Coração Marcado na Netflix é uma história real? Eis a verdade

Afinal, a história de Coração Marcado na Netflix é real?

Coração Marcado
Continua após publicidade

A nova série de suspense em espanhol da Netflix, Coração Marcado, também conhecida como Pálpito, pode compartilhar algumas características com qualquer outra série de crime. Mas seu assunto sombrio a diferencia de qualquer outra coisa que você verá no serviço de streaming neste momento.

Continua após publicidade

Coração Marcado mergulha no mundo sombrio e rumores de comércio ilegal de órgãos humanos e o desespero que leva as pessoas a procurá-lo.

A história se concentra em Simón (Michel Brown), um homem cuja esposa, Valeria, sofre um sequestro e morre para que seu coração possa ser transplantado para Camila (Ana Lucía Domínguez). Essa, a nova esposa de um milionário que está disposto fazer qualquer coisa para salvar a mulher que ele ama.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Buscando vingança pela morte de sua esposa, um enfurecido Simón mergulha no mundo sombrio e perigoso dos órgãos do mercado negro. Camila, questionando como ela recebeu um transplante quando estava bem abaixo na lista de receptores, começa a investigar a origem de seu novo coração. E isso a assusta. Quando os dois se encontram, um amor improvável, mas poderoso, começa a se formar entre eles.

Coração Marcado
Imagem: Divulgação.

Coração Marcado é uma história real?

Coração Marcado é uma criação, escrita pelo autor, ator e roteirista colombiano Leonardo Padrón. E a série tem base em sua própria ideia original e não em um incidente da vida real. A série se passa na Colômbia, local de origem de Padrón. Além disso. vários marcos de Bogotá são apresentados com destaque ao longo da série, incluindo a Quinta de Bolívar, o jardim botânico José Celestino Mutis, bem como o Museu Maloka e o Planetário de Bogotá.

Continua após publicidade

Leia também: Coração Marcado, vale assistir a série “tipo novela” na Netflix?

No entanto, embora a série seja de fato uma trama original, o comércio de órgãos, às vezes conhecido como “Mercado Vermelho”, existe. É ilegal vender órgãos humanos em todos os lugares, exceto no Irã, mas há uma constante escassez de órgãos necessários para transplante. A escassez de recursos disponíveis e o desespero daqueles que procuram salvar a própria vida ou a vida de seus entes queridos muitas vezes leva os indivíduos a tomar medidas drásticas.

Continua após publicidade

A maior parte do comércio ilegal envolve tirar vantagem de pessoas que vivem na pobreza, sendo encorajadas ou ameaçadas a vender seus próprios órgãos. Mas sequestros de “doadores” relutantes também não são incomuns. Embora talvez não tão comuns quanto a lenda urbana que faz as pessoas acreditarem. De acordo com um artigo da MagellanTV, os fatores econômicos negativos tem muita influência no chamado “Turismo de Transplantes”. Esses, portanto, são de longe os fatores mais atenuantes no comércio ilegal de órgãos.

Continua após publicidade
Coração Marcado
Imagem: Divulgação.

A inspiração para a série

De acordo com o The Cinemaholic, Padrón disse que consultou especialistas para garantir que os elementos do mercado negro da série aparecessem de forma autêntica e sensível. No entanto, um elemento da história pode levantar algumas sobrancelhas céticas. Está bastante implícito que o coração de Valeria, vivendo no corpo de Camila, é responsável pela profundidade do sentimento entre Camila e Simón.

Continua após publicidade

A evidência para tal fenômeno parece ser anedótica na melhor das hipóteses. Mas uma mulher, Claire Sylvia, escreveu um livro chamado “A Change of Heart” que afirma que seu transplante de órgão resultou em mudanças fundamentais em sua personalidade que se assemelhavam aos traços de seu doador.

Continua após publicidade

Agora, se a atração de Camila por Simón tem base nisso ou é apenas uma noção fantástica de Padrón, cabe aos espectadores decidirem.

E então, o que você achou da história da série?

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.