Crítica: Star Trek Discovery volta ao planeta Talos IV no episódio 2×08

Em “If Memory Serves”Star Trek Discovery volta ao planeta que foi mostrado no primeiro episódio piloto da série original.

Fan service dos bons

Fan service é uma expressão em inglês para algo que é feito para o deleite dos fãs. Enquanto a primeira temporada da série tentava ser mais independente, a segunda mergulha cada vez mais no universo de Star Trek.

Depois de transformar Spock em personagem fundamental da trama de seu segundo ano, Discovery entrega mais um episódio que agrada tanto os novos quanto os antigos fãs da franquia.

Capitão Pike

Desde o final do sétimo episódio, criou-se uma expectativa para essa nova aparição do icônico planeta. E o resultado foi muito bom. Além de mostrar os Talosianos, a série trouxe de volta uma personagem importante para o capitão: Vina. A humana que ficou presa no planeta, retorna para mexer com os sentimentos de Pike.

Um dos grandes pontos positivos dessa temporada é justamente o destaque que tem o ex-comandante da Enterprise. Embora não seja o foco da trama, a série aproveita para aprofundar mais nos sentimentos do personagem.

Com isso, podemos observar um capitão bem diferente de seu antecessor, Lorca. Enquanto este parecia mais frio e fiel a seus objetivos, Pike apresenta um lado muito mais humano na hora de tomar decisões. Seu objetivo principal é sempre salvar vidas. Não importando se isso prejudique a missão.

O passado de Michael

Depois de muita especulação, finalmente foi revelado o motivo pelo distanciamento entre Michael e Spock. Aproveitando-se dos poderes mentais dos Talosianos, a personagem volta ao passado e revive o momento em que brigou com o irmão.

Se de um lado temos a decisão de proteger o irmão, do outro temos todo o trauma que as palavras de Michael causaram em Spock. Tais palavras não são importantes apenas para Discovery, mas também para toda a mitologia da franquia.

Afinal, boa parte do que conhecemos de Spock, seja na série original ou nos filmes, se deve a essa discussão entre os irmãos. Como uma forma de auto-defesa, o híbrido esconde seu lado humano e deixa o lado vulcano tomar conta.

Spock e o Anjo Vermelho

Embora as motivações do anjo vermelho ainda sejam obscuras, ele e Spock são as grandes peças centrais dessa temporada.

Ao chegar em Talos IV, boa parte do mistério envolvendo o personagem foi desvendado. Spock precisava da ajuda dos Talesianos para que não enlouquecesse de vez. Embora o mistério não tenha sido resolvido por completo, o plano parece ter funcionado.

Dr. Culber não é mais o mesmo

Ainda repercutindo seu surpreendente retorno, Dr. Culber apresenta sinais de que não é mais o personagem que conhecíamos. Além de não se adaptar direito ao corpo, o personagem está diferente mentalmente. Seja no momento em que partiu pra cima de Tyler. Seja no desentendimento com Stamets. Fica cada vez mais difícil imaginar que ele voltará a ser o que era antes.

Continue acompanhando as notícias e reviews da série aqui no Mix de Séries. Abaixo a promo do próximo episódio.

Nota do episódio9
Review do oitavo episódio da segunda temporada de Star-Trek Discovery, da CBS, intitulado "If Memory Serves".
9
Avatar

Matheus Ronconi

Paulista, nerd, viciado em séries e fã do Rei Leão e do Homem-Aranha. No Mix escrevo sobre The Big Bang Theory e Star Trek: Discovery.

No comments

Add yours