25×02 de Law & Order: SVU é pretensioso e confuso
Mesmo acertado em tratar de questões raciais outrora, Law & Order: SVU introduz o tema de forma irresponsável no 25x02, Truth Embargo.
Há algumas temporadas, Law & Order: SVU se colocou numa posição corajosa e desafiadora. Naquela ocasião, o roteiro propôs uma reflexão sobre sua contribuição quanto ao encarceramento em massa de jovens negros. Com os protestos que tomaram o mundo após o assassinato de George Floyd, era o caminho certo a seguir.
Desde então, a série se manteve fiel ao compromisso firmado com o telespectador. Objetividade, inteligência e coerência na construção das narrativas. Não projetaria uma imagem infalível da polícia, mas ressaltando boas práticas. Além disso, nem todo criminoso é criado igual, mas todos sofrerão os rigores da lei.
No episódio desta semana, contudo, o compromisso com a cartilha de boas práticas sai do controle. Em Truth Embargo, temos um roubo de uma quadrilha de ação rápida (ou flash mob), em que um dos integrantes estupra uma mulher. Sendo assim, a Unidade de Vítimas Especiais é chamada para investigar.
Fora da curva
No desenvolvimento do episódio, me pareceu que íamos na linha tradicional. Vítima confusa, diversos suspeitos e a pressão do comando superior por uma conclusão rápida. Porém, quando o caso chega ao tribunal, o roteiro se mostra confuso, desfocado e sem noção do compromisso firmado outrora.
Em determinado momento, a vítima hesita em reconhecer o criminoso em tribunal aberto por receio de ser responsável pela condenação de mais um homem negro. A questão é que ela o reconheceu (algumas vezes, aliás), assim como seu DNA foi detectado nas intimidade da vítima. Não há dúvida da sua culpa. Devendo, portanto, ser condenado.
Então eu pergunto: qual a necessidade de inserir a questão racial nesse caso? Parece que nem o próprio roteiro sabe. Afinal, Carisi e Olivia rapidamente convencem a vítima a falar a verdade e seguir com seu depoimento. Logo, o episódio de Law & Order: SVU conclui.
Em busca de justiça
Embora a narrativa fundamental tenha vindo prejudicada, a busca pelo esclarecimento do sequestro da Season Premiere é a melhor oferta de Law & Order: SVU nesta semana. A Capitão Benson está claramente perturbada e angustiada, desafiando ainda mais Mariska Hargitay, que é sempre um espetáculo.
A cena de abertura, aliás, é o ponto alto do episódio. Espero que tenhamos mais arcos sustentáveis no decorrer da temporada. Em suma, a narrativa secundária, que pouco aparece, é mais eficiente do que a caótica história principal. Pretensioso, confuso e inócuo.