Crítica: Abbott Elementary é a série que você precisa assistir
Abbott Elementary é uma daquelas comédias que vai fazer você rir, embora tenha uma trama sutil, mas muito inteligente.
Zapeando pelo catálogo do Star Plus, vejo que uma das séries mais comentadas dos Estados Unidos em 2022, e indicada ao Emmy, chegou ao catálogo do streaming. Então, resolvo dar uma chance para Abbott Elementary. Uma série que, a princípio, não tinha muito para me chamar atenção.
Uma série, no estilo documental, que apresenta o cotidiano de professores de uma escola pública no subúrbio. Poderia ser chata e sem graça, se não fosse o texto genial de Quinta Brunson.
Poucos dias depois, me vejo maratonando todos os episódios e órfão querendo mais. Definitivamente, Abbott Elementary é a série que você precisa assistir!
Uma comédia leve e que abraça
Na história de Abbott Elementary conhecemos a professora Janine, vivida pela criadora da série (Brunson). Ela é aquela professora super entusiasmada, que nunca perde as esperanças de fazer tudo dar certo. Acredite, você com certeza já se deparou como uma persona como ela.
E, mesmo que tudo tende a dar errado, e as pessoas veem Janine como aquela chata, sempre positiva, seus traços mostram ao espectador que, no fundo, ela só quer realmente fazer o bem e ajudar. Janine, na verdade, é aquela pessoa tão chata que, no fundo, você começa a gostar dela por comprar suas ideias.
Leia também: Séries canceladas ou que vão acabar em 2023
No entanto, outros professores tendem a ir contra a maré. É quase como se tivessem entregues a um sistema falho, que eles sabem que não tem salvação. Somado a uma diretora sem noção (vivida com maestria por Janelle James), o campo da escola Abbott de fato não é um dos mais atrativos.
Até que um professor substituto, vivido por Tyler James Williams, chega para um choque de realidade. Assim, seu personagem quase que serve como ponte para o espectador, que a partir dele também tem um choque de realidade com tudo o que acontece na escola.
Direção e quebra da quarta parede dão um charme para Abbott Elementary
Outro ponto interessante é que, à medida que Gregory (Williams) vai conhecendo Janine e outros colegas de profissão, entendemos que os personagens possuem um grande artefato nas mãos: poderem se comunicar com o público, por olhares, através da quarta parede. Quase como uma The Office.
Esse ponto, sem dúvidas, traz para Abbott Elementary um charme e um trunfo que dá aos atores ótimos momentos para poderem brilhar. Então, ao longo da temporada, vemos Janine tentando salvar uma apresentação da escola, ou ainda ansiosa por poder conversar com o pai de um aluno que ela acha que tem salvação. Somente coisas que nenhum dos outros professores estão interessados.
Assim, como dito, o espectador vai criando uma feição pela protagonista, mesmo contra todas as probabilidades. E isso graças à incrível atuação de Quinta Brunson.
Ela também tem muito o que agradecer por poder conseguir jogar com outras feras da comédia. Sheryl Lee Ralph interpreta uma ótima Barbara, que por vezes faz dueto com o Jacob de Chris Perfetti, e ambos roubam a cena quando estão nela. Ou como não rir das cenas em que a diretora Ava dá um “bola fora” em Janine (em quase todas), para depois acabar reconhecendo que talvez Janine estivesse certa.
Graças a essa dinâmica, Abbott Elementary tem tudo para se tornar uma das comédias de seu tempo. E, por isso, merece uma devida atenção.
Renovada, todos os episódios da série estão disponíveis no Star Plus.
Nota: 5/5