Crítica: Identidade do Anjo Vermelho é revelada no 12×10 de Star Trek Discovery

Idenditade do anjo vermelho é revelada. Review do décimo episódio da segunda temporada de Star Trek Discovery, da CBS, intitulado "The Red Angel".

Imagem: CBS/Divulgação.

Caminhando para o fim da temporada, Star Trek Discovery traz uma surpreendente revelação sobre o Anjo Vermelho.

Velório da Airiam

Embora o desenvolvimento de Airiam não tenha sido o ideal (veja review passada), o seu velório teve um alto grau de emoção. Com certeza, uma das cenas mais emocionantes da série. A cada discurso, pudemos sentir o quanto aquela personagem significava para os demais. Grande atuação do elenco.

Entretanto, apesar da emoção em cada voz, uma ficou faltando. Ainda que tenha pouco tempo de Discovery, Pike poderia ter falado. A voz do líder da tripulação não foi ouvida. Uma pena.

Apesar de todos os belos discursos, o canto de Saru deu uma beleza (ainda que triste) ainda maior para a cena. Cada vez mais os Kelpianos se mostram uma das raças mais interessantes do universo de Star Trek.

A crise de identidade de Culber

O doutor Culber continua enfrentando todas as consequências de seu retorno dos mortos. Por mais que doa ver Stamets sofrendo por seu amado, é compreensível que o médico esteja em uma crise.

Histórias envolvendo renascimento ou ressurreição não é novidade na ficção televisiva. Entretanto, cada série trabalha o assunto da sua maneira. Em Discovery, optaram por mostrar que o processo deixa o personagem com dificuldade em se conectar com sua vida antiga.

É natural que esse processo não seja curto, além do fato de que não é garantido que ele um dia vá se sentir confortável com sua vida antiga novamente. Esperamos que sim. Mas tem sido bem legal a forma como a série tem trabalhado com isso. Mostrando o desenvolvimento do personagem.

Ainda é cedo para saber se essa nova realidade do personagem vai ser importante para a história central da série. Mas vejo com bons olhos o destaque dado a isso.

Identidade do Anjo Vermelho em Star Trek: Discovery

Finalmente a identidade do misterioso personagem foi revelada. Ainda que o episódio nos levou a acreditar que o anjo era Michael, o final nos revelou ser na verdade sua mãe.

Isso nos leva a algumas hipóteses e questionamentos. Primeiro, segundo Tilly as informações genéticas do anjo eram totalmente compatíveis com a comandante. Ou seja, teria sido um erro de Tilly? Afinal, por mais que mãe e filha tenham materiais genéticos parecidos, eles não são exatamente iguais.

Até pouco antes da revelação, várias teorias passavam pela minha cabeça. Inclusive quando o anjo aparece, a minha primeira impressão era de que a personagem na verdade era uma versão mais velha de Michael. Ao virar o rosto e mostrar outra atriz, surge a dúvida: seria ela a mãe de Michael ou sua versão mais velha. Se é sua versão mais velha, por que escolher outra atriz?

Segundo, caso seja a mãe de Michael, por que ela apareceu para Spock ainda criança? Por que aparecer naquele momento seria importante para evitar o fim da galáxia? Por isso, acredito que não é tão simples como parece. Ainda coloco em dúvida essa revelação.

Terceiro, como a série vai lidar com as linhas temporais? Afinal, se o Anjo Vermelho vem do futuro, não seria óbvio que ela já soubesse o que aconteceria? Então, porque se permitiria ser capturada, sabendo que Michael não morreria?

Star-Trek Discovery caminha para o fim de sua segunda temporada e os próximos episódios devem esclarecer todas essas dúvidas. Continue acompanhando as notícias e reviews da série aqui no Mix de Séries.

Obs.: No momento “WTF” do episódio, o que foi a cena do Leland perdendo os olhos?

r

Sobre o autor
Avatar

Matheus Ronconi

Paulista, nerd, viciado em séries e fã do Rei Leão e do Homem-Aranha. No Mix escrevo sobre The Big Bang Theory e Star Trek: Discovery.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!