Crítica: This Is Us destacou a ansiedade no episódio 4×11

Imagem do 4x11 de This Is Us
Imagem: YouTube/Reprodução

This Is Us misturou drama com suspense em seu novo episódio

Após um final misterioso da semana passada, This Is Us decidiu sair da sua zona de conforto e apresentou para nós um episódio digno de série de suspense.

Continua após publicidade

Digo isso, pois tivemos uma ótima carga de suspense com as cenas de Randall andando pelos enormes cômodos de sua casa com pouca iluminação.

Continua após a publicidade

Nunca iria imaginar que a série apresentaria um episódio voltado para esse aspecto. Foi uma grata surpresa e super cairia bem para o mês de Halloween. Mas percebemos que toda essa abordagem tinha algo maior por trás: mostrar como é conviver com a ansiedade. Para isso, tivemos um episódio focado todinho em Randall e, novamente, Sterling K. Brown não deixou a desejar em sua atuação.

Continua após publicidade

Precisamos falar sobre ANSIEDADE!

O drama, novamente, vem cumprindo seu dever “escolar” ao jogar para os telespectadores outro assunto de extrema importância. Muitas vezes vemos esses assuntos serem abordados em séries mais “adolescentes”, mas toda regra acaba tendo sua exceção, certo?! Em outros momentos, This Is Us já mostrou Randall sofrendo de ansiedade (beijos para Beth tratando isso com aquele maravilhoso exemplo das bolas de refrigerante), mas agora o assunto foi aprofundado.

Tudo começou quando Randall se deparou com um ladrão em sua casa. Isso foi o ápice para sua ansiedade desencadear e tirar sua paz interior. Tomarei a liberdade de falar aqui para vocês que é exatamente assim que acontece.

Continua após publicidade

Esse que vos escreve sofre de ansiedade (já sofri bem mais, mas a terapia ajuda MUITO) e posso garantir que me senti representado nesse episódio! O motivo de ter um intruso em sua casa fez Randall imaginar vários outros cenários do que poderia – ou não – ter acontecido. Exemplo disso é a cena em que ele visualiza o ladrão entrando no quarto e alisando Beth. Quem garante que isso realmente aconteceu? Ninguém, mas para uma pessoa que sofre de ansiedade é normal imaginar cenários, geralmente negativos, dos acontecimentos.

Uma pessoa ansiosa, por mais que esteja tudo certo, muito provavelmente irá criar teorias na cabeça de que algo está errado ou que algo dará errado em qualquer segundo. Isso é mostrado na série quando Randall fica checando a segurança de sua casa de minuto em minuto no seu celular.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Impotência

Outro fator comum é o fato de não conseguir dormir. Aliás, o corpo está cansado depois de um dia corrido, mas algo em sua mente fica te assombrando fazendo o cérebro não descansar e ficar imaginando coisas sem parar. Gostaria de destacar quando Randall menciona que se sente “IMPOTENTE”. Essa é uma palavra diária nas pessoas com ansiedade, ou seja, por mais que faça todas as coisas, ao final parece que nunca foi bom o bastante…

Por essas e outras que esse episódio tem um espaço especial em meu coração. Ansiedade, assim como a depressão, não é frescura! É algo sério e que toma conta da pessoa.

A importância da terapia

This Is Us mostra claramente qual o melhor caminho a seguir: terapia. Randall tem uma mentalidade tão aberta, mas sempre se recusou a procurar um terapeuta. Sabemos que infelizmente a sociedade carrega um grande “pré-conceito” em cima disso com aqueles argumentos arcaicos: “só louco procura um psiquiatra”, quando na verdade, TODOS NÓS deveríamos conversar com um.

Por mais que muitas vezes acabamos procurando alguns amigos para desabafar, como foi o caso de Randall procurar Kevin, essa nunca é a melhor opção, pois o amigo não tem a formação e muitas vezes não estará fornecendo aquela ajuda que você procura. Podemos observar isso quando Kevin pega a situação e começará a desabafar sobre a sua semana…

Lógico que ter apoio dos amigos e familiares é importante, mas nesse momento, Randall não precisa saber de mais problemas, mas, sim, colocar os dele para fora e tentar manter um controle sobre seus sentimentos! Saúde mental é a coisa mais importante. Se não estivermos bem com nós mesmo, o resto continuará dando errado. Ainda tenho esperança de que ele aceite procurar terapia para a série mostrar o quão isso é importante para todos.

O que esperar da “parte 2”?

Para quem não sabe, esse episódio foi dividido em duas partes. Para a sua conclusão, veremos o que de fato aconteceu com Kevin, já que o moço mostrou que sua semana foi bem turbulenta também… E esperamos ter um desdobramento na parte de Randall em procurar ajuda e conseguir controlar melhor sua ansiedade que carrega desde pequeno.

Continuem acompanhando nossas resenhas semanais e as notícias de suas séries aqui no Mix de Séries. Abaixo, você confere o vídeo promocional do próximo episódio.

Até o próximo texto!


 

nbc