios no Disney + chegou ao fim, já que o desfecho de Cavaleiro da Lua oferece um final cheio de reviravoltas e provoca o futuro.

Continua após publicidade

Estrelando Oscar Isaac como Marc Spector/Steven Grant, os alters do Cavaleiro da Lua continuaram a servir Khonshu em sua busca de impedir Arthur Harrow (Ethan Hawke) de liberar o julgamento de Ammit sobre a Terra. A busca para derrotar o deus egípcio tomou um rumo surpreendente mais recentemente, porém, à medida que a série explorou a saúde mental do Cavaleiro da Lua, as múltiplas identidades e a trágica história de fundo. (via ScreenRant)

O desfecho da série

Depois que a maioria dos eventos do episódio 5 de Cavaleiro da Lua ocorrem no passado de Marc e no submundo egípcio, o episódio 6 de Cavaleiro da Lua oferece um final surpreendente que encapsula todas as partes móveis da história do programa. Marc Spector lida com a morte de Steven Grant e se ele quer ou não aproveitar a vida após a morte sem ele. Devido à sua suposta morte, Layla (May Calamawy) é colocada em uma posição para ajudar a salvar o mundo, libertando Khonshu de sua prisão. Enquanto isso, Arthur Harrow libera Ammit com sucesso e traz julgamento sobre a humanidade e os deuses egípcios que mantiveram Ammit trancado por tanto tempo.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Leia também: Grey’s Anatomy acaba de provar que não precisa mais de Meredith

Tudo isso permite que o final de Cavaleiro da Lua misture a exploração do relacionamento de Marc e Steven com uma batalha dos deuses repleta de ação. Por tudo isso, o programa se concentra principalmente em encerrar sua história principal. Em vez de configurar uma parte mais significativa do futuro da Fase 4 do MCU. A esse respeito, o episódio 6 de Cavaleiro da Lua permanece fiel aos episódios anteriores. Já que a série MCU tem um número surpreendentemente limitado de conexões com o universo maior. Aqui está o final de Cavaleiro da Lua explicado, incluindo sua cena pós-créditos e configuração potencial para a próxima aventura.

Cavaleiro da Lua Final
Imagem: Divulgação.

Como Marc Spector volta à vida

O ponto de virada na primeira temporada de Moon Knight veio durante o episódio 4, quando Arthur Harrow aparentemente matou Marc Spector após a prisão de Khonshu. Isso levou ele e Steven Grant a explorar um hospital psiquiátrico que era realmente a porta de entrada para a vida após a morte egípcia. O episódio 5 de Cavaleiro da Lua confirmou que Marc Spector morreu (de novo) e agora estava em sua jornada para entrar nos Campos de Juncos potencialmente.

Continua após publicidade

Leia também: Fãs de Riverdale se revoltam após personagem ganhar poderes

No entanto, ele só recebe acesso depois que Steven Grant morre nas areias de Duat. É aqui que o público encontra Marc quando o episódio 6 de Cavaleiro da Lua começa. Mas ele rapidamente percebe que não quer essa existência pacífica sem Steven. Marc decide renunciar a esta vida após a morte e encontra Steven na esperança de trazê-lo de volta à vida.

Continua após publicidade

É somente depois que ambos são congelados pelas areias de Duat com as mãos tocando todo o coração que ambos são libertados. Isso permite que eles deixem a vida após a morte egípcia e Marc Spector volte à vida no mundo real. Graças a Layla liberando Khonshu, Marc pode se tornar Cavaleiro da Lua mais uma vez, embora agora ele e Steven vivam em harmonia e sirvam igualmente ao deus da lua egípcio.

Continua após publicidade

Layla se torna a segunda super-heroína egípcia do MCU

O retorno do Cavaleiro da Lua à ação o leva a obter ajuda adicional de Layla, que se torna o segundo super-herói egípcio do MCU no final de Cavaleiro da Lua. Depois que ela ajuda a libertar Khonshu e recusa sua oferta para se tornar o Avatar do Cavaleiro da Lua, Layla percebe que o mundo precisa de mais ajuda para parar Ammit.

Continua após publicidade

Isso a leva a comungar com Taweret e, temporariamente, se tornar seu Avatar. O vínculo de Layla com Taweret concede seus novos superpoderes, pois ela aparentemente se torna a versão do Scarlet Scarab do MCU. Enquanto o nome é da Marvel Comics, Moon Knight reinventa o personagem através de Layla. Ela recebe um traje de ouro com asas à prova de balas, concedendo-lhe a capacidade de voar. Como Scarlet Scarab, Layla auxilia o Cavaleiro da Lua na luta contra Ammit. Ela disse anteriormente que este é um acordo temporário com Taweret. Mas não há confirmação definitiva de que o tempo de Layla como super-heroína no MCU acabou.

Continua após publicidade
Cavaleiro da Lua Final
Imagem: Divulgação.

Explicação da libertação e derrota de Ammit pelo Cavaleiro da Lua

Após cinco episódios de acúmulo, o episódio 6 de Moon Knight finalmente vê Arthur Harrow cumprir seu objetivo de liberar Ammit. A deusa egípcia revela que ela foi presa por quase 2.000 anos antes disso. Ela escolhe Arthur Harrow para ser seu Avatar oficial porque suas escalas estão desequilibradas devido ao que ele fará no futuro servindo-a.

A libertação de Ammit no final de Cavaleiro da Lua dá início a uma briga entre ela e Khonshu. Incluindo ela potencialmente matando o resto dos Avatares do Ennead. Enquanto Ammit e Khonshu lutam do lado de fora da Grande Pirâmide de Gizé, Layla e o Cavaleiro da Lua lutam contra Arthur Harrow, que deu poderes a seus seguidores para julgar os humanos. Cada alma desequilibrada permite que Ammit cresça em tamanho e poder.

Enquanto Layla e Cavaleiro da Lua estão à beira de serem dominados, Cavaleiro da Lua provoca um terceiro alter mais uma vez quando Marc Spector desmaia e recupera o controle com as marés viradas. Agora que ele tem Arthur Harrow em suas mãos, Marc o leva de volta à câmara da Enéade para iniciar um ritual para prender Ammit. É aqui que Khonshu ordena que o Cavaleiro da Lua mate Arthur/Ammit para garantir que eles não possam causar mais danos no futuro.

Marc Spector e Steven Grant param de servir Khonshu

O final de Moon Knight inclui um momento um tanto surpreendente na superfície, quando Marc Spector e Steven Grant param de servir Khonshu. O chamado do deus da lua sobre a morte de Arthur Harrow o faz parecer um hipócrita aos olhos de Marc. Já que Khonshu os quer mortos por algo que eles poderiam fazer no futuro.

Enquanto Arthur e Ammit já cometeram um grande mal, Marc acabou de ser o punho de vingança de Khonshu. Khonshu concede a Marc e Steven seu pedido para parar de servir a vontade do deus da lua. Neste momento, eles perdem seus poderes de Cavaleiro da Lua mais uma vez. O episódio 6 de Cavaleiro da Lua adiciona alguma confusão ao assunto. Mostrando imediatamente Marc e Steven de volta ao hospital psiquiátrico que eles sabem que não é real e depois acordando no apartamento de Steven no Reino Unido. Com dois peixinhos dourados de estimação e equilibrando facilmente quem está no controle, Marc e Steven estão prontos para viver em harmonia – se tiverem a oportunidade.

A cena pós-créditos de Cavaleiro da Lua apresenta Jake Lockley

Pela primeira vez na série, o episódio 6 de Cavaleiro da Lua inclui uma cena pós-créditos que muda drasticamente as coisas ao apresentar Jake Lockley. O show repetidamente provocou a presença de um terceiro alter que é mais violento que Marc Spector. A cena pós-créditos do episódio 6 de Cavaleiro da Lua mostra Jake Lockley pegando Arthur Harrow de um hospital psiquiátrico.

Jake mata vários funcionários para tirar Arthur vivo e o joga em um táxi chique com Khonshu sentado na parte de trás. Khonshu confirma que Jake Lockley é seu Avatar agora e a verdadeira razão pela qual ele queria Marc Spector em primeiro lugar. Jake aparentemente não hesita quando o deus da lua permite que ele mate Arthur Harrow, disparando vários tiros dentro do táxi. Embora os tiros em si ou as consequências não sejam mostrados, certamente parece que a crueldade de Jake Lockley está rapidamente provando ser benéfica para Khonshu na limpeza de pontas soltas.

Imagem: Divulgação.

O Hospital de Cavaleiro da Lua é real?

A cena pós-créditos de Cavaleiro da Lua também pode ser confusa para alguns devido ao ambiente hospitalar. Arthur Harrow sendo um paciente em um hospital psiquiátrico pode levantar suspeitas de que isso também é uma manifestação da vida após a morte egípcia e do plano superior de existência anteriormente apresentado no programa.

No entanto, a estética branca do hospital falso desapareceu aqui. E isso é uma indicação de que o hospital de Cavaleiro da Lua é real neste caso. Jake Lockley levando Arthur Harrow para fora do prédio e vendo uma cidade ao redor deles ilustra ainda mais que isso faz parte do mundo comum. Isso provavelmente significa que Marc Spector e Steven Grant admitiram Harrow no hospital após a conclusão da batalha final do Cavaleiro da Lua. No entanto, Khonshu não estava pronto para deixá-lo tão fácil.

E o futuro?

Agora que o final de Cavaleiro da Lua foi ao ar, é compreensível pensar em como será seu futuro no MCU. A introdução de Jake Lockley como terceiro alter do Cavaleiro da Lua é um grande negócio. Fato que complicará ainda mais o relacionamento de Marc e Steven. Também aponta para outro momento traumático em suas vidas que resultou na criação da identidade de Jake Lockley. Isso pode ser explorado em vários projetos do MCU. Mas a segunda temporada de Moon Knight também parece uma possibilidade muito mais forte de acontecer agora.

Imagem: Divulgação.

O personagem é adequado para a narrativa longa que o Disney + oferece. Além da provocação de Jake Lockley, o futuro do MCU e do Cavaleiro da Lua está em aberto. No entanto, como Marc não está servindo a Khonshu, isso pode significar que provavelmente levará um tempo até que o super-herói cruze com outros personagens e propriedades.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.