Crítica: Por Trás de Seus Olhos confunde, mas é uma ótima série

Por Trás de Seus Olhos Crítica

Série vale a maratona

De vez em quando, a Netflix resolve ousar em produções, e Por Trás de Seus Olhos é talvez a mais recente aposta neste caminho.

Continua após publicidade

Não que ela seja uma série extraordinária, ou livre de clichês. Aliás, clichês estão por todo lado na série. No entanto, ela consegue fugir do esperado ao entregar uma trama inesperada em seu desfecho, fazendo com o que o clichê que ela mostra no início se torne, na verdade, algo novo.

Continua após a publicidade

Com isso, Por Trás de Seus Olhos confunde o espectador. É aquele tipo de série que você acaba tendo de pesquisar sobre o final (explicamos ele tim-tim por tim-tim, aliás). Mas te mantém preso do início ao fim. E acredito que esse talvez seja o maior elogio que uma série possa receber.

Continua após publicidade

História simples, mas que intriga

No primeiro episódio de Por Trás de Seus Olhos, a história apresenta Louise. E entendemos que grande parte da ação irá girar sob a perspectiva dela, uma secretária divorciada, que tem um filho e um emprego como secretária de meio expediente.

Sua vida aparenta ser extremamente monótona e ela resolve um dia sair para se divertir com uma amiga. E, enquanto leva um bolo no bar, ela acaba conhecendo um rapaz extremamente charmoso e atraente, David. Envolvida momentaneamente, a noite termina com um beijo que o rapaz interrompe, dizendo não poder.

Continua após publicidade

Essa saída poderia ser esquecida facilmente se, na manhã seguinte, Louise chegasse no trabalho e não desse de cara com David. Sim, David é o seu novo chefe – um psiquiatra, que trabalhará na clínica em que ela é secretária. A situação, porém, fica ainda mais esquisita quando ele vai conhecer o local com a esposa. Sim, ele é casado.

Até aqui, nada mais clichê do que uma secretária que se envolve com o chefe e descobre que ele casado. Mas os desdobramentos dessa relação é que surpreendem – e de uma forma sobrenatural.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!
Por Trás de Seus Olhos elenco
Imagem: Divulgação.

A conexão entre eles

Logo depois de estabelecer Adele e David, somos apresentados à Adele, uma mulher enigmática que aparenta esconder um segredo. Na verdade, ela é uma paciente psiquiatra, e que precisa tomar um remédio que David a fornece, sempre no mesmo horário. Aliás, rotineiramente, David liga para casa, no mesmo horário, para saber se ela está lá.

Adele aparenta ser muito apaixonada por David, mas este amor não é muito correspondido. E é por isso que David se encanta com Louise, e a conexão entre eles é arrebatadora.

Só que Adele percebe o que está acontecendo e, por sorte do acaso – ou não -, acaba entrando na vida de Louise. Logo, a secretária se vê presa a este triângulo, em que se torna amante do chefe, e amiga da esposa dele, sem um ou outro saberem.

Mas, à medida que os primeiros episódios passam, entendemos que Adele não está tão “aleatória” quanto pensamos.

Por Trás de Seus Olhos 2 temporada
Imagem: Divulgação

História no passado ajuda a contextualizar

Por Trás de Seus Olhos tem um trunfo interessante que é apresentar o passado de Adele, enquanto ela estava internada em uma clínica psiquiátrica. Lá, ela conhece Rob, e o introduz na vida de David.

É, então, que as reviravoltas começam a ser exploradas.

Existe uma interação forte entre Rob e Adele, e a série constrói um arco interessante que aborda os problemas mentais da moça, e como ela busca a cura para que viva um amor com David. Ao mesmo tempo, a obsessão de Rob pela felicidade de Adele – e uma relação com David – se torna um motor assustador, e que faz sentido ao final, quando entendemos a dimensão da história por completo.

Obviamente, não vou entregar os spoilers aqui – temos um texto comentando sobre isso. E acho que a grande sacada da reviravolta da série é justamente surpreender o público com isso.

Mas, digamos que Rob ensina Adele a “sair de seu corpo”, através dos sonhos, encontrar uma porta, e por ali vivenciar a realidade e o que está acontecendo em tempo real. Estranho, não acham?

Pois bem. Tal “poder”, na verdade, é grandioso e permite que a pessoa que domine essa técnica faça coisas inimagináveis. E até mesmo trocar de corpo. Assim, fica aqui a deixa sobre as grandes reviravoltas.

O ritmo da série não é lento, mas também não é o dos mais acelerados. Só que, com apenas seis episódios, Por Trás de Seus Olhos se torna uma excelente opção no catálogo da Netflix.

E você, gostou da série? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.