Crítica: 7×09 de The Flash repetiu erros do passado

Imagem: The CW/Divulgação

Um episódio aquém do esperado em The Flash

The Flash vem vindo de uma boa constante desde a sexta temporada, ainda tendo seus pontos fracos vez ou outra. Mas nesta semana a série teve um de seus episódios mais dispensáveis. Apesar do título e da sinopse de “Timeless” remeterem ao que poderia ter sido um dos melhores episódios da temporada, o que foi exibido foi o oposto. A trama da temporada está sim muito boa, mas os roteiristas podem conseguir arruina-la.

Continua após publicidade

Em primeiro lugar, os roteiristas mais uma vez fizeram Barry esquecer tudo o que ele já causou e/ou viveu ao mexer com o tempo, para encontrar um solução rápido e barata para o grande problema a enfrentar. Isso torna o personagem que deveria ser o grande herói dessa história em uma pessoa fraca, ruim, e ainda pior como herói. O que acaba por torná-lo uma vergonha perto da enorme galeria de heróis. E isso é inadmissível e incompatível com o Barry Allen/Flash dos quadrinhos.

Continua após a publicidade

Precisamos falar sobre Íris

Em segundo lugar, definitivamente os roteiristas realmente não sabem como usar e aproveitar Íris West-Allen em The Flash. Parece que nunca mais teremos aquela Íris das primeiras temporadas de volta, por mais que tenhamos visto um relance dela na temporada passada. Eric Wallace assumiu o comando da série com a missão de resgatar essa personagem. O que ele até tinha conquistado, mas não tem mais conseguido manter o desempenho. Fizeram Íris ser a responsável por trazer de volta a Força de Aceleração e, juntamente a Barry, dar origem as outras três novas Forças. Talvez se explicassem e executassem melhor a escolha, os fãs até a apreciariam.

Continua após publicidade

Até que ela ganhe poderes meta-humanos, basta saberem desenvolver histórias fortes para essa personagem que tenta ajudar as pessoas através de sua carreira como jornalista, e que aceita suas falhas e limitações. Íris pode sim ser muito mais forte como humana dentro de The Flash do que tentando ser a líder responsável por “We are the Flash” (temporada 4) ou “a mãe legal” (temporada 5) ou “guru da vigilância e computação”. Basta olharem para a fonte disso tudo, os quadrinhos, ou para a série vizinha, Superman & Lois, que terão excelentes exemplos. Candice Patton merece algo melhor do que o que insistem escrever para sua personagem.

O que ainda está por vir

Ainda neste episódio, tivemos os primeiros indícios da saída definitiva de Carlos Valdes do elenco fixo de The Flash. A notícia que saiu há poucos dias já começou a dar seus primeiros passos. Cisco percebeu que seria melhor se ele e Kamille realmente fossem embora de Central City. Ele ainda não revelou a ninguém qual visão teve quando atacado pelos poderes de Psych há alguns episódios, o que pode estar relacionado a essa motivação de mudança. Esse segredo ainda é intrigante para a trama, mas precisa ser bem justificada já que o personagem fará grande falta para a série. Ainda mais porque na temporada atual conseguiram resgatar as características e qualidades que tornaram o personagem tão querido pelos fãs no início da série.

Continua após publicidade

E mesmo com a participação de Harrison Wells, que também está deixando o elenco fixo de The Flash, e com uma boa cinematografia e efeitos visuais, como na cena do nascimento das Forças, este episódio foi aquém do esperado. O uso excessivo do amor e compaixão com os antagonistas tem tornado a série repetitiva e tênue. E esse também não pode ser o fim da trama deste sétimo ano que ainda pode se recuperar e ser uma ótima temporada para The Flash. A torcida é para que os roteiristas consigam enxergar isso a tempo, ou será preciso que a produção intervenha na equipe para sua oitava temporada.

Imagem: The CW/Divulgaçãoe Flash

Curiosidades:

– O título do episódio é uma referência ao “Timeless Wells” (“Wells Atemporal”, no português). Este é o apelido dado ao Harrison Wells da Terra-1 por Cisco após sua ressurreição.

– O episódio confirmou que apenas 17 dias se passaram desde o ataque da Monarca dos Espelhos (episódio 7×03).

E então, o que você achou do episódio? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.