Crítica: Confronto entre irmãos agora em Wessex no episódio de Vikings
Crítica: Guerra entre irmãos agora em Wessex, no episódio de Vikings
As coisas entre Alfred e Aethelred não vão muito bem em Vikings
Assim que Alfred foi coroado rei de Wessex, Aethelred tenta esconder a frustração. Ele por direito – sendo filho legítimo de Aethelwulf e o irmão mais velho – deveria ser o rei. Contudo, ele vinha apoiando Alfred e entendendo a escolha da mãe. Porém, Vikings tem essa coisa interessante de que tudo que está bom pode, sim, ficar ruim.
Sendo assim, Aethelred passa a ouvir a igreja e os demais integrantes de conselheiros do rei, para roubar a coroa do próprio irmão. Mas por quê? Esses mesmos citados não estão nada felizes com a união que Alfred selou com Bjorn e Lagertha. Mesmo Ubbe se batizando e abraçando os deuses cristãos, não funcionou.
Com o intuito de arruinar o discurso do irmão, Aethelred nos proporcionou uma cena pra lá de tensa. Os segundos em que ele briga com seu eu interno, para atacar, ou não, Alfred, foram intensos e pesados. Claro que os Vikings, principalmente Ubbe, que o observava com cautela, imaginava que algo estava errado.
Ivar e Hvitserk, e também, a morte do Vidente
Hvitserk sabe que no momento em que deixou o barco do Ubbe, para se unir a Ivar, não teria mais volta. Sendo assim, o irmão está ligado a The Boneless. Mas é notável que agora Hvitserk não será tão fácil ou dócil com Ivar. Ele passa a desafiar suas ordens, seus planos e até mesmo suas vinganças – como, por exemplo, a suposta Lagertha morta.
O mais curioso foi ver o Vidente dizer a Hvitserk que ele está destinado a algo grande, algo que muitos tentaram e não conseguiram. O que me faz pensar: Será ele o filho de Ragnar que matará Lagertha? Só isso explicaria toda a tranquilidade que ele passava a Hvitserk.
Contudo, foi perturbador ver que o Vidente estava perturbado com algo. Talvez por saber que a hora da sua morte se aproximava. Ivar se encarregou de matá-lo. Apenas por não gostar do que ouvira. Típico do personagem que vem caindo de nível.
Ainda sobre Ivar, me decepciona que um dos personagens mais bem trabalhados da série vem se perdendo tanto. Talvez seja aquela velha história do que vem junto com o poder: fracasso. Contudo, só espero do personagem (assim como espero para Lagertha) que outros plots apareçam.
Não posso terminar, sem antes dizer que a ligação de Ubbe e Alfred está sendo, para mim, a melhor parte dessa temporada. Me lembra de Ecbert e Ragnar e toda a amizade que surgiu. Vida longa ao Rei Alfred, porque ele está fazendo um enorme papel em Vikings!
Confira a promo do próximo episodio: