Crítica: Episódios de Jane the Virgin mostram o drama de quem tem câncer de mama

Imagem: Divulgação/ CW
Imagem: Divulgação/ CW

Abordando de forma realista o drama da possibilidade de um câncer de mama, a série tratou com delicadeza o assunto.

Apesar de Xiomara pedir que não se preocupassem até o resultado dos exames, era praticamente impossível que sua família não sofresse tanto com o prognóstico, quanto com a antecedência.

Nesse meio tempo, Jane, que deveria estar bem focada em suas aulas de escrita, está muito preocupada com a saúde de sua mãe, aumentando seu nível de estresse. Claro que nada disso melhora ao conseguir o testemunho de Luisa sobre a inseminação artificial e relembrar o apoio que recebeu de sua mãe durante todo esse tempo.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, Rogelio está colocando todos os seus esforços em agradar River Fields e tirar sua mente dos resultados do exame. Já Alba está sofrendo como uma mãe sofreria pelo filho doente. No entanto, não tivemos tanta ênfase em sua preocupação como tivemos de Jane. Porém, a forma como o relacionamento entre elas foi abordado, mostrando Xo frágil e precisando de sua mãe, foi uma coisa bem bonita e sensível.

Petra e JR estão em páginas diferentes.

Enquanto a primeira está focada em continuar o romance, a segunda acredita que foi um “lance de uma noite”. Era previsível que isso aconteceria, afinal, qual o casal de JtV que ficou junto de primeira, sem ter nenhum contratempo? Exato, nenhum. A loira também ofereceu um grande suporte emocional para Jane, ao descobrir sobre a situação com sua mãe, sendo – com o perdão do trocadilho – uma verdadeira fada.

No final, descobrimos que a chantagista é Krishna. E eu espero que tenha um algum plano por trás, porque isso foi completamente aleatório. Minha reação não poderia ter sido mais “WTF?” possível. Vejamos no que vai dar.

Continua após a publicidade

Tivemos um foco maior em Luisa e em tudo o que ela passou em todos esses anos. Isso foi ótimo para nos fazer compreender melhor o modo como ela pensa e como chegou ao estado em que está hoje. Os roteiristas estão de parabéns por transformar essa personagem super secundária e jogada para escanteio em uma personagem interessante de acompanhar.

Falando em Rafael, o moço foi até Longbourne para procurar por sua irmã e convencê-la a entregar os documentos, que o ajudariam a localizar sua mãe biológica. Dessa forma, descobrimos que ela destruiu os arquivos e doou tanto o dinheiro, quanto as ações do hotel. Amiga, assim não dá pra te defender!

Continua após a publicidade

A cena em que o câncer de mama é revelado e todos começam a orar é muito emocionante, e lágrimas vêm aos olhos. A composição permitiu que as emoções fossem demonstradas sem necessidade de grandes monólogos ou ações exageradas. Simplesmente perfeito!

Imagem: Divulgação\ CW

Continua após a publicidade

Xiomara deve tomar uma decisão!

Com o resultado dos exames, Xiomara tem uma grande decisão em suas mãos e tem se apoiado majoritariamente em Jane para poder passar por todo esse processo. Confusa com o que fazer com o seu corpo, a matriarca está dividida em fazer o que for melhor para ela e o que é melhor para sua família.

Continua após a publicidade

Já Alba está devastada e se fechou completamente para o mundo, evitando a todo custo falar sobre a doença de sua filha. O que faz com que Rogelio – que se sente deixado de lado – tente ajudá-la com terapeutas.

Aliás, o pai de Jane pediu que adiassem as gravações da sua novela por tempo indeterminado para cuidar de sua esposa. Bem diferente do Rogelio, egocêntrico, que conhecemos e que costuma dar as caras a maior parte do tempo. Ele foi importante para ajudar na decisão da amada.

Também quem foi importante para ajudar Xo a chegar a uma decisão foi Rafael, relatando sua experiência com o diagnóstico de câncer e fazendo a mãe de Jane perceber que a decisão era única e exclusivamente dela, independentemente das opiniões dos outros.

Devido a um mal entendido, Rafael acredita que Petra está apaixonada por sua namorada.

A cena serviu como alívio cômico para o tema pesado que está sendo tratado. É ótimo ver a interação entre os três personagens. Eu sentia falta de cenas deles em conjunto. Pelo menos todos se acertaram e agora estão juntas.

Gostaria de encerrar essa review com todo o meu carinho e admiração por todas as pacientes e famílias que passaram por situações semelhantes! Que a paz esteja com vocês! <3