Crítica: Episódios 19×18 e 19×19 de SVU mostram que a série ainda está com tudo!
Review do décimo oitavo e décimo nono episódios da décima nona temporada de Law and Order: SVU, do canal NBC, intitulados "Service" e "Sunk Cost Fallacy".
[spacer height=”20px”]
Sempre inovando, com temas atuais e que sempre te deixa com a pulga atrás da orelha. Service e Sunk Cost Fallacy escancararam a realidade das vítimas de abuso pelo mundo. Mas, vamos por partes:
Militares envolvidos em um abuso devastador.
O episódio 19×18, Service, mostrou o quanto uma vítima estuprada ainda sofre para provar que realmente foi vitima de um crime. Se ela é uma prostituta então? Pior ainda.
Além de tudo que ela já passou, ainda tem que ser arrastada pela sarjeta pelos advogados de defesa. Confesso que foi difícil assistir o episódio. Tudo muito pesado. Principalmente ver pessoas que deveriam estar no mais alto padrão de caráter serem capazes de atrocidades como aquelas. Entretanto, admirei a coragem daquele soldado transgênero. Mesmo correndo o risco de ser humilhado por todo o pelotão e perder a sua carreira, ele acabou fazendo a coisa certa e ajudando a vítima.
Será que hoje em dia seria assim? Alguém no lugar dele faria o mesmo? O mundo precisa muito de pessoas que olhem menos para o seu próprio umbigo, as vítimas, mais ainda.
Violência domestica na equação!
Já o 19º episódio, Sunk Cost Fallacy, trouxe uma história que vemos todos os dias em nossos próprios jornais: o marido que abusa da família.
A volta de Alex Cabott trouxe grande impacto para a série. Mesmo que só para uma participação, a antiga ADA mostrou que ainda tem lugar cativo no coração dos fãs. Confesso que eu não esperava aquele final. Acho que nós temos a mania de sempre querer um happy ending para tudo, e a realidade não é bem essa.
Mas fiquei extremamente frustrada ao saber que o marido abusador, causador da morte da esposa, ainda conseguiu a guarda da criança. Como a Alex mesmo disse, é muito difícil ganhar em corte um caso de violência doméstica. Algumas vezes porque a própria vítima, com medo, decide retirar a queixa ou não testemunhar contra o agressor.
Até mesmo quando a mulher está disposta a dar a cara a tapa e enfrentar tudo e todos para obter justiça, muito frequentemente, esses homens saem impunes. Por quê?
Quem tiver a resposta, por favor, me diga. Gostaria muito de saber….
Fiquem agora com a promo do 20º episódio e deixei a opinião de vocês. Até semana que vem, povo!