Cinquentão, ator de S.W.A.T. se diz no “auge da forma física”
Ator que faz o Deacon de S.W.A.T. já passou dos cinquenta anos, mas acredita estar no auge da forma física, disse ele em entrevista.
No set do drama policial da CBS, S.W.A.T., há um trailer que ocasionalmente aparece na tela como uma unidade de comando móvel. Mas você não encontrará tecnologia de combate ao crime dentro. Em vez disso, ele é abastecido com um estoque de equipamentos de ginástica.
É também onde basicamente o membro do elenco, Jay Harrington, fica entre uma filmagem ou outra.
“A S.W.A.T. da polícia de Los Angeles é o nível mais alto das operações policiais, e esses caras não brincam”, disse Harrington ao Men’s Journal.
O ator interpreta o Sargento II David ‘Deacon’ Kay, um veterano de 10 anos da S.W.A.T. e membro sênior da unidade de “última defesa” que o programa retrata.
O papel é complicado, dando um vislumbre da tenacidade física, emocional e mental necessária para vestir um colete à prova de balas todos os dias enquanto sua família se preocupa em casa. E essa tenacidade precisa também vir por trás de câmeras, segundo o ator de 51 anos.
Cinquentão, ator de S.W.A.T. se diz no auge
Antes do início da série, o elenco foi submetido a um bootcamp de manobras policiais em profundidade. Como você pode imaginar, o melhor educador era a experiência bruta.
“Coloquei o equipamento tático, peguei a arma principal e fiquei chocado com o peso de tudo”, diz Harrington. O fardo tornou-se mais evidente quando se passou horas no set, e passar pela ação intensa da série começou a cobrar seu preço – especialmente considerando que hoje ele tem 51.
Leia também: 6×19 de S.W.A.T. pode trazer grandes mudanças
Embora os corpos não se recuperam como nos seus 20 e 30 anos, Harrington destacou que ainda se considera no auge.
Enquanto ele estava se preparando para a mais recente temporada, ele decidiu pedir uma ajudinha para ficar ainda mais em forma, fazendo o ator se sentir “mais forte do que nunca”, ganhando uma dimensão corporal ainda mais notável do que nas temporadas anteriores.
Os benefícios vão além da estética, com Harrington movendo-se com mais suavidade nas sequências de invasão, lideradas pelo especialista em polícia Otis Gallop, um veterano de verdade da S.W.A.T. de San Diego.
“É importante para nós contar essas histórias corretamente, e o Otis garante que o façamos”, diz Harrington. “Sem mencionar que ele também é uma fera. Tenho o maior respeito por esses caras e quero fazer justiça a eles.”
Como o ator de S.W.A.T. treina para as cenas de ação?
Mas, para chegar aos 52 anos, se considerar no auge e fazer cenas de ação todos os dias no trabalho, é preciso preparo. Afinal, é um trabalho pesado.
Para isso, o treinador de Jay Harrington projetou um programa “pull-pull” com o objetivo de aumentar a força e aumentar o tamanho sem deixar Harrington muito volumoso. Neste treino, principalmente, você treina todos os músculos que puxam, ou seja, costas, bíceps e deltoides posteriores.
Leia também: S.W.A.T. pode ter resposta que fãs querem da 7ª temporada
O primeiro movimento do treinador foi concentrar na forma do ator e adicionar variações nos exercícios clássicos. Dado que Harrington já passa muito tempo em pé durante as filmagens, eles se concentraram mais no núcleo do que nas pernas.
Além disso, uma das atividades ao ar livre favoritas do ator é correr sob o sol de Santa Monica. “Gosto de suar ao ar livre o máximo que posso”, diz ele. “Atualmente, descobri que é uma rotina importante para minha saúde mental bem como física.”
Portanto, se você está procurando uma rodada de exercícios e pretende ficar como o astro de S.W.A.T., comece correndo na calçada ou encontre algumas escadas.
Harington, além disso, celebrou as seis temporadas que S.W.A.T. esteve no ar, e destacou que está grato por ter chegado neste papel em específico por um bom tempo.
“Tenho orgulho das coisas que fiz que duraram pouco porque eram boas, só que não foram assistidas. O fato [de S.W.A.T. alcançar seis temporadas] não muda meu pensamento. Eu ainda opero sob a ideia de que isso pode desaparecer a qualquer momento. E quando isso acabar, voltarei a fazer testes em uma sala tentando conseguir um emprego. Eu tenho essa perspectiva.
Então, estou deixando correr como está, mas, sim, haverá um momento em que as pessoas não estarão lá para me trazer água se eu precisar, ou rir das minhas piadas porque não precisam. Mas sou grato por S.W.A.T.”, destacou a estrela.
No Brasil, S.W.A.T. está disponível no Globoplay.