Crítica: Melhor que Grey’s Anatomy? “Sob Pressão”, da Globo, é excelente
Crítica da estreia da segunda temporada de Sob Pressão, da Globo.
[spacer height=”10px”]
Bom, aqui no Mix de Séries nós amamos um drama médico, e são várias as histórias que fazem parte do nosso catálogo de favoritas: Greys Anatomy, ER, The Good Doctor, House, The Resident, a estreante New Amsterdam e, claro, Sob Pressão, que semana passada estreou sua segunda temporada.
Apesar de ser uma série médica, podemos dizer que o programa originado no filme de mesmo nome é muito mais do que isso.
Corrupção, suspense e drama. Muito drama, mas drama pesado mesmo. Já na estreia da segunda temporada, vimos um deputado comprar uma ambulância com dinheiro público para negociar consultas para seus eleitores e protegidos. Também vimos a dificuldade do sucateamento dentro do SUS. Além do perigo da violência sempre presente em um hospital ao lado de uma favela dominada pelo tráfico de drogas. E no meio dessa história, a perda de um amor durante a guerra urbana que fez todo mundo chorar, além de mais um beijo gay na Globo para horror da família tradicional brasileira.
O que mais impressiona na série é a sua crueza, sua realidade. Não é novidade da forma que funciona a saúde brasileira: apesar do SUS ser o maior sistema público de saúde do mundo, ele carrega em sua estrutura diversos problemas, e são esses problemas que vemos em todos os episódios da série.
Evandro é mais que um médico, é um MacGyver do bloco cirúrgico, ele dribla as carências com muita criatividade
Carolina, que sofreu tanto na primeira temporada, encontrou o amor do lado do médico, mas quem disse que seria algo fácil, né? Já no início da temporada, eles passam por um baita perrengue. Não está nada fácil para o personagem de Bruno Garcia também, que no início da temporada leva para casa um presente especial.
Novos personagens também chegam para abalar o hospital, como a nova gestora interpretada por Fernanda Torres.
De longe uma das melhores séries da atualidade – ou até da história da nossa dramaturgia
Sob Pressão mais uma vez prende atenção com temas atuais, doídos e verdadeiros, como criminalidade, depressão pós-parto, corrupção, racismo, machismo, homofobia, transsexualidade, aborto e outras questões sempre presentes no ambiente hospitalar e também na nossa tão complicada, e por vezes até doente, sociedade.
Para os fãs de séries médicas, é uma excelente pedida. Mostra a qualidade das produções brasileiras, reflete a nossa realidade e proporciona ao espectador um ótimo entretenimento. Já pode falar que é melhor que Grey’s Anatomy?