Crítica: Vikings encerra primeira parte da 6ª temporada com grande surpresa

Review do novo e décimo episódio da sexta temporada de Vikings, do canal History Channel, intitulados "Ressurection" e "The Best Laid Plans".

primeira parte da 6ª temporada de Vikings
Imagem: History Chanel/Divulgação

Primeira parte da última temporada de Vikings encerrou com grande surpresa

Após Hvitserk ser abandonado por Bjorn e Ubbe em Vikings, o jeito foi unir-se a Ivar. Mesmo que toda essa briga dos irmãos seja velha, certamente teremos muitas surpresas para os episódios restantes da trama. Sendo assim, novamente veremos Ivar e Hvitserk contra Bjorn. Embora muitos acreditem que na verdade Hvitserk esteja apenas usando Ivar para, assim, matá-lo quando ele menos esperar.

A grande luta se inicia

O exército de Oleg é inegavelmente maior que o de Kattegat. Apesar da luta ter sido muito bem narrada e as estratégias bem elaboradas, nada foi novo, e já havíamos visto isso antes. Ivar, mais uma vez, conseguiu entrar na mente de Bjorn e previu o plano que o rei de Kattegat usaria e assim, derrotá-lo. A trama repetiu a narrativa que usou na grande luta ao fim da 5ª temporada, onde os personagens saíram da batalha para um diálogo interno consigo mesmo.

Aliás, dentre esses diálogos, tivemos certamente o melhor do episódio: a conversa entre The Boneless e Ironside. Enquanto andávamos de um lado para o outro na guerra, vimos os dois em uma batalha interna ainda maior, questão de ego e poder. O triste foi Bjorn assistir tudo pelo que batalhou indo por água abaixo. Contudo a batalha precisa ser analisada de um ponto de vista diferente. Enquanto Ironside luta pelo legado de seu pai e seus deuses, Ivar por outro lado, tenta defender de alguma forma o que seu pai trabalhou para construir: uma ligação com o deus cristão. Mas é claro que temos que pontuar que no final os dois brigam apenas para ver quem tem mais poder.

PUBLICIDADE

Ademais, as cenas da batalha não foram explícitas, o que deixou muitos buracos no ar. Por muitos momentos vimos que os guerreiros de Kattegat sofriam uma grande baixa e pareciam perder. Por outro lado, os guerreiros russos também estavam preocupados e nada está resolvido.

Ainda sobre a luta, sabemos que por se tratar do fim da trama, muitos personagens teriam seus ciclos encerrados. A surpresa foi ver Gunnhild escapar, já que ela era um grande alvo para todos. Enquanto isso, o destino de Harald parece incerto, e não sabemos se o personagem morreu ou não. O que deixa tudo ainda mais interessante para o restante da temporada, já que o mesmo abusou e manipulou de Ingrid, a nova esposa de Bjorn.

Fim de Bjorn está próximo em Vikings?

Como falei acima, muitos ciclos se encerrarão pelos próximos 10 episódios restantes da trama. Contudo teria a série coragem de matar o único personagem principal restante? Parece que sim. Vimos que Ivar o esfaqueou e o futuro do rei de Kattegat é incerto. Apesar de achar que ele ainda retornará para o próximo episódio, podemos contar com mais uma baixa na trama.

O problema aqui é que matando Bjorn, a trama entrega de bandeja Kattegat para Ivar, já que sabemos que ele também tem um plano para derrotar seu “aliado” Oleg. Mas para isso, teremos que esperar o restante da temporada. E você acompanha tudo aqui no Mix de Séries.

Confira a promo do próximo episódio que ainda não tem data de retorno.

 

 

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.