Clickbait é a série do momento na Netflix e vale a pena | Crítica

Nova série da Netflix prende espectador do início ao fim.

Clickbait crítica Netflix
Imagem: Divulgação.

Clickbait chegou na Netflix nesta última semana e rapidamente tornou-se a série do momento na plataforma de streaming. E com razão. Com apenas oito episódios – ela é uma minissérie – Clickbait conseguiu fazer o que muitas séries com várias temporadas nunca alcançaram: coesão do início ao fim.

Continua após publicidade

Embora Clickbait deixe cllaro, desde o início, qual é a proposta da série, ela prende o espectador de uma forma que é impossível não começar o próximo episódio a seguir. Então, quando menos se espera, você já está preso na trama e quase acabando a história.

Continua após a publicidade

Sequestro dá o ponta pé inicial de Clickbait

Na trama, conhecemos a família de Nick, que aparentemente é como qualquer outra. Ele comemora o aniversário de sua mãe com um jantar, e nele presenciamos uma briga comum entre irmãos. Essa é a oportunidade perfeita para conhecermos Pia, irmã de Nick, e que se torna peça chave na trama.

Continua após publicidade

Logo depois, vamos conhecendo mais dos conflitos até que tudo muda: Nick é sequestrado e está sob cativeiro. Um vídeo viral com ele segurando placas comprometedoras é divulgado, e de acordo com as instruções, quando vídeo chegar a 5 milhões de visualizações, Nick morre.

Leia também: Eis o final de Clickbait explicado e com spoilers

A partir disso, começa uma corrida contra o tempo para salvar o rapaz, mas engana-se quem pensa que Clickbait é uma série de ação. Na verdade, a série pode-se encaixar bem mais em um suspense psicológico, por absorver e tratar em várias camadas os conflitos e problemas de cada um dos seus personagens.

Continua após publicidade
Clickbait Netflix
Imagem: Divulgação.

História surpreende

Em Clickbait, nada é o que parece. E esse talvez seja o ponto mais interessante. Ao final do primeiro episódio, as esperanças crescem, mas é no segundo que reviravoltas acontecem. Chocantes, eu diria.

Mas indo além dos plots inesperados, é através de cada um dos personagens que a série resolve avançar sua história. A cada novo episódio, vemos a história sob perspectiva de uma pessoa envolvida nela. Mas não ficamos parado no tempo. Clickbait segue avançando e montando o quebra-cabeça complexo sobre o sequestro de Nick.

Entre as personagens que possuem ótimas tramas, todas conectadas à história principal, temos a esposa Sophie, o inspetor Roshan Amiri e até mesmo o repórter Ben – naquele que é o mais controverso dos episódios da temporada.

Leia também: Clickbait tem chances de ganhar 2ª temporada

À medida que os personagens vão se mostrando, podemos aos poucos juntar as perguntas sobre como sequestraram Nick, ou o motivo que levou isso a acontecer. Ainda, seria Nick inocente das acusações que lhe são dirigidas? Tudo é muito intrigante, e já adianto: você não vai obter respostas concretas até os últimos instantes de Clickbait.

Parte dessa tensão é adquirida pela ótima atuação do elenco. Eles fazem uma imersão no papel que acreditamos fielmente que eles estão passando por todo aquele desespero. Bem como, pelas decepções em descobrir certas verdades sobre aqueles que pensávamos ser correto ou justo.

Imagem: Divulgação.

Crítica social na história

Em um roteiro extremamente coeso e que faz a trama fluir naturalmente, Clickbait insere tons de crítica à sociedade. Seja os que navegam na internet incessantemente, tornando o mundo virtual mais real do que tudo. Ou ainda, o fato de que as pessoas não se importaram tanto com a possibilidade de Nick morrer, diante das instruções de viralização do vídeo.

Mas a resposta mais importante que o espectador pode tirar de Clickbait, é que não devemos confiar em qualquer pessoa. E até aqueles que mais confiamos pode, um dia, nos trair. É chocante, mas é a realidade. E talvez por abordar a verdade nua e cria, Clickbait merece uma atenção especial.

E por ter um final amarrado, colocando um ponto final naquilo que se propõe lá no primeiro episódio, Clickbait merece aplausos e sua atenção. Sem dúvidas, ela é a série do momento da Netflix. E por ótimas razões. Vale a maratona, que vai te instigar a discutir a história da série com seus amigos. Pois acredite, você vai querer discutir.

Todos os oito episódios estão disponíveis na Netflix.

Nota: 4.5/5

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.