Crítica: 4×05 de The Good Doctor se despediu de 2020 abordando sentimentos

Crítica The Good Doctor 4x05

Vamos esquecer a parte técnica e falar de emoções em The Good Doctor!

Essa semana, deixaremos nossos livros de anatomia e bisturis de lado para falar de emoções no último episódio do ano de The Good Doctor.

Continua após as recomendações

Ainda que de forma resumida, a série trouxe um Winter Finale digno em meio a todo o caos que estamos vivenciando. Por outro lado, sempre fica o gosto de querer um pouco mais do desenvolvimento de uma série em incrível ascensão. Mais uma vez digo e repito, Morgan e Shaun carregam esse seriado nas costas. Todavia, alguns personagens vem tomando espaço considerável dentro da narrativa.

Antes de mais nada, começamos falando de uma dupla improvável e que promete render bons frutos. Park e Reznick são bons amigos que não imaginávamos precisar até então. Se a série prometerá render um casal em um futuro eu não sei, entretanto, estão trabalhando essa amizade de forma correta. O personagem que quase saiu da série agora ganha espaço nas asas da médica em incrível crescimento. Os produtores já deixaram explícito que ela será um dos maiores focos neste quarto ano. Espero que desenvolvam algo interessante e divertido para os fãs, como tem sido.

Continua após a publicidade

Um crescimento inesperado se faz presente!

Na última semana demos o destaque feminino como primordial dentro de The Good Doctor. Desta vez, o nome da vez é o do novato Asher Wolke. Além de um intrigante plot religioso, o rapaz tem uma carga emocional gigantesca. Por se tratar de seu primeiro paciente, a perda pode não ser fácil neste momento. Senti falta de uma conexão dramática sobre o acontecido, como fizeram várias vezes com Shaun durante os últimos três anos. Mas perceber a empatia de nosso protagonista com o novato foi impressionante.

Esse debate vai em outro ponto de curiosa discussão nesta semana. A relação entre residentes de diferentes anos tem sido bem debatida por aqui. Assim como outras séries médicas já mostraram em suas produções, a preceptoria é um caminho importante dentro da medicina. O conhecimento não é estático e, a todo momento, discussões e questionamentos são levantados. Perceber em Claire e Shaun o desenvolver do ensino, como temos visto nas últimas semanas, traz um sentimento de evolução. Quem se lembra deles tão novos, na primeira temporada, consegue ter até uma ponta de orgulho por onde já chegaram.

Imagem: ABC/Divulgação

O impacto da relação entre médico e paciente…

Passando rapidamente sobre os casos da semana, senti um pouco de falta do desenvolver daquela senhora com AVE. Colocaram ela como uma simples ponta sem muita abordagem ou importância. O paciente de Asher, como já mencionado, trouxe carga emocional importante para a produção. Principalmente na cena em que ele solicita uma oração ao rapaz, minutos antes de vir a falecer na mesa de cirurgia. Por último, mas não menos importante, temos um caso de memórias e infidelidade.

Provavelmente um dos casos mais difíceis de se debater e discutir. Nos fóruns online, opiniões divergem completamente sobre a decisão final da esposa em permanecer com seu marido. Não estamos aqui para julgar, todavia, podemos refletir. Sinceramente, me vi na condição de cada um dos três envolvidos, percebendo que nenhuma decisão seria fácil. Como um bom retrato da vida, a série trouxe o plot bem inserido para gerar tais difíceis discussões que mencionei. Afinal, não existe um certo ou errado nessa história, apenas visões diferentes.

Boas festas e um seguro retorno para nós!

The Good Doctor tem retorno programado para Janeiro de 2021, contudo, ainda poderá sofrer alterações. Algumas informações do showrunner indicam que teremos mais detalhes do crescimento da relação entre Shaun e Lea. Além disso, evoluções na amizade de Park e Morgan, que promete ser bem divertido aos fãs. Que tenhamos um retorno tranquilo no próximo mês, principalmente com a recuperação de Richard Schiff (Glassman) dos momentos difíceis após sua internação por Covid-19. Aguardo vocês aqui no Mix de Séries e um grande abraço!

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Nota do Episódio9
Review do quinto episódio da quarta temporada de The Good Doctor, exibido nos Estados Unidos pelo canal ABC, intitulado "Fault".
9