The Undoing encerrou sua trama de forma amarga?
Chegamos ao final de The Undoing. Essa minissérie da HBO foi um grande presente para o fim de ano e uma aposta certa do canal. Sem dúvidas, uma parceria de sucesso com o roteirista David E. Kelly, que ganhou muitos prêmios pela badalada Big Little Lies.
Continua após as recomendações
Aqui no Mix, resenhamos os três primeiros episódios separadamente. Agora, voltamos para comentar a reta final e o desfecho. Mas mesmo que tenha sido bom, mais alguém ficou com um gostinho de “poderia ser melhor”?
O julgamento tomou conta da ação
Os episódios 04 e 05 de The Undoing, basicamente, foram tomados pelo julgamento de Jonathan. E isso não foi algo ruim. A série trabalhou bem este cenário, junto de seu núcleo, criando excelentes momentos. Mas, infelizmente, tanto o episódio 04 quanto o 05 serviram apenas para “enrolarem”. Isso porque, definitivamente, não acrescentaram muito à trama. Eles até prenderam o público e trouxeram reviravoltas de tirar o fôlego. Mas, ao final, vimos que de nada serviram.
Continua após a publicidade
Durante o julgamento, Jonathan se manteve na inocência. Enquanto o texto da série brincou com o público sobre a possibilidade de outras pessoas serem o assassino. Grace, por exemplo, foi vista passando perto da casa de Elena pouco depois do crime. E ela garantiu que foi apenas uma coincidência infeliz. Afinal, ela costuma andar e fazer “passeios noturnos”. Já no fim do quinto episódio, no entanto, uma outra bomba foi jogada. A marreta do crime foi encontrada, no guarda roupa de Henry.
A série, afinal, foi sobre a sociopatia
O último episódio, que acabou sendo o mais longo da série, terminou com uma mensagem: a série era sobre um sociopata. Sim, no fim do episódio, descobrimos que, mesmo após todo o jogo de “quem matou”, Jonathan era realmente o culpado. Mas ele se manteve frio o tempo todo. E, com o charme de Hugh Grant, conseguiu confundir todos ao seu redor – incluindo o público.
Mas é possível perceber como a frieza de Jonathan era grande. Durante o episódio final, Henry explicou que achou a marreta na casa de passeio da família e que lavou para tirar o sangue – duas vezes. Ele sabia que tinha sido o pai e fez isso na intenção de tentar ajudar. Mas Jonathan, em um ato de crueldade, chegou a fazer as pessoas ao seu redor a duvidarem do próprio filho.
Mais tarde, no julgamento, Grace entendeu o que estava acontecendo. E utilizou sua amiga para ficar no centro do redemoinho e ser interrogada. Mas Jonathan não imaginava que ela poderia “queimar” qualquer resquício de dúvida a favor de seu marido, mostrando que ele era realmente frio. Todos os indícios estavam ali. Desde a morte de sua irmã, quando ele tinha 14 anos, até o fato de ter mentido sobre seu caso, ser pai da bebê de Elena e, mais recentemente, acusado o próprio filho. Um homem, capaz dessas atrocidades, pode tudo.
Final bem articulado… mas faltou algo?
A parte final criou uma tensão quando Jonathan percebeu que seria sentenciado. Então, ele tratou de pegar o filho, o colocou dentro de um carro e saiu dirigindo em fuga. E em um tom suicida, quase bateu o carro várias vezes. A cena foi empolgante, que culminou com o personagem parando o carro e quase se jogando da ponte. Nicole Kidman, aliás, brilhou mais do que tudo ao interpretar uma mãe que viu seu filho em perigo.
Porém, o desfecho foi simples. Jonathan recuou e acabou sendo algemado. E foi isso. Não vimos um desdobramento dessa prisão. Não vimos o impacto da verdade na esposa e filho. O que acabou gerando um sentimento de, “foi isso?”.
Pois é. The Undoing, no final das contas, era sobre sociopatia. O impacto maior era para que isso fosse diretamente no espectador, e não nos personagens que estavam em volta de Jonathan. Só que, infelizmente, isso não poderá funcionar para muitos que se dedicaram à série.
De qualquer forma, The Undoing foi ótima. Mais uma joia rara no catálogo do HBO Go e, sem dúvidas, uma forte aposta para o Emmy 2021. No final das contas, valeu a pena!
E você, o que achou do final de The Undoing? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.
- Além disso, siga nossas Redes Sociais (Instagram, Twitter, Facebook).
- Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.