Cidade Invisível: os segredos do final da 2ª temporada
O que acontece no final da segunda temporada de Cidade Invisível? Explicamos com detalhes e revelamos os segredos.
O episódio 5 da 2ª temporada de Cidade Invisível marca um final eletrizante, que começa com um flashback. O pai de Castro descobre o talento de Lazo para encontrar ouro e o leva para a floresta.
Ele força o Zaori a conduzir o grupo até uma piscina, onde encontra pedaços de ouro. Segurando um grande pedaço, ele começa a rir incrédulo. O pai de Castro promete voltar com 30 homens e desenterrar tudo, mas Lazo se recusa a ajudá-los e tenta fugir.
Jaciara, por acaso, está assistindo tudo isso das árvores ao longe, e por isso ela abençoa seus dois bebês (Hono e Debora), dando-lhes as Muiraquitas para que o local fique protegido de intrusos e invasores.
Outros flashbacks aparecem quando Debora aparece em sua antiga casa, onde Telma e Daniel apontam que Maira era sua mãe. Anos de trabalho com Castro transformaram Debora em uma mulher amarga e retorcida com a intenção de encontrar Marangatu, não por uma razão espiritual, mas por ganância e ouro. Débora foi levada pelo pai de Castro e, desde então, é criada como filha dele.
Eric encontra Luna?
De volta ao presente em Cidade Invisível, Matinta continua cuidando de Inês e Luna, guiando-as até Marangatu. Eles seguem a coruja rapidamente, mas Eric está no encalço deles, já que ele tem os poderes de Debora agora. Isso, somado às habilidades lupinas de Bento, dá a ele uma força inimaginável e ele começa a se perder.
Leia também: Cidade Invisível: 2ª temporada revolta fãs que xingam Netflix
Na verdade, Eric agarra Bento quando ele aparece e usa os poderes de controle mental de Debora para forçar o menino a dizer aonde Luna e Inês estão indo.
Infelizmente, as tentativas de Lazo de sufocá-lo não adiantam, pois ele assume a habilidade de localizar ouro. Ele segue a trilha até Marangatu, enquanto Inês diz a Luna que ela precisa ir sozinha, prometendo que logo se verão.
De volta à aldeia, Castro aparece à procura de Debora, enquanto Inês faz sua mágica com Eric, dizendo-lhe que não existe “normal” para Luna, até porque seu destino está intrinsecamente ligado a Marangatu. Eric acaba assumindo os poderes de Ines, o que causa um monte de flashbacks.
Qual é o propósito de Luna em Cidade Invisível?
Enquanto Luna estava passando por seu ritual de limpeza no último episódio, as memórias de Gabriela sangram, especificamente a dela entregando o colar que está usando no momento e dizendo a ela que isso a protegerá.
No entanto, chegará um momento em que ela precisará entregar o colar ao seu legítimo dono – e ela saberá quem é.
Também descobrimos a verdade sobre Luna em Cidade Invisível e qual é realmente o seu propósito.
Luna sempre foi destinada a encontrar Marangatu e é a “chave” porque seu destino é retornar como uma entidade guardiã, algo que Inês foi encarregada de ajudar ao trazê-la até lá. Eric, porém, não pode se juntar a ela porque está apodrecendo de dentro para fora.
É um fardo pesado para carregar, mas a floresta precisa de seus protetores, caso contrário, tudo estará perdido.
Inês coloca sua fé em Eric, dizendo a Matinta desafiadoramente (nesta visão) que Eric poderia controlar seus poderes e usar isso como uma força para o bem. Inês se recusa a abandonar Eric, acreditando que ele tem forças para levar isso até o fim.
O que acontece com Inês?
Sem seus poderes, Eric sai dessas visões e percebe que matou Ines inadvertidamente. Ele observa enquanto ela envelhece em seus braços, chocado e lutando para conter as lágrimas. Quando Eric finalmente alcança Luna, ele pede desculpas pelo que fez e decide abraçar o destino de Luna, entendendo que eles precisam chegar a Marangatu.
Leia também: Outlander: 7ª temporada tem data de estreia com triste notícia
De volta à aldeia, Debora abraçou suas origens e seus antepassados, decidindo afinal abraçar suas raízes indígenas. Ela se volta contra Castro e os outros caçadores, apontando que ele (e seu pai por extensão) mentiu para ela e a manipulou todo esse tempo.
Antes que as coisas saiam do controle, Matinta mostra e distrai Castro o suficiente para Debora pular na floresta e se esconder.
Lazo também chega ao povoado e decide ajudar Danilo e Castro a chegarem ao povoado. Bento também está lá, mas sabe que essa busca é inútil, pois Lazo não tem mais seus poderes.
Eric se sacrifica?
De volta com Eric, ele e Luna chegam à piscina onde ele foi acordado pela primeira vez todos aqueles episódios atrás. Enquanto o canto de Telma se espalha, Luna deixa Eric ir e ele decide se sacrificar voluntariamente pelo bem maior.
Jaciara também aparece, chamando Eric para passar. Ao fazer isso, Luna mergulha a cabeça na água e percebe seus pais juntos, de mãos dadas e simbolizando que eles passaram deste mundo para o outro.
Isso é o que deveria acontecer todo esse tempo e, como resultado, todos os poderes retornam aos seus legítimos proprietários. Bento vira o menino lobo e acaba com os caçadores, Lazo volta a sentir o ouro e Debora tem seus poderes de cobra.
A última, porém, decide usar seus poderes para o bem e leva o caçador atrás dela. Danilo também é morto, enquanto Castro foge.
Ademais, Luna devolve o colar que foi destinado a Debora por direito, entendendo que ela é a verdadeira guardiã da floresta, que agora abraçou suas raízes e é uma delas, uma ação que presumivelmente perdoa todas as suas travessuras vilãs durante toda a temporada.
Como termina a segunda temporada de Cidade Invisível?
Em seguida, avançamos no tempo em Cidade Invisível. Telma presta depoimento em tribunal sobre como a família Castro precisa reparar o que fizeram à floresta tropical, mencionando como eles merecem uma sentença digna de anos de destruição, dor e sofrimento.
Depois de entregar todas as evidências sobre a mineração ilegal e a destruição da natureza, sem falar na formação de uma organização criminosa e na contaminação da água, Castro é considerado culpado e preso. Ele promete sair em duas semanas quando for levado embora, mas em sua cela uma cobra sai de debaixo da cama.
Será que teremos a oportunidade de acompanhar mais dessas histórias? O que resta aos fãs agora é torcer!