Crítica: Arrow tenta voltar às origens em 6×18 – Fundamentals

Imagem: The CW/Divulgação

Continua após as recomendações

No princípio, Oliver criou o Capuz. Um sobrevivente que volta à cidade natal assumindo o manto de um vigilante com a missão de libertar a cidade e finalizar os negócios se seu falecido pai. Na época ele ainda não era conhecido como Arqueiro Verde e lidava com os problemas sozinho. Não havia equipe, nem Felicity ou Diggle. Apenas o Capuz.

Continua após a publicidade

O que essa segunda metade da temporada veio construindo, ou melhor, desconstruindo, e que se finalizou com “Fundamentals” foi a ideia de que Oliver precisa voltar ao início. Voltar a encontrar um senso à sua missão, que andou bem perdida nos últimos meses. Mas para voltar a esse início, foi preciso lidar com sérios aspectos de seus relacionamentos com os amigos. Tudo o que vem acontecendo da midseason finale pra cá finalmente fez sentido. Só que levaram tanto tempo para dar uma razão a tudo isso que levou essa sexta temporada a passar por muitos altos e baixos.

Ao contrário dos episódios anteriores, Oliver finalmente voltou a ser o grande foco da série. Afinal Arrow é sobre a trajetória do Arqueiro Verde como vemos desde o episódio piloto. E se os roteiristas planejaram tudo isso para levar Oliver de volta ao ponto de onde começou, sozinho, então que assim seja.

Imagem: The CW/Divulgação

O episódio teve um roteiro bem amarrado. Ao ser drogado com Vertigo, Oliver teve que lidar com seus próprios demônios e fantasmas do seu passado. Com isso, tivemos mais um episódio nostálgico na série, como rever a Laurel da primeira temporada. A grande surpresa ficou por conta da participação do maníaco Adrian Chase. Não só pudemos ver ambos num embate mano a mano, como revimos seu lado sádico ao torturar Oliver cena após cena.

Apesar da “calmaria”, tivemos uma incrível sequência inicial. Oliver em seu antigo uniforme e brutal como antes em busca de um embate mortal com Ricardo Diaz. Este, apesar de não ser um vilão tão presente e ameaçador como Exterminador ou Prometheus um dia foram, tem momentos pontuais que mostram o que ele pode fazer contra Oliver.

Ao final, Oliver ainda sofre um impeachment, o que o leva a tomar a decisão de voltar ao básico. Sem nenhum aliado, nem mesmo Felicity, Oliver voltará às origens em uma missão solo de resgatar sua cidade das mãos de Diaz.

Talvez esse seja o grande primeiro passo para colocar Arrow de volta aos eixos (mais uma vez). Dando um bom início para sua sétima temporada. O herói encapuzado focado novamente como o principal vigilante de Star City. Sem equipe, sem vida política. Somente o Arqueiro Verde.

CURIOSIDADES:

– O título original do episódio era “Back to the Basics“. Ao final do episódio, Oliver diz que precisa “voltar ao básico”, o que mostra que o episódio foi filmado antes da mudança do título para “Fundamentals“.

– Neste episódio, foi usado a abertura da primeira temporada, mas com a música padrão da série.

– Esta foi a primeira vez desde 3×19 “Broken Arrow” que Oliver vestiu o velho uniforme do Capuz no presente. Também é a primeira vez desde 2×09 “Three Ghosts” que ele usou tinta ao invés de máscara no rosto.

Tags Arrow
Avatar

Álefe Cintra

Jornalista e apaixonado por séries. Tem a mesma profissão de Clark Kent, usa óculos parecido, mas infelizmente não é super-herói. Grande fã de séries de super-heróis e fantasia. No Mix de Séries escreve as reviews de Arrow e The Flash.

1 comment

Add yours
  1. Avatar
    Isac Marcos 18 abril, 2018 at 16:05 Responder

    Realmente, após este episódio, tudo fez sentido para entendermos o caminho que o Oliver tomaria para se reencontrar e concordo contigo, foi um pouco demorado, ainda mais pela bagunça nos episódios inicias até descobrirmos quem seria na verdade o vilão da temporada.
    Mas ver o Adrian Chase/Prometheus retornar, ainda como efeito alucinógeno do Vertigo, foi muito bom. Que vilão icônico e que ótima atuação!
    Apesar da demora (mas agora sabemos o porquê), espero que essa fase do Arqueiro Verde à la Capuz traga bons episódios para Arrow, que fechem a temporada com bons episódios como este.

Post a new comment