Crítica: Final de The Undoing foi bom, mas poderia ser melhor

Crítica The Undoing 1x06

The Undoing encerrou sua trama de forma amarga?

Chegamos ao final de The Undoing. Essa minissérie da HBO foi um grande presente para o fim de ano e uma aposta certa do canal. Sem dúvidas, uma parceria de sucesso com o roteirista David E. Kelly, que ganhou muitos prêmios pela badalada Big Little Lies.

Continua após publicidade

Aqui no Mix, resenhamos os três primeiros episódios separadamente. Agora, voltamos para comentar a reta final e o desfecho. Mas mesmo que tenha sido bom, mais alguém ficou com um gostinho de “poderia ser melhor”?

Continua após a publicidade

O julgamento tomou conta da ação

Os episódios 04 e 05 de The Undoing, basicamente, foram tomados pelo julgamento de Jonathan. E isso não foi algo ruim. A série trabalhou bem este cenário, junto de seu núcleo, criando excelentes momentos. Mas, infelizmente, tanto o episódio 04 quanto o 05 serviram apenas para “enrolarem”. Isso porque, definitivamente, não acrescentaram muito à trama. Eles até prenderam o público e trouxeram reviravoltas de tirar o fôlego. Mas, ao final, vimos que de nada serviram.

Continua após publicidade

Durante o julgamento, Jonathan se manteve na inocência. Enquanto o texto da série brincou com o público sobre a possibilidade de outras pessoas serem o assassino. Grace, por exemplo, foi vista passando perto da casa de Elena pouco depois do crime. E ela garantiu que foi apenas uma coincidência infeliz. Afinal, ela costuma andar e fazer “passeios noturnos”. Já no fim do quinto episódio, no entanto, uma outra bomba foi jogada. A marreta do crime foi encontrada, no guarda roupa de Henry.

A série, afinal, foi sobre a sociopatia

O último episódio, que acabou sendo o mais longo da série, terminou com uma mensagem: a série era sobre um sociopata. Sim, no fim do episódio, descobrimos que, mesmo após todo o jogo de “quem matou”, Jonathan era realmente o culpado. Mas ele se manteve frio o tempo todo. E, com o charme de Hugh Grant, conseguiu confundir todos ao seu redor – incluindo o público.

Continua após publicidade

Mas é possível perceber como a frieza de Jonathan era grande. Durante o episódio final, Henry explicou que achou a marreta na casa de passeio da família e que lavou para tirar o sangue – duas vezes. Ele sabia que tinha sido o pai e fez isso na intenção de tentar ajudar. Mas Jonathan, em um ato de crueldade, chegou a fazer as pessoas ao seu redor a duvidarem do próprio filho.

Mais tarde, no julgamento, Grace entendeu o que estava acontecendo. E utilizou sua amiga para ficar no centro do redemoinho e ser interrogada. Mas Jonathan não imaginava que ela poderia “queimar” qualquer resquício de dúvida a favor de seu marido, mostrando que ele era realmente frio. Todos os indícios estavam ali. Desde a morte de sua irmã, quando ele tinha 14 anos, até o fato de ter mentido sobre seu caso, ser pai da bebê de Elena e, mais recentemente, acusado o próprio filho. Um homem, capaz dessas atrocidades, pode tudo.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Crítica The Undoing 1x06

Final bem articulado… mas faltou algo?

A parte final criou uma tensão quando Jonathan percebeu que seria sentenciado. Então, ele tratou de pegar o filho, o colocou dentro de um carro e saiu dirigindo em fuga. E em um tom suicida, quase bateu o carro várias vezes. A cena foi empolgante, que culminou com o personagem parando o carro e quase se jogando da ponte. Nicole Kidman, aliás, brilhou mais do que tudo ao interpretar uma mãe que viu seu filho em perigo.

Porém, o desfecho foi simples. Jonathan recuou e acabou sendo algemado. E foi isso. Não vimos um desdobramento dessa prisão. Não vimos o impacto da verdade na esposa e filho. O que acabou gerando um sentimento de, “foi isso?”.

Pois é. The Undoing, no final das contas, era sobre sociopatia. O impacto maior era para que isso fosse diretamente no espectador, e não nos personagens que estavam em volta de Jonathan. Só que, infelizmente, isso não poderá funcionar para muitos que se dedicaram à série.

De qualquer forma, The Undoing foi ótima. Mais uma joia rara no catálogo do HBO Go e, sem dúvidas, uma forte aposta para o Emmy 2021. No final das contas, valeu a pena!

E você, o que achou do final de The Undoing? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.