Crítica: Episódio 2×17 de This is Us explora o passado de Deja
Review do décimo sétimo episódio da segunda temporada de This Is Us, da emissora NBC, intitulado “This Big, Amazing, Beautiful Life”.
[spacer height=”20px”]
Quando uma criança deixa de ser criança…
Sabemos que a partir do momento em que Deja apareceu na série, sabe-se muito pouco sobre seu passado. Única coisa que tínhamos em mente era apenas criação da nossa imaginação para tentar saber mais a respeito dela e de seu passado.
Nesse penúltimo episódio da temporada, This is Us explorou sua história com maestria, aproximando o público dessa grande criança guerreira.
Muitas pessoas acharam o episódio “batido”. Em particular, achei o episódio essencial para o rumo da série. Aliás, foi depois desse episódio que também vi muitas outras pessoas falando que agora compreende Deja e que mudou totalmente a visão que tinha dela! É aquela coisa né... EMPATIA É TUDO!
O episódio possibilitou sabermos que a mãe de Deja engravidou ainda na adolescência, e aqui já temos um ótimo tema para ser abordado: Gravidez precoce. Quando muitas vezes a pessoa acaba deixando de lado os estudos e outros afazeres.
Ao contrário de que muitos pensavam, Deja não vivia no “guetto” e tinha ótima condição até sua avó estar viva. Após sua morte, as coisas começaram a desandar… A mãe de Deja não tinha controle nenhum sobre suas ações, aliás a partir desse momento Deja deixou de ser criança para se tornar uma adulta. Era ela quem cuidava da casa, dos afazeres e até mesmo dava suporte para sua própria mãe. Isso tudo era para ser o contrário, não é mesmo?
Muito fácil de compreender a fala de Deja ao final do episódio “Eu estou cansada.”. A vida não foi fácil para ela e, quando parecia que as coisas iriam melhorar, tudo voltava desde o início. A vida de Deja foi um verdadeiro Déjà Vu!
A dor de uma mãe ao abandonar um filho...
Desde que chegaram à casa de Randall, foi evidente a mudança da menina-adulta. Isso não passou despercebido aos olhos de sua própria mãe, que depois de muito tempo, viu a filha sorrir novamente e se comportar como uma criança!
A mãe de Deja percebeu que por mais que ela tentasse, ela nunca iria conseguir dar aquela vida para sua filha. Uma mãe sempre quer o melhor para seus filhos, certo? Foi então que ela tomou a difícil decisão de deixar Deja com Randall e se afastar, para que finalmente sua filha tenha uma vida mais estável no atual momento.
O Protagonismo de Randall!
Sabemos que a série não tem de fato um personagem principal (se formos ignorar Jack), e que as histórias dos três irmãos têm o mesmo peso, mas vocês perceberam que de uns episódios pra cá Randall vem ganhando cada vez mais destaque?
Em particular, gosto mais da história dele e vejo um grande potencial de explorarem várias histórias em seu núcleo. Não que as histórias de Kate e Kevin não tenham conteúdos para tal coisa, mas esses dois irmãos acabam muitas vezes sendo ofuscados com suas histórias batidas e sem muita evolução ao longo da temporada.
Vocês acham que Randall realmente vem tendo mais destaque que seus outros irmãos? Deixo essa pergunta em aberto pra vocês!
Então é isso… Preparem o coração que o próximo episódio será a season finale e depois disso teremos que aguardar alguns meses até o retorno da terceira temporada!