Crítica: 2×08 de Manifest enrolou o público sem muito a acrescentar

Critica Manifest 2x08

Manifest e sua arte de enrolar

Manifest tem uma trama atraente e tudo para se tornar uma série cult na televisão. Afinal, ela nada nas mesmas águas que séries consagradas como Lost e Fringe nadou. Mas o problema é que, por muitas vezes, ela pensa enganar o especador ao fazê-lo de bobo. Isso porque, por muitas semanas, ela entrega episódios que em nada acrescentam para a mitologia da trama.

Um exemplo caro destes momentos foi este oitavo episódio da segunda temporada, que absolutamente em nada acrescentou para a história dos passageiros do voo 828.

Após o ataque sofrido por eles na boate, ficamos apreensivos sobre o que poderia acontecer. Mas a verdade é que após assistir este episódio, fiquei com a impressão de que poderia ter pulado pro próximo sem grandes perdas. Nada que uma atualização do “Anteriormente” não ajude.

TJ está vivo

Este episódio, intitulado “Carry On” levou 40 minutos para revelar que TJ estava vivo, tudo isso através de um “chamado” exclusivo que Ben teve. Não entendi porque isso foi algo exclusivo dele, mas foi graças a este chamado que ele e Olive descobriram que TJ não morreu – milagrosamente. Na verdade, a série utilizou de um recurso bem “barato” para fazer o espectador acreditar que o garoto havia morrido, quando na verdade ele estava vivo. Mas os mais espertos já teriam matado a charada desde cedo. 

Continua após a publicidade

Convenhamos: TJ não tem muito a acrescentar na trama, e ele se manteve vivo apenas para fazer par com Olive. Espero que, ao menos, ela sossegue porque só tem complicado a vida de todos ao se envolver com os crentes. 

O que está acontecendo com Jared?

Além do sono que deu em relação a esta caçada a TJ, tivemos Michaela descobrindo um novo mistério: afinal, o que está acontecendo com Jared? Aparentemente, ele está mesmo indo nas reuniões dos “anti-828”, mas teria ele virado um hater?

Não sei, mas tenho pra mim que ele está ali infiltrado. Michaela entregou as evidências para sua chefe, mas no final podemos descobrir que na verdade ela já até sabia disso. Acho que Jared está ali para mapear os inimigos dos passageiros e poderá, a qualquer hora, trazer informações para Michaela. Mas é aquilo: é mais fácil sempre julgar o próximo do que ouvi-lo. 

Saanvi mais perdida que cega em tiroteio

Se existe outra personagem que está perdidinha é Saanvi. Ela pensou que havia encontrado uma “cura” para a data da morte, quando conseguiu isolar a mutação dos passageiros em seu sangue. Ela até chegou a cogitar testar em Zeke – que aparentemente começou a congelas seus membros, fazendo com que ele morra. Só que o que ela não esperava era um grande efeito colateral: Saanvi foi até a sua ex, lhe deu o maior beijão, e depois se esqueceu disso. Foi só quando Sam foi até lá e disse o que aconteceu é que ela se deu conta da situação.

Ou seja: a sua “cura” causa perda de memória e faz a pessoa realizar coisas das quais não se lembra. Alguém ainda tem dúvidas que isso vai causar o maior transtorno para os passageiros?

Bem, confesso que fiquei decepcionado com este episódio. As revelações e reviravoltas, honestamente, não fizeram diferença pra mim. Eu ainda espero que a série dê uma guinada e se mantenha firme as suas tramas. Por que não adianta fazer um ótimo episódio e, em sequência, entregar episódios ruins.

E você, o que está achando de Manifest? Deixe nos comentários. Além disso, siga a TAG de Manifest no Mix de Séries e saiba todas as novidades da série aqui no nosso site.

Abaixo, confira o vídeo promocional do próximo episódio.

 

Nota do Episódio7
Crítica do oitavo episódio da segunda temporada de Manifest, intitulado "Carry On". Episódio foi exibido nos Estados Unidos pela NBC.
7
Tags Manifest
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

1 comment

Add yours

Post a new comment