Crítica: Sob Pressão – Plantão Covid emociona na parte 1

Sob Pressão – Plantão Covid foi um presente para fãs e profissionais!

Impossível não se envolver e emocionar quando o assunto é Sob Pressão. A série de consolidação na mídia brasileira veio as telas da Globo para sua sessão especial. Baseada no momento da pandemia e filmada durante os últimos quatro meses, a série traz um pouco das angústias do momento. Não só para os fãs, mas também para os profissionais que tanto estão lidando com a pandemia em seu dia a dia.

Alguns meses atrás

Como já dito na coletiva exclusiva de Sob Pressão que participamos na última semana, a série tem seu foco no momento intermediário da pandemia. Sua história se passa por volta dos meses de maio e junho, quando muita coisa ainda era desconhecida e o medo se instalava sobre todos nós. Sabemos bem que hoje as coisas não estão bem assim por uma questão político-social que não vale a pena se discutir por aqui.

Todavia, a série traz uma abordagem super importante ao relatar as dificuldades de hospitais de campanha como o que foi produzido. Assim como na primeira temporada com o tomógrafo, contudo, de uma forma mais sutil, a série relata um pouco de como é feita a corrupção dentro de um sistema de saúde. Uma crítica super importante, mas que não deve abalar as estruturas de um sistema de saúde ainda em formação e com excelente base como o SUS.

Vivendo por si e pelos outros…

Se fossemos elencar momentos emocionantes do episódio, poderíamos ficar discutindo o dia inteiro. Isso porque a série veio de encontro a realidade vivida por diversos profissionais da área que vivem suas vidas em hospitais como aquele. A pandemia foi algo novo para todos e muito teve que se adequar. Claro que a dramaturgia não é perfeita e alguns erros técnicos da área da saúde foram cometidos nas cenas de intubação e ressuscitação. Contudo, não estamos aqui para julgar a produção com duras pedras e sim para enaltecer a beleza e o intuito de sua filmagem.

Continua após a publicidade

Imagem: Globo/Divulgação

Este especial foi, sim, um excelente presente a quem por muito passou durante estes meses. Sejam para os profissionais mais frios que se sentiram na pele da Marjorie com o sorriso final no meio de turbulências pessoais; para os mais emotivos que entenderam o que Charles passou ao ver seus pacientes partindo de forma rápida; ou sejam para os fãs que entenderam o medo de Daiane de deixar sua mãe sozinha em casa no meio de todo o caos. Todos nós de alguma forma nos vimos representados em algum momento por essa incrível produção.

O que pode ocorrer?

Como muito bem vimos, Evandro se contamina e necessita de um respirador. Sem querer estragar as surpresas da próxima semana, mas ele sairá dessa situação. Foi a nós revelado que não haverá mortes e espero que a produção cumpra com essa informação. Mas não deixa de ser emocionante e preocupante. Médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de limpeza e porteiros. Todos que deram suas vidas pela saúde dos outros também podem adoecer. Nunca devemos subestimar nossa vida, principalmente diante de algo tão desconhecido e potente.

Mas nossas esperanças são pautadas na capacidade de Carolina, Décio, Mauro, Charles, Keiko, Rosa e Marisa. O elenco de peso foi capacitado para a nova realidade e conseguiu transmitir muito bem os sentimentos pela tela. Afinal, essa é uma angústia mundial, que vive dentro de cada um de nós. No próximo episódio, teremos música inédita de Chico Buarque e Gilberto, como já foi confirmado pela produção. Além disso, acredito que poderemos ver um pouco mais de Mauro e Rosália dentro da produção. Os novos personagens prometem muito para o futuro da série.

Aguardo você em uma semana para mais informações e emoções dessa incrível produção. Ansioso para a Parte 2 de Sob Pressão Plantão Covid? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Nota do Episódio9
Primeira parte do especial de Sob Pressão - Plantão Covid, exibido na última terça (06/10/2020) pela Rede Globo e disponível no Globoplay.
9
Lucas Franco

Lucas Franco

Mineiro, Escorpiano, 20 Anos, Estudante de Medicina. Direto do Arkham Asylum para o Mix. Eterno fã de Chuck, E.R. e Friends (RIP). Por entre as madrugadas vive a dualidade dos estudos e das séries. No Mix, escreve as reviews de Quantico, The Good Doctor e Legends of Tomorrow.

1 comment

Add yours
  1. Avatar
    Arthur de Melo Barbosa 7 outubro, 2020 at 16:06 Responder

    Na verdade, a série foi gravada durante o mês de agosto, ao longo de 21 dias, e não “durante os últiomos quatro meses”, como foi escrito na Crítica. E o nome da personagem da Rberta Rodrigues é Marisa, e não Rosália.

Post a new comment