Crítica: 4×01 e 4×02 de S.W.A.T. foram de tirar o fôlego

Crítica S.W.A.T. 4x01

Sem Justiça, sem Paz em S.W.A.T.

S.W.A.T. sempre foi uma série que trouxe problemáticas sociais do mudo real para dentro de seus episódios e, no começo da quarta temporada, as coisas não foram diferentes.

Continua após as recomendações

No dia 25 de maio de 2020, infelizmente, tivemos a morte do afro-americano George Perry Floyd Jr., mais uma vítima negra, morto pela violência policial. O acontecimento na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, acabou gerando uma onda de movimentos sócio-culturais em todo mundo, em prol das vidas negras, e tais movimentos ficaram conhecidos como Black Lives Matter.

Vidas negras importam!

Com tudo isso, a série decidiu trazer flashbacks do personagem Hondo, quando ele ainda era um adolescente, e mostrando como foi crescer em uma sociedade onde o racismo e violência policial eram considerados algo “normal”.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo que a série trouxe o caso de George Floyd, que se passa na atualidade (2020), a série também abordou o caso do afro-americano Rodney King, morto em 1992, ano que se passam os flashbacks. King, assim como Floyd, também foi vítima da violência policial.

Enquanto Hondo e seu pai Darryl confrontam a história da tensão racial em Los Angeles entre a polícia e a comunidade negra, Hondo ainda precisa se preocupar com grupo jihadista que vem detonando bombas em ataques coordenados na cidade.

Crítica S.W.A.T. 4x01

Imagem: Divulgação.

Recapitulando

Antes de tudo, vamos voltar um pouco no tempo e dar uma recapitulada. O episódio marcaria o final da 3ª temporada. Mas devido à pandemia de COVID-19 as gravações tiveram que ser interrompidas. Originalmente, este episódio era para ter ido ao ar antes, mas pelo momento que estamos passando, a produção resolveu jogar esses episódios para a 4ª temporada dando um final para a história.

El Diablo 

Para aqueles que não se lembram, no final da terceira temporada, Hondo e sua equipe foram atrás do chefe do Cartel EL Diablo que estava em Los Angeles. EL Diablo acabou sendo morto por Luca depois de sequestrar uma jovem, mas não sem antes avisar a Honda que algo muito maior e ruim está por vim.

Logo após a morte de EL Diablo, o DEA continuou as investigações para derrubar de vez o cartel. Tudo apontava que o sobrinho (Pedreiro) de El Diablo séria o novo líder. Com isso, a equipe foi a sua caça, depois de conseguir capturar ele. Imediatamente ataques coordenados começaram a acontecer aos arredores de Los Angeles, deixando a cidade em alerta.

A equipe, então, descobre que um grupo jihadista vinha fazendo esses ataques para colocar a população em pânico – como se não bastasse tudo que já estava acontecendo. Depois de capturar os integrantes do grupo, a equipe descobre que mais um membro desse grupo ainda estava solto. Um americano que pretendia atacar o centro de triagem. Contudo, Hondo consegue impedir esse ataque, mas não sem se ferir antes.

Quer a mudança? Faça parte dela!

Como eu disse no começo, a historia central desse episódio não foi continuação da história do Cartel. Mas, sim, sobre tudo que vem e já aconteceu nos Estados Unidos. O episódio traz detalhe sobre o que aconteceu naquela época, mostrando o motivo do personagem Hondo ter entrando para o exército.

A princípio, como mostrados nos flashbacks, Hondo achou que estando do lado mais forte ele estaria fazendo a diferença. Contudo, depois de anos, ele percebe que ele tinha que estar junto da minoria que luta para ter sua vida respeitada.

Isolamento

Todos nós conhecemos essa palavra muito bem, infelizmente. No final do episódio 1 da estreia de S.W.A.T. vimos Tent, Piper e Lynch recebendo uma mensagem da Prefeita, dizendo que talvez fechariam a cidade. Já no próximo episódio, vemos os personagens usando máscaras, seguindo os protocolos de segurança e alguns ficando longe da família como foi o caso de Deacon.

Pânico e Fake News

Além disso, a série soube retratar muito bem alguns aspectos dos recentes acontecimentos. Um exemplo foi o pânico em massa da população, gerando roubo de luvas e máscaras, e também as falsas notícias dos chineses serem os culpados. Tudo isso acabou gerando racismo e agressão física – o que acabou atingindo a mãe do agente Tan, que foi agredida por ser chinesa.

Trama

Dessa vez a equipe foi atrás do Senhor dos Crimes (Salman Radek), que depois de anos desaparecido finalmente talvez ele possa estar de volta em Los Angeles. Contudo, seu paradeiro é incerto e, para isso, a equipe precisa vigiar a casa onde ele talvez esteja. No meio dessa vigia, vemos a equipe enfrentar alguns de suas relações pessoas.

Além disso, no final da terceira temporada voltou a pintar uma clina entre Street e Chris, mas agora Street está comprometido com a filha do capitão. Será que vai rolar algo entre a dupla?

Já Nichelle está de volta à cidade. Para quem não se lembra ela foi a namorada de Hondo durante a terceira temporada, embora eles tenham terminado no final da temporada. Mas acredito que eles vão voltar.

Desfecho

Depois de dias vigiando o local e com desentendimento entre a equipe, eles finalmente conseguiram uma brecha e tiveram a confirmação do alvo, que é capturado logo em seguida.

Vale lembrar que o personagem Luca, interpretado por Kenny Johndon, está mais uma vez fora do elenco principal da série. O ator tem outros compromissos e, com isso, seu personagem foi para Berlim fazer um treinamento. Acredito que logo mais eles darão um desligamento total no personagem de Kenny Johndon.

Imagem: Divulgação

Elogios

Acho válido ressaltar que esses dois episódios fizeram uma excelente estreia para a quarta temporada de S.W.A.T. Sempre fui um defensor da série, e todo elenco e produção estão de parabéns. Foi difícil de assistir e não sentir algo mais forte dentro de si. Eles souberam retratar muito bem todos os acontecimentos de 2020, e espero que continue assim.

Você também gostou da estreia de S.W.A.T.? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Nota dos episódios10
Crítica do primeiro e segundo episódio da quarta temporada de S.W.A.T, intitulados "3 Seventeen Year Olds" e "Stakeout", exibidos nos EUA pela CBS.
10
Tags CBSS.W.A.T
Avatar

Edmilson Filho

Ciências Socias. Amante de séries, filmes, livros e café. Apaixonado por um bom debate político.

No comments

Add yours