Como o 11 de setembro afetou as séries e filmes em 2001?

11 de setembro séries

O impacto do 11 de setembro nas séries e filmes

O 11 de setembro foi um dos piores ataques terroristas da história americana, e várias séries de TV (assim como filmes) foram editados após a tragédia.

De longas importantes como “Men in Black II” e “Armageddon” a séries de sucesso como “The Sopranos“, “Friends” e “Law & Order: SVU“, os produtores precisaram alterara certos projetos para serem mais apropriados após os ataques e, em alguns casos, até mesmo removeram imagens ou referências ao World Trade Center. Confira abaixo como que o mundo do entretenimento reagiu aos ataques que, em 2020, completam 19 anos.

Séries como SVU e The Sopranos removeram o World Trade Center de suas aberturas

Grandes séries de TV que se passavam em Nova York como “The Sopranos”, “Law & Order: SVU”, “Friends” e “Sex and the City” editaram seus créditos de abertura após a tragédia. Todas as três séries apresentavam fotos do World Trade Center em seus créditos de abertura, que foram posteriormente removidas.

Game of Thrones séries mais venceram o Emmy

Sopranos precisou alterar abertura. Imagem: Divulgação.

Continua após a publicidade

“Law & Order: SVU” incluiu até uma homenagem narrada às vítimas do 11 de setembro na temporada seguinte aos ataques.

Confira a abertura de SVU, ainda com o frame do World Trade Center, logo na primeira imagem.

Friends removeu toda uma cena em um aeroporto

Um episódio de “Friends” foi fortemente editado após o 11 de setembro para remover piadas sobre bombas em aviões e explosivos. O episódio, que foi ao ar em 11 de outubro de 2001, apresentava originalmente Chandler e Monica viajando em lua de mel, apenas para serem detidos no aeroporto depois que Chandler fez uma piada sobre uma bomba em um avião. Depois de algumas reformulações, o episódio apresentou Chandler e Monica sendo ofuscados por outro casal em cada etapa de sua viagem.

This 'Friends' Scene Was Pulled After 9/11, But You Can Watch It Now - MTV

Cena de Chandler e Monica na oitava temporada precisou ser alterada. Imagem: Divulgação.

Episódio de The Simpsons que se passava no World Trade Center foi removido de reprises

Um episódio de 1997 da comédia animada apresentou Homer e o resto da família Simpson visitando Nova York. Além disso, tal episódio incluiu várias cenas importantes no World Trade Center. Após o 11 de setembro, porém, o episódio foi removido da distribuição, embora eventualmente tenha voltado a ir ao ar. O episódio também levou a várias teorias da conspiração devido a uma cena em que Lisa mostra um folheto que parece dizer “11 de setembro” nele.

After the fall: How TV and film coped with the loss of the Twin Towers image

Homer no World Trade Center. Imagem: Divulgação.

Cena do Homem Aranha prendendo bandidos no World Trade Center foi removida do trailer – e do filme

O trailer original de “Homem-Aranha” (2002) apresentava uma cena em que Peter Parker (interpretado por Tobey Maguire) interrompe um assalto a banco prendendo os supostos ladrões em uma teia de aranha gigante. Porém, essa teia se estendia entre as torres gêmeas. Mesmo que o filme tenha sido lançado no verão após o 11 de setembro, o diretor Sam Raimi disse ao New York Times que deixar a cena no filme final seria “insondável“. Portanto, ela acabou sendo removida da versão final do longa.

“Não pensamos que era nosso direito, no meio do verão após este terrível massacre, mostrar uma cena de tanta dor para tantos”, disse Raimi. Portanto, confira o vídeo abaixo com a cena.

Em “Spy Game”, de 2001, os cineastas editaram uma cena em que uma nuvem de fumaça sobe sobre um prédio bombardeado.

Os cineastas temeram que a cena lembrasse os ataques ao World Trade Center e, subsequentemente, reduziram as plumas de fumaça em um esforço para serem mais sensíveis aos que perderam entes queridos na tragédia.

Cenas do incêndio do World Trade Center foram retiradas da versão transmitida para a TV de “Armagedom” após o 11 de setembro.

Uma das partes mais dramáticas do filme “Armagedom” de 1998 mostra a maior parte da cidade de Nova York sendo destruída por meteoros. E isso inclui marcos como o Chrysler Building bem como o Grand Central Station. O World Trade Center, além disso, também foi pego na destruição fictícia, e um frame até mostrou as torres com fumaças. Após os ataques de 11 de setembro, essa cena foi removida da versão do filme exibida na TV.

Pin on WTC Before 9/11

Frame do World Trade Center no filme Armageddon, de 1998. Imagem: Divulgação

O clímax de MIB 2 se passava no World Trade Center e precisou ser refilmado

Durante o final do segundo filme “Homens de Preto”, os Agentes K e J lutam contra alienígenas no horizonte de Nova York. No entanto, o World Trade Center aparecia com destaque no corte original, mas após o 11 de setembro, os cineastas decidiram incluir cenas na Estátua da Liberdade.

 

Continuem acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitterFacebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.

 

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

No comments

Add yours