Criminal Minds: nova temporada pode destruir legado da série

Uma nova temporada promete bagunçar tudo o que Criminal Minds construiu em seus episódios finais. Série pode destruir importante legado.

Criminal Minds

A reinicialização de Criminal Minds já arruína o grande final da série original. Estreando em 2005, o programa policial da CBS se concentra na Unidade de Análise Comportamental (BAU) do FBI. O departamento usa psicologia e perfis para rastrear criminosos em série.

Criminal Minds terminou após 15 temporadas, encerrando sua exibição na rede de TV em 2020. No entanto, como prova de sua popularidade duradoura, impulsionada por sua disponibilidade em algumas plataformas de streaming, os planos para um renascimento foram anunciados pela Paramount+ apenas um ano após o término de seu período original.

Apesar do claro interesse em trazer de volta a BAU através da reinicialização de Criminal Minds, tirar o projeto do papel não foi um passeio no parque. Em um ponto, foi até considerado morto. Isso foi até que o membro do elenco Paget Brewster compartilhou que eles estavam avançando com a série.

PUBLICIDADE

Logo depois, Joe Mantegna postou uma imagem no set da série, confirmando que estava acontecendo oficialmente. 

Criminal Minds promete retornar diferente, apesar do elenco

À medida que a data de lançamento se aproxima, mais detalhes sobre a reinicialização de Criminal Minds estão começando a sair. O elenco principal do procedimento retornará para o reinício. Menos Matt Simmons, de Daniel Henney, e o Doutor Spencer Reid, de Matthew Gray Gubler, que não estarão no renascimento de Criminal Minds.

Além da mudança de plataforma, o projeto também terá um formato diferente. Em vez de dedicar um caso por episódio, a BAU estará ocupado abordando um caso durante toda a temporada.

O primeiro verá os criadores de perfil caçarem uma rede de criminosos em série que foi instituída no auge da pandemia. Apesar de todas essas mudanças, o renascimento funcionará essencialmente como uma continuação do programa da CBS. Mas, com base no que se sabe até agora, estará retransmitindo certos elementos do final da série Criminal Minds, efetivamente arruinando-o.

Prentiss finalmente recebe sua promoção

Antes de retornar à BAU logo após a aposentadoria não planejada de Aaron Hotchner, Emily Prentiss (Brewster) já estava indo bem na Interpol. Em última análise, no entanto, ela decidiu retornar ao FBI e liderar a Unidade especializada para se reunir com seus antigos companheiros de equipe.

Depois de vários anos liderando o esquadrão, Prentiss estava concorrendo a uma grande promoção dentro da organização no final de Criminal Minds. Mas ela foi imediatamente retirada da lista, após uma operação que deu errado. 

Leia também: Criminal Minds revela grande vilão da 16ª temporada

Embora tenha sido uma reviravolta decepcionante, isso não a incomodou tanto, pois significava que ela poderia ficar com a BAU. Aparentemente, no salto no tempo, Prentiss finalmente conseguiu outra promoção, levando-a a deixar sua Unidade.

Depois disso, ela volta mais uma vez para liderar os perfis que retornam no revival de Criminal Minds, embora ainda não esteja claro como ou por quê. Neste ponto, Prentiss mudou de carreira muitas vezes, e o renascimento está fazendo com que suas escolhas passadas pareçam sem sentido.

Rossi se torna o chefe da BAU após anos de recusa

À luz da promoção de Prentiss, também foi revelado que Dave Rossi (Joe Mantegna) assumiu o papel do novo chefe da BAU. As especificidades de como isso aconteceu ainda estão sendo mantidas em sigilo, mas a showrunner do reboot de Criminal Minds, Erica Messer, revela que há mais do que aparenta.

Como o membro mais veterano da equipe, e seu membro fundador com seu falecido parceiro, Jason Gideon, Rossi se tornar o novo chefe da BAU pode fazer sentido. O único problema é que ele havia falado sobre não querer o trabalho no passado. 

Apesar de seus anos no serviço e experiência em perfis, Rossi não estava muito interessado em jogar a política de escritório. Ele já estava pensando em se aposentar, mas mudou de ideia na final de Criminal Minds, optando por continuar seu trabalho com a equipe.

Enquanto ele está mais do que feliz em ser um criador de perfis, o fato de que Rossi agora é forçado a aceitar um trabalho que ele recusou ativamente por anos parece injusto para o personagem.

JJ se muda para Nova Orleans, apesar de ter recusado anteriormente

A 15ª temporada de Criminal Minds lançou a ideia de que a equipe estava se desfazendo, já que alguns membros queriam seguir em frente. Depois que Rossi se recusou a ser o chefe da BAU, ele planejava se aposentar, enquanto Prentiss estava à beira de uma grande promoção.

Quanto a Jennifer Jarreau (AJ Cook), ela estava pensando em se mudar para Nova Orleans com sua família, depois que lhe ofereceram um emprego lucrativo na Louisiana.

Leia também: Criminal Minds, 16ª temporada: paradeiro de Reid, mudança de tom e novidades

Isso parecia uma maneira projetada de lidar com a revelação estranha de que JJ tinha sentimentos secretos por Reid em Criminal Minds

No final, ela finalmente decidiu ficar para manter a BAU unida. No entanto, é revelado que JJ finalmente se mudou para Nova Orleans e reduziu seu papel de membro da equipe em tempo integral para consultor. 

A nova vida de Garcia é interrompida novamente pela BAU

Penelope Garcia (Kirsten Vangsness) deixou a BAU no final da 15ª temporada de Criminal Minds, em meio a uma série de saídas falsas. Depois de mais de uma década como analista de tecnologia de confiança da equipe, Baby Girl decidiu trabalhar para uma organização sem fins lucrativos localizada na região, para que pudesse manter sua amizade com o resto do grupo.

No entanto, a reinicialização de Criminal Minds a está amarrando de volta ao FBI, pois ela é convocada para se juntar à equipe depois que a rede UnSub se torna um problema claro para a agência. 

É sempre bom ver Garcia. Entre seu senso de estilo peculiar e suas brincadeiras espirituosas, é sempre divertido quando ela está por perto. Há até um argumento de que, apesar de não ter o treinamento em campo que o resto da equipe teve, Garcia é a personagem mais importante de Criminal Minds.

Também não é segredo que, entre todos da equipe, ela tende a lutar mais com no que diz respeito a lidar com os detalhes trágicos e sangrentos dos casos que tratam. Ser capaz de encontrar um trabalho que não apenas se adequasse à sua experiência, mas também algo que ela gostasse era uma ótima maneira de deixa a personagem.

Assim, todos apoiaram a mudança dela. Agora, no entanto, o renascimento de Criminal Minds vai atrapalhar sua vida, mais uma vez, submetendo-a aos horrores da caça ao criminoso em série enquanto ela se junta à BAU.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.