Conheça Harlan Coben, o novo queridinho da Netflix

Harlan Coben, o mestre das noites em claro

Os assinantes da Netflix podem reparar que desde 2018 o serviço de streaming tem produzido minisséries baseadas em obras do autor Harlan Coben. Mas afinal de contas quem é ele? Bem, como grande fã do autor, decidi fazer essa matéria aqui no Mix de Séries para falar um pouco sobre suas obras e apresentá-lo para os que não estão familiarizados com seus trabalhos.

Conhecendo o autor

Harlan Coben tem 58 anos, é de Newark, Estados Unidos. O autor já vendeu mais de 70 milhões de cópias de seus romances no mundo inteiro com tradução para 43 idiomas. Coben começou a escrever no último ano de sua faculdade. Ele é responsável pelas séries literárias de Myron Bolitar e Mickey Bolitar, além de diversos romances independentes. Resumindo, o autor possui 32 livros publicados. Assim, Harlan Coben é um dos melhores autores de romance policial da atualidade.

O autor é conhecido como “o mestre das noites em claro” por apresentar histórias intrigantes e viciantes. Com assuntos mal resolvidos do passado, desaparecimentos, homicídios entre outros temas. Seus mistérios deixam o leitor atento e ansioso por mais, e Coben tem a habilidade de prender o leitor na primeira página só para chocá-lo e surpreendê-lo na última. Não espere pela conclusão até o último parágrafo, porque tudo pode mudar. Igualmente, seus livros trazem enredos complexos, personagens cheios de camadas e muitas reviravoltas, entregando sempre um final surpreendente. 

Portanto, Harlan Coben foi o primeiro escritor a ganhar três grandes prêmios literários nos Estados Unidos. Edgar Award, Shamus Award e Anthony Award. Seu primeiro livro Play Dead foi publicado em 1990. Seu livro mais recente, The Boy from the Woods, ainda é inédito aqui no Brasil. Não conte a Ninguém (2001) se tornou um best-seller, e é um dos meus favoritos. Confie em Mim (2008) se tornou seu primeiro livro a estrear em 1° lugar na lista do New York Times Best Seller. 

Continua após a publicidade

Alguns livros do autor lançados no Brasil pela editora Arqueiro.

Adaptações de Coben para Netflix

Assim como Shonda Rhimes e Ryan Murphy, Harlan Coben se juntou ao time da Netflix com contrato para adaptar 14 de seus livros publicados, além de futuras obras. Em todas as produções Coben atuará como produtor executivo. Abaixo estão as séries que já foram lançadas no serviço de streaming e os próximos lançamentos.

Safe – não é baseada em nenhum livro (2018)

Uma minissérie britânica em oito episódios. Depois que sua filha adolescente desaparece, um cirurgião viúvo parte para uma investigação e começa a descobrir segredos sombrios das pessoas mais próximas a ele.

Não fale com estranhos (The Stranger) – baseado no livro homônimo (2020)

Uma minissérie britânica em oito episódios. Adam Price, que parece ter a vida perfeita – dois filhos e um casamento estável, até que uma estranha se aproxima dele em um bar e revela um segredo chocante sobre Corinne, sua esposa.

Silêncio na Floresta (The Woods) – baseado no livro homônimo (2020)

Uma minissérie polonesa em seis episódios. Contada em duas linhas temporais, um promotor de justiça renova as esperanças de que sua irmã, desaparecida há 25 anos, possa estar viva depois que encontram evidências em uma vítima de homicídio. 

The Five – não é baseado em nenhum livro (2016)

Uma minissérie britânica em dez episódios. Jesse, um garoto de cinco anos desaparece. Vinte anos depois, seu DNA é encontrado em uma cena de crime. Enquanto isso, uma intrincada teia de provações e tribulações começa a se desenrolar quando quatro amigos de infância se reúnem na esperança de encontrar Jesse vivo. Não é uma série original Netflix, mas está disponível no catálogo americano.

Futuras adaptações para Netflix

El Inocente (O Inocente), baseada no livro homônimo, uma minissérie original Netflix (2020)

Aura Garrido, Mario Casas e Alexandra Jiménez estão no elenco da série espanhola El Inocente.

Mais uma produção da Espanha para Netflix, a minissérie é escrita e dirigida por Oriol Paulo (Um Contratempo). No elenco, Mario Casas (Um Contratempo), Aura Garrido (El Ministerio del Tiempo) e Alexandra Jiménez (Toc Toc). As filmagens começaram no dia 22 de novembro do ano passado. A produção terá oito episódios.

Sinopse: Uma noite, nove anos atrás, Mateo inocentemente se envolveu em uma briga e acabou se tornando um assassino. Agora ele é um ex-presidiário que não aceita nada como garantido. Sua esposa, Olivia, está grávida e os dois estão prestes a conquistar a casa dos seus sonhos. Mas uma ligação chocante e inexplicável do celular de Olivia destrói a vida de Mateo pela segunda vez.

Seis Anos Depois (Six Years) – baseado no livro homônimo, um filme original Netflix (2020)

David Ayer irá produzir filme original Netflix baseado na obra de Harlan Coben, Seis Anos Depois.

O filme anteriormente esteve em desenvolvimento com o estúdio Paramount Pictures em 2013, com Jonathan Stokes adaptando o roteiro e Hugh Jackman no papel principal, no entanto a produção foi abandonada. No dia 9 de março deste ano foi divulgado no site Patreon que o livro é uma das adaptações de Coben em desenvolvimento pela Netflix. O filme será escrito, dirigido e produzido por David Ayer (Bright). Ainda não há previsão de lançamento.

Sinopse: Jake Fisher viu o amor de sua vida, Natalie, se casar com outro homem. Seis anos depois, ele encontra o obituário do outro homem. Igualmente, ele resolve ir ao funeral esperando ver Natalie. Mas a viúva de luto é outra mulher. Jake logo descobre que o casamento não passou de uma farsa. Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada. 

Harlan Coben também faz sucesso na França

Ne le dis à personne – Não conte a ninguém (Tell No One) – baseado no livro homônimo (2006)

Vencedor de quatro categorias no César Awards de 2007, o Oscar francês, no filme, o pediatra Dr. Alexandre Beck (François Cluzet) sente falta de sua amada esposa Margot Beck (Marie-Josée Croze), que foi brutalmente assassinada há oito anos quando era o principal suspeito. Quando dois corpos são encontrados perto de onde o cadáver de Margot foi despejado, a polícia reabre o caso e Alex se torna suspeito novamente. Além disso, o mistério aumenta quando Alex recebe um e-mail mostrando Margot mais velha e viva.

Une chance de trop – Não há segunda chance (No second chance) – baseada no livro homônimo (2015)

Minissérie em seis episódios. Uma médica sofre um atentado no qual seu marido é assassinado e sua filha sequestrada. Em face da inércia da polícia que a considera suspeita de ter armado tudo para receber um resgate de um milhão de euros, ela vai à procura de sua filha com a ajuda de um policial veterano que foi sua paixão décadas atrás. Disponível apenas na Netflix e no Prime Vídeo para aluguel nos EUA. No Brasil a série foi lançada no Globosat Play em 2017 com o nome “Sem Retorno”, mas já foi removida.

Just un regard – Apenas um olhar (Just One Look) – baseada no livro homônimo (2017)

Minissérie em seis episódios. Eva Beaufils olha apenas uma foto antiga e vira seu mundo inteiro de cabeça para baixo. De repente, seu marido Bastien desaparece. Portanto, Eva só tem uma coisa em mente, encontrá-lo a todo custo. Mesmo que desperte velhas feridas, Eva sabe que essa é a única busca que pode lhe dar a resposta – o amor pode superar a desconfiança? 

E aí, ficaram animados em conhecer o trabalho do autor Harlan Coben? Estão gostando das adaptações da Netflix? Deixem nos comentários e continuem acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries

  • Além disso, sigam nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixem também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fiquem por dentro de todas as matérias do nosso site.

 

Yuri Alves

Yuri Alves

Bacharel em Direito, fascinado pelo universo dos heróis e um viciado por séries e filmes. Um escritor a procura do meu espaço. Amante dos livros e da boa música. Adoro realitys. A série da minha vida , The OC. No Mix, sou responsável pelos textos de algumas séries como, Blindspot , Ozark, La Casa de Papel entre outras. Quando não estou no cinema ou maratonando uma série estou me aventurando na cozinha.

No comments

Add yours