Crítica: Final de The Marvelous Mrs. Maisel é digno de aplausos

Crítica sem spoilers da temporada final de The Marvelous Mrs. Maisel. Comédia do Prime Vídeo chegou ao fim com ótima parcela de episódios.

The Marvelous Mrs Maisel Crítica final
Imagem: Divulgação.

“Obrigada, e boa noite”. Essa frase fará falta no mundo das séries, agora que The Marvelous Mrs. Maisel chegou ao fim. Com o episódio final da série liberado no Prime Vídeo, uma caminhada se encerra, com cinco temporadas que manteve a história no alto o tempo todo.

Quando The Marvelous Mrs. Maisel estreou, lá em 2017, o Prime Vídeo ainda se consolidava com a produção de conteúdo original. E Maisel foi uma joia da coroa no streaming, que abocanhou nada menos do que 20 Emmys, incluindo Melhor Série de Comédia e Melhor Atriz em Série de Comédia para Rachel Brosnahan.

A série, não somente por isso, chama atenção por um outro detalhe: ela foi a redenção de Amy Sherman-Palladino, criadora, que nunca tinha sido reconhecida por sua genialidade ou capacidade de criar textos incríveis e revigorantes.

PUBLICIDADE

Depois de passar anos em Gilmore Girls, Sherman-Palladino alcançou o status de roteirista premium com The Marvelous Mrs. Maisel, e fez história com, facilmente, uma das melhores comédias da história da TV.

The Marvelous Mrs. Maisel coloca a mulher em seu devido lugar

The Marvelous Mrs Maisel Crítica final
Imagem: Divulgação.

The Marvelous Mrs. Maisel sempre foi sobre a evolução feminina. Sobre o lugar da mulher perante a sociedade masculina, e como que as lutas desde a década de 1950 foram extremamente importantes para alcançar o que se tem hoje. E que convenhamos, ainda é bem desigual.

Leia também: Crítica: FUBAR é uma das piores séries que a Netflix já fez

A história de uma mulher, recém-separada, que larga a vida de esposa e dona de casa parar virar comediante stand up poderia parecer sem apelo ou bobinha. Mas, por trás de cada fala, ou de cada gesto da protagonista Midge Maisel (Brosnahan), a série colocou a mulher em seu devido lugar. Não importa para quando na história estamos olhando.

Embora The Marvelous Mrs. Maisel possa sim ter perdido o fôlego em algum momento entre a terceira e quarta temporadas, a quinta temporada é definitivamente algo magistral de se acompanhar. Uma temporada sem erros, que mirou no improvável e no ousado, ao trazer flashs do futuro. Chamar Amy Sherman-Palladino de revigorante neste texto soa tudo, menos redundante.

O grande acerto da temporada final de The Marvelous Mrs. Maisel

The Marvelous Mrs Maisel 5 temporada serie
Imagem: Divulgação/Prime Vídeo.

Geralmente, algumas séries de TV deixam para resolver as pendências ou explicar percalços no caminho durante o episódio final. E The Marvelous Mrs. Maisel segue o caminho contrário – o que foi uma decisão acertada.

Dessa forma, ao longo da quinta temporada, vamos montando um quebra cabeça sobre como é o final de Midge. Logo no primeiro episódio já descobrimos a resposta da grande pergunta que martelou os fãs: a Sra. Maisel fica famosa? A resposta é sim. Ela alcança o sucesso e se torna uma lenda no ramo.

Mas a forma como ela consegue é que se torna um mistério. Outra pergunta, então, surge quando os fãs descobrem que Midge e Suzie (a incrível Alex Borstein) se separam em algum ponto do caminho. Quando e como é que se torna a dúvida do espectador.

Diante disso, os episódios finais tratam da subida de Maisel. Desde a ida para o programa de Gordon Ford (Reid Scott), os fãs tinham ali a resposta para a grande pergunta. Sairia dali o seu sucesso. E o episódio final explica e delimita isso com uma sutileza que, até o último instante há uma dúvida sobre como vai acontecer. Então, quando acontece é mágico.

Mas Midge não só alcançou o sucesso. Ela alcançou o respeito – seja dos pais ou do ex-marido, mas principalmente de si mesma. Ela sempre acreditou em si como uma comediante, mas o reconhecimento do público era o que faltava. Depois de passar por tantos perrengues, por tantos locais “baratos” ou sem prestígio, Midge conquistou o mundo. E ela mereceu!

Tetas para cima

The Marvelous Mrs Maisel série datas 5 temporada
Imagem: Divulgação.

Entre alguns pontos, The Marvelous Mrs. Maisel tratou de explicar que o “casal da série” não era Midge e Joel (Michael Zegen), ou tão pouco Midge e Lenny Bruce (Luke Kirby). Sempre foi Midge e Suzie.

Embora a separação tenha estremecido a relação delas por um tempo, o final foi sobre esse reencontro. E foi sobre a companhia uma para outra, que estiveram juntas até o fim. Um final lindo e emocionante como a série merece.

Além do sucesso de Midge, não só o episódio final como a temporada em si tratou de dar destaque e bons momentos para Abe (Tony Shalhoub) e Rose (Marin Hinkle). O empenho da dupla foi tão gratificante que a maioria das cenas em que gargalhei eles estavam presentes.

Como não mencionar o casamento da empregada Zelda, com Abe e Rose – grandes representantes da classe média alta na década de 1950, descobrindo que agora eles precisariam fazer as tarefas de casa, uma vez que a empregada não mais faria.

The Marvelous Mrs. Maisel é uma série única e genial. E isso é provado por cada um de seus integrantes, que completam um time de atores e personagens incríveis, e que farão falta na TV. Embora a quinta temporada não seja “a melhor temporada”, ela foi a temporada necessária, ideal e satisfatória para encerrar com chave de ouro uma trajetória de sucesso.

Tetas para cima, obrigado e boa noite! Já sinto saudades, senhora Maisel.

Nota da temporada: 4.5/5

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.