Chicago Fire será cancelada? Impacto da greve dos roteiristas

Fãs estão preocupados com o impacto das greves dos roteiristas e atores, com séries como Chicago Fire correndo risco de cancelamento.

Chicago Fire cancelada

O ano de 2023 tem sido um dos mais tumultuados para a indústria do entretenimento, com as greves do WGA (Sindicato de Escritores da América) e da SAG-AFTRA (Sindicato dos Atores de Cinema e Televisão) agora entrando no quinto mês.

A cada mês que a AMPTP (Aliança de Produtores de Cinema e Televisão) continua a ignorar as demandas dos trabalhadores da TV e do cinema, a situação se torna mais crítica. Não apenas a retomada da produção em muitos projetos populares foi suspensa, mas esses projetos também enfrentam um risco progressivo de cancelamento.

Chicago Fire, da NBC, nunca experimentou grandes atrasos que durassem mais de dois meses em seus 11 anos de exibição. Cada nova temporada tradicionalmente estreou no outono americano e terminou em maio.

PUBLICIDADE

Embora a NBC tenha anunciado uma 12ª temporada em abril, à medida que a greve se prolonga, os fãs ficam cada vez mais preocupados de que a emissora possa perder a paciência e simplesmente cancelar esta série principal da franquia One Chicago.

O que a greve de 2007/2008 ensinou?

A greve anterior dos roteiristas ocorreu em novembro de 2007. Muitas redes cancelaram diversos programas populares da época. Por exemplo, eles cancelaram o drama de ficção científica The 4400, e essa decisão não foi revertida, mesmo que a quarta temporada tenha terminado com um gancho.

Leia também: Como Chicago Fire mudou a história das séries de TV

Naquela época, no entanto, houve menos casos desse tipo. Muitas redes adiaram ou lançaram muitos programas com menos episódios do que originalmente encomendaram.

Chicago Fire corre mesmo o risco de cancelamento?

Chicago Fire cancelada
Imagem: Divulgação.

Os fãs percebem que a situação é muito mais grave agora, dado que as greves já duram cinco meses sem perspectiva imediata de uma solução rápida. Isso não apenas significa que as redes terão que reprogramar as séries roteirizadas, mas também aumenta os riscos de cancelamento. Como o Mix de Séries adiantou faz alguns dias, séries previamente renovadas poderão ser canceladas em breve.

Dito isso, provavelmente não devemos nos preocupar muito com o possível cancelamento de Chicago Fire. Isso porque, de todas as séries já renovadas, esta é a que menos corre risco de ter sua renovação revertida.

Sim, é verdade que em 2007 muitas redes cancelaram muitos programas. Mas a NBC provavelmente manterá Chicago Fire com firmeza, pois é um projeto central, em um momento em que a televisão tradicional está rapidamente perdendo relevância, à medida que os consumidores estão migrando cada vez mais para serviços de streaming.

O único risco significativo é que a NBC pode lançar a nova temporada em um formato truncado, com menos episódios. Com tantas tramas e complexidades em andamento, é difícil imaginar como os roteiristas conseguiriam fazê-la.

Mas esperamos que eles tenham melhores condições de trabalho e, além disso, melhor remuneração até lá.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.