Crítica: 1×05 de Defending Jacob trouxe novo suspeito para as investigações

Critica 1x05 Defeding Jacob

Em seu quinto episódio, Defending Jacob não apresenta o mesmo impacto dos episódios anteriores

Defending Jacob apresentou um episódio bem arrastado, porém, “Visitors” (Visitantes) consegue manter o suspense no ar. Não, ele não responde nenhuma pergunta, tira o foco do primeiro suspeito, Leonard Patz, e aponta para o Derek, um dos melhores amigos de Jacob. No entanto terminou com o gancho de que nenhum suspeito pode ser descartado.

Enquanto isso, Andy visitou seu pai na prisão, e Laurel tem um encontro bem desagradável com a mãe de Ben. Além disso, Jacob continua sem colaborar com as investigações, e muito pelo contrário, deixa a gente ainda mais intrigado com sua frieza com tudo o que esta acontecendo. Igualmente, pela maneira como ele trata Sarah, que era a sua, até então, única amiga.

Está ficando cada vez mais difícil defender o Jacob com esse comportamento, será ele realmente culpado?

Sarah abre o jogo para Andy, e irrita Jacob

“Imagem: Apple TV Plus divulgação”

Continua após a publicidade

Andy foi atrás de Sarah, e ela revelou o que aconteceu entre ela, Ben e Derek. Segundo a amiga de Jacob, ela e Ben se relacionavam, e ela mandou uma foto íntima para ele. Ben acabou fazendo uma chantagem de que divulgaria a foto caso ela se recusasse a fazer sexo oral nele. Com isso, para protegê-la, Derek então roubou o telefone de Ben, porém, ela recriminou sua atitude, o que deixou Derek bem revoltado com a situação. Além disso, dois dias depois do ocorrido, Ben foi encontrado morto. 

De acordo com a advogada de Jacob, o telefone está sob custódia da polícia, e isso pode acelerar a investigação. Sarah só quer seguir em frente com sua vida, mas ao saber que sua amiga se abriu com seu pai, Jacob corta relações. E, além disso, ofende Sarah de uma maneira que deixa claro dois pontos importantes: o primeiro de que confirma o que ela relatou para Andy pode, sim, ser verdade, e o segundo ponto, é que Jacob é um adolescente frio e sem coração. Além de tudo, que não sabe respeitar nem sua única amiga.

Sem contar o site “pornô” em que Derek induz Andy a procurar saber o que seu filho fica assistindo na internet. Realmente, ficar assistindo vídeos de pessoas sendo esfaqueadas não vai ajudar em nada na defesa, muito pelo contrário, deixa ainda mais o Jacob como principal suspeito.

Andy finalmente encontra seu pai na prisão

A reunião com William Barber é um momento alto do episódio. J. K. Simmons, o intérprete do avô de Jacob, deslumbra em uma cena tão curta, mas significativa. E ele foi capaz de transmitir tanta raiva, arrogância e uma sensação suja de leviandade em apenas alguns minutos. Pai e filho são desenterrados, ambos têm seus pontos de vistas e não querem que o outro seja bem-sucedido, sem um pouco de dor no processo. 

William pergunta porque Andy precisa de uma amostra do seu DNA, e o pai de Jacob recusa revelar a verdade. Como Andy já esperava, William se recusou a ajudá-lo, e para algo que veio sendo construído nos quatro primeiros episódios, esse encontro ter terminado assim tão rapidamente, e sem nenhum sucesso para nenhum dos lados, confesso que foi um tanto desanimador. Ainda assim, o episódio não divulgou como, mas Laurie conseguiu convencer o sogro a ajudar o caso.

Imagem: Apple TV Plus/Divulgação

Até que ponto Willian pode ser confiável? 

Algo a ter em mente é que William trata o favor como uma transação, e que precisa de algo em troca. Laurie só tem informações para dar e, portanto, é possível que William saiba muito mais sobre seu filho e neto depois de ter aceitado colaborar. 

Talvez o próximo episódio revele o conteúdo da conversa entre Laurie e o pai de Andy, mas até que ponto William pode ser confiável? Será se ele usaria essas informações a seu favor, e assim prejudicar a defesa de Jacob? Qualquer informação nas mãos de William provavelmente é uma chance para ele usar em seu próprio beneficio, como entregar aos advogados de acusação qualquer informação, em troca de uma redução de pena.

Não acredito que Laurie tenha levado na maldade essa possibilidade, assim como foi o caso do artigo que saiu através dos comentários que a esposa de Andy fez no episódio anterior, quando ela não sabia que estava sendo entrevistada. 

Laurie e seu momento de felicidade 

Um problema que está se tornando mais prevalente na série, e talvez seja o que esteja a deixando bem devagar, é explicar demais algumas coisas enquanto negligenciam outras. O rápido flashback de Laurie do incidente da bola de boliche quando Jacob era mais novo, não precisava de nenhum contexto extra, pois as imagens são bastante autoexplicativas. E embora haja mérito em procurar ajuda da terapeuta comportamental de Jacob, explicar algo que já vimos deixa a entender que os roteiristas não confiam na inteligência do seu público ou se realmente precisam se alongar na história. 

Mas, mesmo assim, este episódio mostra Michelle Dockery realmente retratando a dor e o isolamento que Laurie enfrenta. Sua ida ao supermercado é um dos momentos mais difíceis, onde a relutância dá lugar à felicidade, nem que seja por alguns segundos – apenas para ser derrubada ao encontrar a mãe de Ben. A cena em que Joan cospe no rosto de Laurie é um momento tão esmagador, e pode ter sido um último suspiro de esperança da mãe de Jacob de andar normal em público. Além disso, ela vai ficar com essa percepção de que, não importa quanto tempo passe, mesmo se Jacob for inocentado, a partir de agora tudo será diferente.

Enfim, na sexta, teremos o antepenúltimo episódio de Defending Jacob. E espero que os roteiristas comecem a responder algumas das várias perguntas que estão soltas no ar. Qual o envolvimento do Derek nesse crime? Laurel e Andy continuam juntos durante o julgamento? O que o Matt quer falar pro Andy? Qual o envolvimento de Leonard nesse caso? E por que ele estava deletando fotos do Ben, logo depois dele ter sito interrogado pela policia? E a principal pergunta, Jacob é culpado ou inocente? São tantas perguntas soltas, o que deixa a gente na ansiedade para o próximo episódio.

Compartilha por aqui o que você achou de “Visitors“? O que está achando da série? Deixe sua teoria nos comentários abaixo! E para quem ainda não começou a assistir Defending Jacob, os primeiros 5 episódios já estão disponíveis na plataforma da Apple TV Plus. Super recomendo!

Assista um trailer abaixo.

Nota do episódio7.5
"Crítica do "quinto" episódio da "primeira temporada" de "Defending Jacob, da "Apple TV+", intitulado "Visitors".
7.5

No comments

Add yours