Crítica: Episódio 4×02 de This Is Us mostra as mudanças da vida

As mudanças da vida…

Temporada nova, mas costumes antigos… O segundo episódio da série abordou novamente a tradição dos Pearsons frequentarem a piscina. Com flashbacks da primeira temporada, mas com cenas novas, tivemos uma tarde com toda a família reunida numa tarde de verão, porém, com mudanças.

Se antes as crianças adoravam e imploravam por esse momento, agora, estando no 9° ano e em uma fase de adolescentes “rebeldes”, a coisa não é bem assim… Aliás, quem nunca na vida teve vergonha dos pais nessa idade, que atire a primeira pedra! A série abordou isso de forma natural e tão real que me fez viajar nos pensamentos e relembrar algumas atitudes na época da adolescência.

Kevin não queria mais ajuda da mãe para passar protetor. Kate não queria ter a mãe por perto para não “passar vergonha” na frente das patricinhas da escola. E Randall, pra variar, queria focar seu tempo nos estudos. Com todas essas mudanças, tivemos as visões de Rebecca para nos ajudar a  relembrarmos de como tudo isso era diferente no passado.  E vamos ser sinceros, deu uma saudade né?!

Agora, quem vem passando por essas transformações são Deja e Tess. Deja na verdade quer voltar a ter costumes que já tinha antes, como por exemplo, andar de ônibus sozinha. Tess acredito que esteja passando por um momento de “redescoberta”, tentando achar seu lugar nesse vasto mundo, principalmente em relação a sua sexualidade.

Continua após a publicidade

Mas a vida é isso… Os filhos, quando pequenos, geralmente querem estar o mais próximo possível dos pais. Chega na adolescência querem distância. E, ao envelhecerem, querem a reaproximação. This Is Us está dando conta do recado ao passar isso para nós telespectadores.

This Is Us é inclusão!

Na review passada, apontei a importância da série para a televisão. Continuarei nessa vertente após o segundo episódio. Comparado com o anterior, tivemos uma narrativa lenta, porém essencial.

Depois de ter abordado temas como racismo, homossexualidade, gordofobia, entre outros assuntos pertinentes, boa parte do atual episódio foi focado em mostrar como pode ser o dia-a-dia de uma família com um filho recém-nascido cego. Interessante termos essa visão, aliás, quem não está vivenciando, nunca sente na pele. Vimos que as preocupações vão além ao falarem até mesmo de cada cômodo ter um tipo de piso diferente, que os móveis devem permanecerem no lugar entre outras demandas. Ao assistirmos essa série, aprendemos inúmeras coisas relevantes para a vida!

Empatia e lição de vida em This is Us

Reservei essa parte justamente para comentar da cena que mais me chamou atenção nesse episódio. Vamos lá… Kate, ao ser enganada pelas “amigas” patricinhas sobre um menino “x” querer beijá-la, acabou se deparando com outro que não era bem do seu agrado. Ela ficou nitidamente decepcionada.

Porém, o menino gostava dela e, ao saber disso, Kate teve o bom senso da empatia e colocou-se no lugar do garoto. Ela poderia ter tido qualquer atitude, como por exemplo, sair correndo ou fazer algum comentário maldoso, mas ela simplesmente deu-lhe um pequeno selinho. Pode ser que esse menino acabou sendo seu primeiro amor… Não sabemos, mas se tratando de This Is Us, isso ainda pode render novas cenas e história.

E os novos personagens?

Nesse episódio não tivemos aparição relevante de nenhum. A série voltou ao seu formato “normal”. Acredito que a intenção seja introduzir aos poucos, até mesmo para criarmos afinidade com eles, já que farão parte da família que tanto amamos acompanhar semanalmente!

Nota do Episódio9
Review do segundo episódio da quarta temporada de This Is Us, da emissora NBC, intitulado “The Pool: Part Two".
9
Tags This Is Us
Rodrigo Chechi

Rodrigo Chechi

Pedagogo formado pela UNESP. Especializado em Educação a Distância para a Docência pela UNIARA. Mestrando em Educação pela UNESP. Apreciador de vinho, café, séries e músicas. Um coração igual de mãe, sempre cabe mais uma série! rs No Mix escreve as reviews de This is Us, Pretty Little Liars (RIP), Orphan Black (RIP).

No comments

Add yours