Criminal Minds Evolution: nova temporada tem grande erro

Criminal Minds retornou na forma de Evolution, uma nova temporada que busca reinventar o programa. Grande erro pode colocar tudo a perder.

Criminal Minds
Imagem: Divulgação.

Em 2017, a revista acadêmica BioScience publicou um estudo acadêmico intitulado “Frankenstein e os horrores da exclusão competitiva“. O estudo propôs que Mary Shelley previu corretamente uma teoria da evolução em 1800 que os cientistas não desenvolveriam até a década de 1930.

No romance, Victor Frankenstein evita teoricamente a “exclusão competitiva” recusando-se a construir uma segunda criatura para que os dois não procriem e compitam com a raça humana por recursos.

A lição? Às vezes é melhor o monstro sozinho, sem novas versões.

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O que nos leva a Criminal Minds: Evolution, que se assemelha ao monstro de Frankenstein de várias maneiras. Parte sequência, parte spin-off, parte reinicialização, tem pouca função além de causar estragos no legado de uma série que durou quase duas décadas na TV. Olhando para o título da série, é difícil não fazer a pergunta óbvia: Criminal Minds: Evolution realmente evoluiu?

A promessa de mudança certamente existe, mas o programa curiosamente escolhe se concentrar em suas alterações mais frustrantes enquanto corre para resolver histórias convincentes o mais rápido possível. E os personagens mantêm Criminal Minds em uma estase decepcionante.

Elias Voit personifica a imitação – não a evolução

Quase imediatamente, Criminal Minds: Evolution deixa sua tese clara. Os criminosos “evoluíram” por causa da tecnologia. Além do fato de que o programa trafega em um tipo vago de paranoia que faria as estações de notícias locais corarem. É uma fixação boba para uma série que sempre gostou de usar a tecnologia e a internet como bicho-papão.

Por mais interessante que seja o pacote do grande malvado Elias “Sicarius” Voit (Zach Gilford), o que ele oferece falha em cumprir a promessa titular da série.

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Ao longo dos dois primeiros episódios, Voit é apresentado como um gênio criminoso ao estilo de Dexter Morgan, como o BAU nunca viu. Ele é, para os propósitos da série, a personificação da evolução criminosa. No entanto, por meio de sua própria tradição, o programa revela qualquer tipo de prestígio que seu vilão principal poderia ganhar. Voit “evoluiu” porque ele desenvolveu uma enorme rede online?

É difícil entender por que, considerando que a 11ª temporada apresentou uma rede de assassinos reunidos pela Rota da Seda. Na verdade, o conceito de uma comunidade online assassina foi usado pelo programa já na 5ª temporada, “The Internet Is Forever“. Então, o que exatamente o torna mais perigoso?

São os “kits de matar” ou os recipientes de armazenamento, ferramentas de assassinato usadas por assassinos da vida real na década de 2010? O que torna Voit o prenúncio de uma nova geração de criminosos quando todos os seus truques são velhos?

A representação da tecnologia no programa é ridícula

Talvez o público pudesse perdoar algumas liberdades criativas se a série não tivesse uma ideia ridiculamente frouxa da tecnologia.

Com o foco escolhido para a série, é um tanto compreensível que Penelope Garcia (Kirsten Vangsness), gênio da tecnologia, receba uma boa quantidade de peças narrativas. No entanto, toda vez que ela se conecta ao laptop para salvar o dia, é impossível levá-la a sério – enquanto ela digita furiosamente bobagens e olha para caracteres de rolagem aleatórios.

É difícil recuperar a autoridade sobre seu público quando você interrompe o drama do crime para mostrar Neo invadindo a Matrix.

Enquanto isso, os colegas de Garcia no campo parecem relativamente imperturbáveis ​​com esses novos crimes tecnológicos. Em “Sicarius“, o BAU persegue um macho alfa emasculado que persegue casais.

Com uma figura política sob custódia, Luke Alvez (Adam Rodriguez) descobre que o suspeito está enganando suas vítimas. Alvez descobre isso olhando para uma foto do sujeito sem camisa – tão obviamente falsa que beira o cômico. Ele faz uma pesquisa e rastreia a imagem de volta a um site de aparência pré-histórica passando o dedo ao acaso em seu iPhone – tudo em menos de cinco segundos.

Além do ridículo da sequência, é difícil acreditar que vários adultos sejam suscetíveis a um esquema tão óbvio. Para um programa que precisa desesperadamente que seu público leve a tecnologia a sério, ele constantemente transforma o conceito em algo irreconhecível e não identificável.

Criminal Minds: Evolution perdeu a chance de evoluir em mais de uma maneira

Este problema tem aspectos de design e script, certamente, mas também parece fundamental. Talvez seja pedir demais que uma série de 20 anos com uma base de fãs relativamente ativa se reinvente. Ainda assim, o verdadeiro erro não está no fracasso do programa em retratar tecnologia nova ou precisa, mas em suas restrições narrativas embutidas.

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A verdadeira “evolução” da série poderia ter sido de estrutura, ritmo e desenvolvimento de personagem. Com uma pausa de dois anos e um salto para o streaming, Criminal Minds teve a oportunidade de se transformar de um procedimento excepcionalmente grotesco em um forte drama policial baseado em narrativa.

Por meio de seu assunto controverso, a série está preparada para abordar questões difíceis – e por um momento, parece que Evolution realmente o fará.

Garcia começa a série totalmente aposentado do BAU, e por um bom motivo. Nenhuma quantidade de invasão do mainframe pode curar a quantidade esmagadora de trauma emocional de Garcia, que ela absorveu passivamente ao longo de anos, confrontando os cantos mais sombrios da humanidade.

Enquanto isso, o detetive David Rossi (Joe Mantegna), perdeu sua esposa para o câncer durante a pandemia. Envolvido na dor, ele se lança em uma investigação de homicídio interminável e perturbadora.

Ao mesmo tempo que Rossi se move pelos primeiros momentos da série como um fantasma raivoso, Evolution é um argumento incrivelmente bom para explicar por que ele e Garcia deveriam se retirar totalmente da aplicação da lei. É um arco difícil que pode levar mais de uma temporada para ser totalmente resolvido. Infelizmente, a própria série não lhes dará espaço para isso.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.