Crítica: 4×16 de Station 19 surpreendeu com final de temporada

Crítica Station 19 4x16

Station 19 encerrou sua quarta temporada com o excelente episódio “Forever and Ever, Amen”. 

Continua após publicidade

Além da celebração do casamento da capitã Maya Bishop com sua amada, a médica Carina DeLucca, também tivemos Dean tomando uma importante decisão com relação ao seu processo judicial.

Continua após a publicidade

Enquanto todo o time organizava o grande evento, Maya decide resolver umas pendências familiares que ela ainda carregava. Ao mesmo tempo, acompanhamos uma grande discussão entre Andy e Robert, que poderá colocar o casamento deles em risco e que irá definir grandes mudanças dentro da Estação 19.

Continua após publicidade

Vou deixar para comentar essa briga do casal Sullivan e Herrera ao final, isso porque foi o que gerou todo clímax dessa season finale e, literalmente, o que deixou todos em choque nos segundos finais dessa temporada. 

Imagem: Divulgação.

Travis perdoa Theo e se declara para Emmet em Station 19

Um pouco antes de chegar no casório, Travis e seu pai tem uma conversa bem aberta. Montgomery fica surpreso quando seu pai revela que está apaixonado por um amigo, e que não sabe como contar para a esposa. Afinal, será impossível dar essa noticia sem magoá-la. Ele ainda pede perdão para seu filho, por não ter apoiado quando Travis assumiu sua homossexualidade. E que hoje ele entende o que o filho passou e que teria feito diferente. 

Continua após publicidade

Travis fica com uma mistura de sentimentos, feliz por seu pai, porém, preocupado com sua mãe. No entanto, ele deixa essa história de lado durante a festa, faz as pazes com Theo e se declara para Emmet. Travis e Theo conversam sobre eles e Travis diz que não odeia Theo. Igualmente, Theo diz que Michal, o falecido marido de Travis, não ia querer ver o bombeiro sozinho. Logo, Travis decide se declarar para Emmet e, finalmente, eles ficam juntos. 

Dean decide encerrar o processo judicial contra a policia de Seattle

Vic vem conquistando o coração de todos nessa temporada. Ela teve um grande destaque no episódio da semana passada, quando o restaurante de sua família foi incendiado e, nesse último episódio, ela se destacou ainda mais. Vic mostra que além de uma excelente filha e bombeira, ela também canta muito bem. Assim, ela faz uma capela, somente na voz e violão, enquanto Maya e Carina entram para oficializar o matrimônio. 

Travis elogia a amiga e, praticamente, ele abre caminho para que ela e Theo fiquem juntos. Montgomery diz que Vic merece ser feliz e que ela “é a sua pessoa”. Sem dúvidas, uma clara referência à Grey’s Anatomy, já que essa frase virou uma marca entre as personagens Meredith Grey e Christina Yang. No entanto, ele não sabia que incentivando Vic a ficar com Theo iria atrapalhar os planos de seu outro amigo Dean. 

Enquanto isso, Dean decide fazer um acordo para encerrar o processo judicial que ele estava movendo com a Seattle PD, pela truculência como ele foi tratado no início dessa temporada. Com isso, ele decide seguir em frente com sua vidas. E, então, recebe incentivos de Ben e Bailey para se declarar para Vic, por quem ele está apaixonado há um tempo. Logo, ele tenta se declarar para sua amada em alguns momentos, mas sem sucesso. Mas, quando ele toma coragem, Miller percebe que foi tarde demais, pois, quando vai atrás de Vic, ele se decepciona ao vê-la aos beijos com Theo. Demorou muito, Dean!

Maya e Jack encerram suas pendências familiares

Enquanto se arruma para seu grande dia, Maya recebe a ajuda de Andy, e elas conversam sobre o fato da capitã não ter convidado seus pais. Para quem não lembra, durante a temporada anterior, descobrimos que Bishop era muito pressionada pelo seu pai e ele causou alguns danos psicológicos na filha. No entanto, Andy incentiva a amiga a encerrar essa pendência familiar, e que Maya merece que sua mãe esteja presente em seu casamento. 

Imagem: Divulgação.

Logo, Maya decide ir até a casa dos seus pais, assume sua bissexualidade, diz que seu pai não tem mais nenhuma influência em sua vida, ainda convida sua mãe para morar com ela e Carina, e que ela não estará sozinha, caso queira largar o marido. O pai de Maya não gosta, mas a mãe parece que entendeu bem o recado e chega de surpresa para o casamento da filha. 

Enquanto isso, Inara avisa Jack que vai morar com a irmã na California. Apesar do incentivo de Marsha, fica claro que ele não tem intenção de acompanhar a namorada, e a mãe do pequeno Marcus percebe isso. Jack gosta de ajudar, e ele não mediu esforços para tirar Inara e Marcus do marido violento, mas foi uma ação paternal. E ele não via Inara como uma mulher, que se tornaria sua namorada ou esposa, mas sim como a mãe que ele resgatou. 

Inara agradece Jack, diz que ela e Marcus serão eternamente gratos por tudo que ele e Marsha fizeram por eles. Com isso, ela de despede do Gibson e de Station 19. 

Será o começo do fim para Andy e Robert?

Herrera e Sullivan tiveram muitos altos e baixos, desde quando se casaram no final da segunda temporada. Os problemas do casal começaram com o vício em analgésicos, que teve como consequência o rebaixamento de posição de Robert na corporação, e depois quando Andy descobriu que sua mãe está viva. No entanto, mesmo com essas crises, o casamento deles vem sobrevivendo.

Portanto, a briga desse último episódio pode ter sido a gota d’água para a relação. Por um lado, Andy diz que Robert cometeu uma traição. Já Robert diz que tomou essa atitude para salvar o emprego da esposa na Estação 19. E, então, através de flashbacks, entendemos o verdadeiro motivo da briga entre Andy e Robert. 

Bishop contrária o chefe do batalhão

Após o time resgatar uma família de oito pessoas de um incêndio, uma vizinha avisa que seu filho também está pela casa. O time retorna e encontra a criança gravemente queimada e inconsciente. No entanto, a ambulância já tinha saído levando as primeiras vítimas. 

O chefe do batalhão da Estação 19, que estava presente no local, disse para Bishop que o protocolo era esperar pela segunda ambulância que já estava a caminho. Mas, como iria demorar, Maya decide levar o garoto em um veículo de emergência diferente, para poder salvar sua vida, conscientemente, contrariando as ordens do chefe do batalhão.

Sullivan percebeu que o chefe do batalhão iria reportar Maya, logo, que poderia prejudicar todo o time. Então, ele se candidata para substituir Maya, falando que o departamento terá um capitão com experiência de chefe de batalhão. Andy acredita que seu marido se aproveitou desse erro de Bishop, para conseguir sua promoção como capitão. Porém, na versão de Sullivan, o chefe do batalhão chegou a ameaçar a fechar toda Estação 19, assim, o time seria dispersado para outras estações. E, para salvar o legado da 19, Robert toma essa atitude.

Desfecho

Assim, enquanto todos se divertem no casamento, o time recebe uma mensagem comunicando que Bishop foi destituída do cargo de capitã. Nesse mesmo momento, todos olham para Maya, que está curtindo seu casório com sua esposa sem saber o que esta acontecendo. Será se teremos um divorcio e um novo capitão na próxima temporada?

Leia também: 4×15 de Station 19 trouxe mais um protesto

Enfim, me diga o que achou desse episódio final de Station 19? Comente logo embaixo e vamos trocar uma ideia sobre o que você espera da próxima temporada. Igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

Nota: 4/5