Crítica: 22×08 de Law & Order: SVU foi mais um tropeço

The Only Way Out Is Through, Law & Order: SVU

Como arrumar uma bagunça?

Eu não sou uma pessoa saudosista. Até porque nem tenho idade pra isso, não é mesmo? É sedutor pensar, contudo, dos tempos que os episódios de Law & Order: SVU eram fortes, intensos e que carregam uma crítica social certeira. Até porque a série ficou, no decorrer dos anos, ainda mais engessada. Bem como robótica e incapaz de corrigir erros primários.

Continua após as recomendações

Dessa forma, a impressão é que o roteiro cedeu às fórmulas tradicionais que subvertem boas ideias pelo lucro.

Narrativas como dessa semana, por exemplo, servem para mostrar que há muito trabalho pela frente. Caso a série queira envelhecer de forma saudável e não incendiar seu passado memorável. Apesar dos meus votos por um futuro melhor, é uma lástima concluir que o episódio dessa semana foi, apesar das boas intenções, uma bagunça generalizada.

Continua após a publicidade

Em The Only Way Out Is Through, temos uma volta ao passado. Isso porque duas irmãs buscam ajudam da unidade de vítimas especiais para (tentar) curar as feridas do passado. Elas querem visitar o responsável pelo abuso de uma delas. E, além disso, entender exatamente o que aconteceu no passado. Da mesma forma, Kat (Jamie Gray Hyder) recebe um telefonema da prima (Nicola Rossi) e busca ajuda pelo que, aparentemente, é mais uma vítima de violência sexual.

The Only Way Out Is Through, Law & Order: SVU

Imagem: Virginia Sherwood/NBC

Oportunidade perdida

Após alguns episódios alternando entre ótimos e medianos, acredito que a 22ª temporada chegou no seu pior momento momento, criativamente falando. O roteiro entrega-se rapidamente à incoerência em todas as frentes. Na narrativa das irmãs que buscam uma cura para eventos traumáticos do passado, há boas intenções. Temos uma tentativa em abordar a forma péssima na qual o sistema trata mulheres negras, mas nada disso é realmente considerado.

Não sabemos o porquê dessa narrativa neste momento. Ela simplesmente surge do nada. E não há qualquer contextualização para que o telespectador possa tentar ter empatia com as vítimas. O desenvolvimento é ainda pior.

Com isso, o roteiro se atira nas cordas do melodrama ao invés de dedicar-se um pouquinho mais para tratar a história com mais respeito. É frustrante, irritante e impressionate à luz do excelente trabalho que fizeram lá no Season Finale.

Um estudo da doutora Jameta Nicole Barlow publicado pela Associação Americana de Psicologia em fevereiro de 2020 vai ao encontro das inúmeras possibilidades que o roteiro tinha para tratar da narrativa principal. Em síntese, o artigo identifica que uma a cada quatro meninas negras serão abusadas sexualmente antes dos 18 anos. Sendo assim, acredito que há inúmeras possibilidades de abordagem. Tais como: justiça social e saúde pública. Além da necessidade de políticas públicas antirracistas; reparações, enfim. O que o roteiro preferiu? Melodrama e psicologia rasa.

The Only Way Out Is Through, Law & Order: SVU

Imagem: Virginia Sherwood/NBC

Identificar (e tentar) consertar

Acredito, portanto, que é preciso identificar e saber da existência desses problemas. Bem como conserta-los no futuro.

A sociedade americana de 1999 não é mais a mesma de 2021. A conversa é outra. A postura é diferente. As necessidades são outras e a postura precisa ser diferente. É inacreditável que esteja vendo dificuldades tão básicas e primárias de uma série que outrora ditou o padrão de como deveríamos tratar esses tópicos difíceis.

Em suma, Law & Order: SVU precisa retomar sua liderança nessa frente. Sabemos que a liberdade criativa de The Handmaid’s Tale é muito maior na Hulu, assim como Unbelievable na Netflix. Mas é necessário que a série consiga entender que os problemas sociais do presente são realmente desafiadores. Mas também oportunidades para que bons roteiristas saibam explora-los e propor soluções, por mais utópicas que possam parecer.

E lembre-se: voltamos em 1º de abril com o retorno de Elliot Stabler no crossover entre Law & Order: SVU Law & Order: Organized Crime.

E então, o que você está achando da temporada? Deixe nos comentários. E, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Nota do Episódio5
5