Criminal Minds – 13×04 – Killer App

Imagem: CBS/Divulgação

A margem estreita entre video games e guerra moderna foi efetivamente explorada neste episódio. Alguém estava matando seletivamente trabalhadores no Vale do Silício, mas a motivação foi tornando outros interesses.

Com um insub independente e seguro de si jogando friamente, o episódio teve de testes psicológicos à queima de arquivo.

Continua após a publicidade

Tudo começou com uma missão que deu errado, com a equipe do drone matando 372 estudantes em uma escola. O Departamento de Defesa cancelou o contrato da empresa Peakstone, mas todo o massacre foi encoberto.

O conceito inteiro de Peakstone era repulsivo: recrute jogadores empatados em jogos de tiro e ofereça-lhes a chance de usar drones para matar “terroristas”, com base em informações erradas, envolvendo toda a ideia em patriotismo. Não importa que muitos não tenham sido psicologicamente equipados para fazer essa mudança da fantasia para a realidade.

O resultado foi o insub, Jake Loban, que se sentiu tão culpado pelo massacre da escola que decidiu que o melhor seria reparar o erro, começando com sua ex-equipe de drones.

O BAU funcionou logicamente o caso. Apenas três foram mortos no primeiro tiroteio no local de trabalho, o que significava que as vítimas eram alvo. Foi o mesmo com o segundo ataque. Em seguida, descobriram os candidatos de recrutamento de anúncios para uma missão militar, o que os levou a Peakstone.

Ainda assim, o BAU não sabia quem era o insub. Jake era um daqueles típicos personagens de Criminal Minds: um assassino que foi levado a cometer o crime pelo momento. Ele poderia ter sido um atirador enquanto gamer, mas ele se tornou um assassino após Peakstone transformá-lo em um. Jake: vilão ou vítima?

Mesmo morto, o Sr. Scratch continuará a ser um problema? Achei que o enredo do Sr. Scratch acabou muito rápido. O relatório honesto de Alvez pode voltar a causar problemas para o BAU. Afinal, “Ele caiu” é muito mais fácil de justificar do que “Não fiz nenhuma tentativa de ajudá-lo, então ele caiu”. Prentiss estava certa de que Scratch provavelmente teria tentado levar Alvez com ele, mas é difícil dizer como um burocrata pode reagir.

Derek Morgan estará de volta no próximo episódio de Criminal Minds para ajudar Garcia sobre um acontecimento passado. Nessa temporada, teremos um segundo round de antigos insubs.

No comments

Add yours