Crítica: Slow Horses estreia sua excelente 2ª temporada
Os piores espiões estão de volta para seu 2ª ato de tramas conspiratórias e traições, Slow Horses entrega mais uma excelente temporada.
Antes de mais nada, o espião mais mal-humorado e ranzinza está de volta, Jackson Lamb interpretado gloriosamente por Gary Oldman em Slow Horses. Além disso Oldman pode estar em seus últimos momentos em frente às câmeras. Há rumores de sua aposentaria após o término deste projeto.
Antecipadamente você precisa saber que Slow Horses consegue contar uma excelente história sobre espiões. Entretanto, muito longe do glamour de um 007, por exemplo.
Além disso, vale muito a pena assistir a primeira temporada já disponível na plataforma APPLE TV+. Sobretudo quando estamos de volta ao pior escritório de todo o serviço secreto britânico, a Slug House, onde os piores espiões do país se encontram quase como que em um castigo.
Enredo e Elenco
Bem como mostra sua melhor forma, o escritor Will Smith consegue fazer todos os personagens do núcleo da Slug House terem seus momentos de brilho em Slow Horses. Ao passo que consegue contar toda a trama e amarrar as pontas soltas em apenas 6 episódios, sem precisar atropelar a história.
Frequentemente, faz críticas a posições políticas que envolvem o próprio país, Slow Horses não tem medo de transitar e trabalhar com assuntos plenamente atuais.
Além disso, Jack Lowden brilha novamente como River Cartwright, sendo ele um excelente espião com toques de desastre ao mesmo tempo. Então, temos Kristin Scott como uma raposa astuta como vice-diretora do serviço secreto britânico. Saskia Reeves ganha ainda mais importância que deixa de ser apenas uma secretaria de Lamb.
Por outro lado, Gary Oldman mostra talento em manter a personalidade abjeta de Lamb, ao mesmo tempo que somos capazes de nos ver em nuances de sua personalidade. Constantemente somos capazes de rir com as trapalhadas dos seus subordinados e conseguimos compreender a razão que os mantém isolados como Slow Horses.
Espiões nunca ficam sem trabalhar em Slow Horses
Assim como na temporada passada, a missão meio que cai no colo dos Slow Horses. Contudo, dessa vez o assunto é ainda mais pessoal para o sarcástico Lamb, que ainda mantem os banhos escassos e a higiene pessoal no mínimo.
Da mesma maneira que é marca da série, a sequência inicial do primeiro episódio é tensa e dita todo o ritmo dos 6 episódios da 2ª temporada. Entretanto, é algo muito pessoal quando um espião aposentado simplesmente morre de forma quase natural. Porém, não sem antes enviar um aviso a Lamb em Slow Horses.
Ocasionalmente, o caso terá um desdobramento ainda muito maior e, por incrível que pareça, os piores espiões são os únicos que podem chegar a fundo da verdade.
Slow Horses em ação
Conforme a aventura avança, um velho inimigo ressurge com força total. Da mesma forma que algumas séries voltaram a pintar a Rússia como grande vilã, Slow Horses segue a mesma linha.
Segundo a mensagem recebida, Lamb teme que um antigo protocolo de espiões adormecidos dentro da Inglaterra tenha sido reativado e, por isso, seu amigo foi morto. Por outro lado, Webb convoca Min e Louisa para uma missão secreta para formar uma aliança com um ativo russo.
Eventualmente, com a amarração da trama, é de se imaginar que tudo em algum ponto se mistura e deixa tudo um grande caos nas mãos dos Slow Horses. Assim como a culpa caso algo saia errado.
Enquanto cada cena tem um requinte de qualidade, todas são pensadas para dar sentido na trama, sem que haja tempo a perder em tela.
Por vezes em Slow Horses a fotografia transita em uma certa altura da temporada entre uma caótica Londres e uma pacata cidade de campo do interior da Inglaterra. Por onde Cartwright investiga os rastros de um espião russo adormecido.
Todavia, a genialidade dos velhos tempos é colocada a prova para Lamb em Slow Horses, quando um membro da sua equipe é morto em serviço. Enquanto outro está bem no meio de espiões inimigos.
No fim, são os melhores
Após a trama ser descoberta, Lamb também percebe que foi passado para trás. Porém, consegue reverter o jogo entre espiões, mas cabe ao restante dos Slow Horses serem capazes de terminar suas respectivas missões.
Sob o mesmo ponto de vista, Cartwright ganha um protagonismo quase do mesmo tamanho que o do personagem de Gary Oldman e torna um possível substituto a longo prazo de Lamb. Porém, seus erros primários ainda o mantém alguns degraus abaixo de seu odioso chefe.
Como resultado, a 2ª temporada de Slow Horses evolui muito e a considero ainda melhor que a primeira. Desse modo, é uma guerra entre espiões que mal sabem quem é o verdadeiro inimigo, se é a própria agência ou estrangeiros.
Definitivamente, Slow Horses é feita para aqueles que amam o gênero de espionagem sem o glamour Hollywoodiano. Por fim, já temos o trailer da 3ª temporada disponível para apreciação e nos deixar na expectativa para mais uma missão com os piores espiões da Inglaterra.
Por último tem-se também a notícia de que a 4ª temporada de Slow Horses está garantida!
NOTA 5/5.