Crítica: 22×04 de Law & Order: SVU destacou a volta de Barba

Sightless in a Savage Land, Law & Order: SVU
Imagem: NBC/Divulgação

Ano Novo. Lições antigas em Law & Order: SVU

Se já algo que une você, eu e os roteiristas de Law & Order: SVU é que 2020 já foi tarde. É necessário, contudo, entender que muito mais do que um saco de pancadas, o ano que passou deve ser de aprendizado. No que se refere à série, acredito que a inferência é que boas intenções nem sempre resultam em bons episódios, como foi o caso de Remember Me in Quarantine.

Continua após publicidade

Avaliando pelo retorno, é possível afirmar que o roteiro soube fazer alguns reparos. No entanto, ainda precisam tapar alguns buracos e corrigirem situações. Uma das gratas novidades foi o retorno da boa vontade em discutir assuntos importantes. Basta saber se é uma tendência ou um repique.

Continua após a publicidade

Sightless in a Savage Land começa com a maioria dos personagens fazendo planos para a virada do ano. Noah (Ryan Buggle) e Olivia (Mariska Hargitay) passarão em casa. Fin (Ice-T) tem planos um tanto memoráveis com o mozão, Phoebe Baker (Jennifer Esposito, em participação especial). Enquanto Kat também planeja o reveillón com alguém importante.

Continua após publicidade
Sightless in a Savage Land, Law & Order: SVU
Imagem: NBC/Divulgação

Buscando o fundo do poço

O problema é que, antes mesmo de 2021 começar, os detetives são convocados para unidade, haja vista que há um Amber Alert ativo. O alerta surgiu em 1996 para significar que uma criança foi raptada. Dada a importância da data, a prefeitura e o comando central pressionam para uma resolução rápida do ocorrido. Por isso a urgência na convocação em plena véspera de Ano Novo.

Ao mesmo tempo que encontram Nydia Davis (Vanessa Carrasco), o público descobre sobre o estupro. E tudo piora daí em diante. O autor do crime é seu pai temporário, AJ (Bhavesh Patel), que também confessa ter adicionado abortivos numa das suas bebidas. Em seguida, o pai biológico de Nydia – que também serviu nas forças armadas – mata AJ.

Continua após publicidade

Analisando de uma forma bastante objetiva, pode-se concluir que é, de fato, uma proposta bastante interessante. Principalmente quando a defesa do ex-soldado será feita por um velho conhecido. Ninguém menos que Rafael Barba (Raúl Esparza). Sabemos que há uma rixa entre o ex e o atual promotor Carisi (Peter Scanavino). O que deixa o desenvolvimento dessa problemática ainda mais interessante.

Sightless in a Savage Land, Law & Order: SVU
Imagem: NBC/Divulgação

Enfim, o retorno dos embates jurídicos

É indiscutível que a melhor parte do episódio vem do embate entre Carisi e Barba no tribunal. O telespectador sabe que há uma falsa escolha em toda aquela situação. Por mais hediondo e violento que o crime seja, o sistema penal é quem será responsável por julgar e condenar o criminoso. Mais ninguém.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Pelo menos é o que nos separa da civilização ao caos social. Podemos, e devemos, falar sobre racismo estrutural e da dificuldade de acesso à justiça. Sabe-se, contudo, que o exercício arbitrário das próprias razões, na linguagem jurídica, é crime em qualquer país sério.

O que torna o embate tão interessante é a forma bem sucedida que o diretor extrai o melhor dos seus atores. Scanavino e Esparza se entregam de uma forma visceral ao momento. Prendendo a atenção do telespectador do início ao fim do confronto e deixando-nos sem fôlego à espera de uma decisão. É empolgante e um alívio para aqueles que, assim como eu, são apaixonados por essas sequências.

Em suma, acredito que tivemos um bom retorno. Law & Order: SVU está longe dos seus tempos áureos e da sua melhor forma. Mesmo assim, acredito que a série está no caminho certo. A postura, assim como o comprometimento, estão lá. Basta que o desenvolvimento esteja à altura das pretensões e da ousadia.

E então, o que achou do episódio? Deixe aqui no Mix de Séries o seu comentário.

[spacer height=”10px”]

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.