Como a chegada da HBO Go irá agitar o mercado das séries de TV no Brasil

Imagem: Jumpshot/Release.

Essa semana, fomos pegos de surpresa pela chegada da HBO Go independente da TV a cabo no Brasil. Surpresos, de certa forma. Claro que a plataforma já vinha anunciando que esse movimento aconteceria, mas honestamente estava esperando algo para 2018.

A antecipação, e talvez correria, para que isso acontecesse é questionável. Mas, sem dúvidas, irá mexer com o mercado de séries de TV no Brasil.

Atualmente, ainda existe um certo nicho que acompanha tal produto pela TV. Mas observa-se que essas pessoas estão cada vez mais perdendo espaço para a plataforma de streaming. Hoje, reservar um horário para assistir uma série de TV é artigo de luxo. Honestamente, vejo isso acontecer muito pouco. Talvez com The Walking Dead, que passa simultaneamente aqui no Brasil, mas que não chegava nem perto da força de Game of Thrones – o único evento que ainda consegue reunir muita gente na frente da TV.

E aí vem um questionamento: a HBO Go tiraria a força da TV a cabo no Brasil, quando a última temporada de GoT estrear? Lembra de todos aqueles problemas que a plataforma enfrentou na exibição da sétima temporada? Ela praticamente caiu em todos os episódios. Isso era um sinal de instabilidade, e até mesmo de despreparo. Porém, isso também era um sinal de que muita gente estava desposta a assistir a série pela plataforma, mostrando que há um grande volume de usuários que querem consumir a plataforma de streaming.

A chegada da HBO Go, certamente, irá agitar o mercado no Brasil. Dominado ainda pela Netflix, que talvez seja a plataforma global com mais força no ramo, o cenário viu-se com uma pequena reviravolta quando o Amazon Prime chegou por aqui. Até fizemos uma matéria com nossas impressões sobre a plataforma. Mas, honestamente, do que experimentamos, não vimos uma força para tirar o reinado da Netflix. Porém, com a HBO Go esse tal de cenário é, definitivamente, outro.

Não só por possuir a série mais aclamada, comentada, assistida (ou qualquer outra coisa que possa imaginar), a HBO Go possui um rico e intenso catálogo de séries e filmes. São muitos shows premiados ao longo dos anos que, certamente, muitos fãs gostariam de ter acesso. Lembra daquela lista que fizemos no ano passado, de 101 séries para se ver antes de morrer? Pois é, muitas delas estarão disponíveis para o brasileiro agora, de forma avulsa. The Wire, The Sopranos, Six Feet Under… Séries consagradas e de qualidade.

O que isso significa? Que muitos fãs de series de TV, que se dedicavam 100% a consumir produtos disponíveis no catálogo da Netflix irão, agora, poder dividir esse tempo e consumir também da HBO Go. Como o mercado brasileiro é forte para a Netflix, isso poderá forçar a plataforma a tomar caminhos distintos do que ela poderia estar programando. Seja de preço, produção de conteúdo ou, até mesmo, de rapidez em disponibilizar determinados títulos.

Resultado de imagem para HBO GO Netflix

Imagem: Diario Uno/Release

Lá fora, a HBO Go já funciona à todo vapor. E apesar do serviço de streaming não produzir conteúdo original – ele pega, obviamente, a imensidão de programas da HBO; a sua presença força, constantemente, outros serviços a correrem atrás do prejuízo.

Afinal, porque você acha que a Netflix produz tanto, lançando tantas séries em tão pouco tempo? Chama-se: necessidade de manter a atenção do cliente naquela plataforma.

A praticidade da Netflix (e aí entra a qualidade e, principalmente, o preço) pelo menos aqui no Brasil, ainda irá imperar. Acho muito difícil que o público, neste momento, cancele uma conta na Netflix para assinar a HBO Go. Mas, eu aposto minhas fichas que muitos usuários irão testar os dois serviços de forma simultânea. Quem sabe, até 2019 – quando provavelmente a última temporada de Game of Thrones estrear, nós poderemos observar uma nova forma de assistir a esta série? Sem precisar ficar esperando dar 22h de domingo? Tudo pode acontecer…

Ao final dessa corrida, iremos ver quem irá se sair melhor. Se uma, outra, ou o cliente.

Estou disposto a assistir essa batalha de camarote, e vocês?

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

No comments

Add yours