Com um toque de Sherlock Holmes, Assassinato no Expresso do Oriente supera expectativas

Imagem: IMDB (Divulgação)

Um dos filmes mais esperados do ano finalmente chegou às telinhas conseguindo superar todas as expectativas. Para quem curte um excelente suspense e uma ótima tramao que te prende do começo ao fim, a história inspirada no livro de Agatha Christie é um belo presente.

Desde que eu soube que o livro viraria filme, fiquei receosa de como a história iria se passar, pois sabemos muito bem que são poucas as vezes em que o filme consegue superar o livro. Isso não acontece na versão cinematográfica: o suspense ainda continua e eu me sentia dentro do livro. Com certeza, foi uma ótima adaptação, embora o original seja impecável.

O detetive Hercule Poirot lembra muito o detetive britânico Sherlock Holmes e não há dúvida de que Kenneth Branagh (diretor e intérprete do detetive) usou e abusou das semelhanças entre Poirot e Holmes para interpretar o personagem. Realmente, ele é a grande revelação do filme e rouba as cenas diante de atores consagrados como Michelle Pfeiffer, Judi Dench e Johnny Depp. A adaptação de Christie é repleta de reviravoltas e muitos mistérios. Com um elenco de peso, os telespectadores são guiados a descobrir quem matou o gangster Edward Ratchett (Depp) de uma forma única e acabamos entrando na loucura da mente do detetive Poirot.

O fato da história se passar praticamente dentro de um trem de luxo em que todos os passageiros e empregados são suspeitos, ajuda a construiri um novo paradigma para o cinema norte americano, que está atuando na modinha de super heróis e mega produções com tecnologia de ponta. A história é bem simples, e lembra muito o jogo Detetive: um clássico que nunca sai de moda.

Desta forma, o filme é bastante produtivo, levando aos telespectadores a se sentirem um detetive ao passo em que o mistério da morte de Ratchett fica cada vez mais distante da nossa realidade. Ao final do filme, você precisa saber se foi esperto o suficiente para sacar as pistas e identificar o culpado.

Assassinato do Expresso Oriente é um filme indicado para todos: inclusive para aqueles que não leram a obra de Christie. Se você curte um ótimo suspense policial e adora personagens com humor negro, esse filme é super indicado para você.

Com um roteiro bastante amarrado e um elenco estrelar, o filme consegue levar o público a viagem mais complexa que Poirot passou, entretanto, o filme falha ao responder algumas perguntas bobas do tipo: como todos conseguiram executar o plano sem que Poirot percebesse?

Mas nada tira o mérito da história e do roteiro impecável apresentado, tendo a força de criar, inclusive, uma nova fórmula hollywoodiana. Prontos para embarcar neste trem?

Avatar

Gabriella Siggia

Quem eu sou? Eu sou uma em um milhão: escritora nas horas vagas, seriadora de coração, cinemática de plantão e amante da literatura. Divertida, alto astral e bastante bem humorada. Só não achei ainda minha outra pessoa. Ah, música faz parte da minha vida.

No comments

Add yours