Crítica: Ubbe mantêm a essência de Vikings no episódio 5×19

Imagem:History/Divulgação

O penúltimo episódio da 5ª temporada de Vikings leva Ubbe á um novo patamar

Já era esperada a vitória de Ubbe contra um dos reis Dinamarqueses em Vikings. Entretanto, a sequência dos fatos foi primordial para uma ótima luta. Não foi tão fácil como eu imaginava. Ele sofreu, e foi ótimo ver que não é só na aparência e nos trejeitos, mas ele também possui o temperamento de Ragnar.

Assim como o pai, abraçou o cristianismo. Contudo, ver Ubbe clamando por Odin/Thor no meio da luta foi sensacional. A sua aliança com Alfred não acabará por isso, e Ubbe se arriscou para impedir que uma grande guerra acontecesse. O rei de Wessex é grato por isso. Sendo assim, a terra agora é deles. O sonho de Ragnar enfim se concretiza e, para nós, fãs, é uma chama de esperança numa série que não anda tão bem assim.

Todos contra Ivar

promo do episódio passa a ideia de que Bjorn e Harald lutariam entre si ao longo do capítulo. E aconteceu – de uma forma bem decepcionante. Não que eu estivesse esperando que eles se matassem, contudo, a briga de egos em si, já era inútil. Vendo a moça separá-los, então, foi até engraçado.

Ainda sobre Bjorn, vê-lo agora com Hvitserk ao seu lado foi reconfortante. Foi como se a série voltasse aos trilhos. Os dois, que já sofreram poucas e boas na mão de Ivar, unem forças para acabar com o rei de Kattegat. E já era hora não é mesmo? Hvitserk passou boa parte da temporada estagnado e sob o controle do irmão. Será mesmo que o seu destino, assim como o vidente havia lhe confessado, é matar Ivar?

Imagem:History/Divulgação

Muito se comentava sobre a peculiar volta de Lagertha, sendo assim, a série resolveu explicar que, na verdade, ela havia fugido ao ver Heahmund ser morto. Ela havia, também, sido ferida. Sendo assim, ficou sob os cuidados de uma senhora de Wessex. Lagertha sabe que essa é a hora de seu retorno. Sabe que precisa novamente tentar derrotar Ivar. E, dessa vez, um grande exercito se une para tal.

Ivar e as consequências da morte de Baldur

Claro que Freydis sabe que foi Ivar que matou seu filho. Ele não disse, mas também não precisa. Não que ela merecesse o que passou, ela apenas caiu no plano que ela mesmo montou – enganá-lo. Apesar de todos os seus defeitos, Ivar é engenhoso, meticuloso e inteligente, ainda acho tolice qualquer um tentar trapaceá-lo.

Sendo assim, sua cidade ruma à ruína. Ele sabe que Hvitserk agora está ao lado do rei Olaf – já que eles deveriam ter voltado com um grande exercito e não fizeram. Com isso, 75% da série agora está contra ele.

A batalha final tem tudo para ser épica e a melhor da série. De um lado, um rei maluco que acha que é Deus – mesmo sendo um dos melhores personagens. E do outro, Lagertha, Ubbe, Bjorn, Harald e Hvitserk – claro, com seus exércitos.

Vikings já nos provou, em outros tempos, que nada é previsível. Seria Olaf confiável mesmo? Ou ele estaria mesmo ao lado de Ivar e apenas brincando com Hvitserk? E Harald? Até onde sua união com Bjorn vai? Ele ainda me parece estar ao lado de Ivar…

Eu deveria falar sobre a morte de Judith, mas se nem a série pareceu interessada em fazer isso, por que eu faria? Só lamento uma personagem tão boa ter um péssimo desfecho.

Confira a promo da season finale:

 

Tags Vikings

Share this post

Letícia Garcia

Paulista, porém mora na Carolina do Norte. Jornalista e apaixonada por séries e futebol. Grey's Anatomy é a série da vida, mas também é fã de Spartacus, Supernatural, Vikings e Friends. No Mix de Séries escreve as reviews de Vikings, Prison Break, 13 Reasons Why e Riverdale.