Como Manifest pode continuar além da 4ª temporada

Manifest encerrou sua história, mas isso significa que uma continuação é impossível? Eis o que seria um spin-off e como o final o configura.

Manifest 4 temporada spin-off
Imagem: Divulgação.

Manifest acabou, mas seu episódio final criou potencial para um spin-off. Com todos os mistérios levantados pelos desaparecimentos do voo 828 e os muitos desenvolvimentos que se seguiram, amarrar as pontas soltas foi uma tarefa difícil para a temporada final.

No final, Manifest conseguiu fornecer soluções para suas maiores histórias, mas isso por si só não significa que uma continuação seria inútil.

Embora Manifest finalmente tenha tido duas temporadas a menos do que o plano de seis temporadas que o criador Jeff Rake tinha para a série, a série conseguiu contar a história completa dos passageiros do voo 828.

PUBLICIDADE

Eles descobriram quem foi o responsável pelo desaparecimento do voo 828, por que aconteceu, quais foram os chamados e, talvez o mais importante, o fato de conseguirem impedir a Data da Morte.

Ao evitar um apocalipse vulcânico e reiniciar a linha do tempo, os passageiros puderam sair do aeroporto em 2013, como se nada tivesse acontecido. Ao seguir esse curso, Manifest conseguiu oferecer finais satisfatórios para a grande maioria de seus personagens.

O final de Manifest sugere o que um spin-off implicaria

Manifest 4 temporada spin-off
Imagem: Divulgação.

Curiosamente, um aspecto do final de Manifest permite que sua história seja revisitada. Nos minutos finais, Vance apareceu no aeroporto, sabendo dos 11 passageiros desaparecidos que não saíram do avião.

Leia também: Manifest: 4ª temporada matou personagem e fãs não viram

Em uma cena deletada, Vance discutiu com Amuta, insistindo em entrar na cabine. Quando a porta se abriu, o capitão Daly se desintegrou diante de seus olhos. Amuta provavelmente viu isso pelo que era: uma consequência trágica de um passageiro que não passou pelo julgamento de Deus na data da morte.

Mas, para Vance e todos os outros, essa foi uma visão chocante e que com certeza iniciará uma grande investigação do governo. O interesse do governo nas misteriosas circunstâncias em torno do retorno do voo 828 é a única provocação do final de que mais histórias se seguirão.

Presumivelmente, porém, todas essas investigações acontecerão fora da tela. Mas, se um spin-off acontecesse, poderia explorar o que Vance desenterra, suas interações com alguns dos passageiros e possivelmente levar a respostas sobre os mistérios remanescentes do programa, ou seja, o destino de Al-Zuras e sua conexão com a consciência divina.

O ator de Ben, Josh Dallas, expressou apoio às investigações de Vance sendo o foco de um spin-off de Manifest.

Um spin-off de Manifest acontecerá?

Os envolvidos na série expressaram sua vontade de retornar, se o final de Manifest contar com um spin-off ou a uma série sequencial. Isso, combinado com a configuração do final da série, permite pelo menos algum grau de esperança para mais histórias.

Se mistérios adicionais pudessem ser incorporados, Manifest poderia ter o projeto necessário para um spin-off funcionar. No entanto, a continuação de Manifest ainda parece um tiro no escuro. Quando a Netflix reviveu o programa, sua intenção era encerrar a história com uma temporada superdimensionada.

Por esse motivo, provavelmente exigiria números massivos de audiência e uma alta demanda por mais, para que o serviço de streaming possa trazê-lo de volta de qualquer forma.

Agora, parece improvável que isso vá acontecer.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.