Crítica: Passado e presente se encontram no 1×05 de Superman & Lois

Superman & Lois 1x05

Superman & Lois ou Smallville?

Quando vi que o quinto episódio dessa primeira temporada de Superman & Lois se chamaria The Best Of Smallville, logo presumi que seria um episódio recheado de nostalgia. Não é que eu acertei?

Continua após as recomendações

Tudo girou em torno de um dos eventos mais aguardados de Smallville, o Festival da Colheita. No entanto uma coisa que achei bacana que finalmente abordaram, que inclusive serviu de fio condutor para o início da série: a morte de Martha Kent.

O fato de Clark já ter deparado com um de seus filhos também tendo super poderes, fez com que o luto de sua perda fosse deixado para trás. Sinceramente achei meio estranho, mas né, pensei comigo: prioridades.

Continua após a publicidade

A importância de Martha Kent

Todos sabemos o quão importantes foram Jonathan e Martha Kent na vida de Clark, por isso achei bacana a abordagem que fizeram em cima da personagem. Os flashbacks foram essenciais para acompanharmos a construção do protagonista ao herói que se tornou.

Em vários momentos passado e presente se encontravam e entrelaçavam seus caminhos. Eu particularmente amei a dinâmica adotada nesse plot de Clark, pois muito me lembrou This Is Us. 

A versão adolescente que vimos do Homem de Aço é algo totalmente diferente daquele que vimos em Smallville. Ao meu ver, muito lembrou em partes o Peter Parker do primeiro Homem Aranha de Tobey Maguire.

Como qualquer adolescente, Clark teve seus momentos de revolta. Entretanto, Martha estava sempre ali para seu filho, não importa quais as circunstâncias. Que mulher, gente! Em contrapartida foi bacana de ver esse lado dele também, pois até agora estava tudo muito perfeito, modelo de referência. Foi necessário mostrar suas imperfeições e vulnerabilidades que o levaram a ser o que ele se tornou hoje em dia. O melhor de tudo, que sua mãe nunca, em hipótese alguma, o deixou.

Imagem: The CW/Divulgação

Jonathan e os refrescos

Mas esse episódio não foi apenas para honrar a memória de Martha Kent. Paralelo a isso vimos os filhos de Clark socializando no primeiro evento deles já como moradores de Smallville.

Quem acompanha minhas reviews sabe perfeitamente o quanto eu exalto Jonathan por conta de suas atitudes perante a Jordan. Entretanto convenhamos que ele estava meio que sendo ofuscado a cada episódio que passava.

Uma coisa que gostei foi que finalmente ele teve o seu próprio momento. Após ter visto seu relacionamento à distância entrar em crise, o garoto enfim explodiu. Convenhamos, Jordan tem tido uma evolução surpreendente, da água para o vinho, contudo as coisas foram rápidas demais, ao meu ver. Do nada ele ganhou um destaque no mínimo superestimado.

Cansado de ser o filho e irmão compreensivo, Jonathan explodiu. Eu sinceramente já esperava por isso, mas achei que seria mais próximo da season finale. Desse momento, ele então decidiu ter atos de rebeldia durante a festa da colheita, o que nos levou novamente ao passado de Clark. Assim como o filho, ele também teve um momento semelhante e precisou de tal atitude.

Apesar de tudo, Jonathan acabou retornando ao garoto exemplar de sempre. No entanto aguardo que ele tenha mais destaque e de forma reconhecida nos próximos episódios e, principalmente, na próxima temporada.

Lois em perigo, pra variar

Com todo um evento rolando em Smallville, Lois focou em seu lado festivo e esqueceu dos problemas, certo. Errado, erradíssimo! Se ela não se metesse em problemas não seria Lois Lane, não é mesmo?

Entretanto dessa vez as coisas não tiveram totais ligações com Morgan Edge. Dessa vez teve com ninguém menos que Lex Luthor da outra Terra, que ainda insisto que tem ligação com Elseworlds.

O vilão está cada vez mais próximo de Clark, e dessa vez ele está conseguindo se aproximar do principal ponto fraco do nosso herói, além da kryptonita. Como já estamos perto da season finale, acredito que a partir de agora sua presença será mais constante, e talvez estaremos mais próximos de saber o porquê dele estar presente na mesma Terra do Lex de Jon Cryer, o oficial do Arrowverse.

Considerações finais

  • Superman & Lois retorna agora apenas em maio, com os últimos episódios da temporada;
  • Por mais que seja algo “besta”, eu me emocionei com a homenagem que Martha ganhou com um banco de praça em seu nome. Podem me julgar;
  • Após ter ficado comportada, pero no mucho, no episódio passado, a Lana oferecida voltou a esse episódio. Sinceramente? Até que estou gostando.

E então, você gostou do episódio?  Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

Nota do Episódio9
9