Crítica: Virgin River acaricia o público com 5ª temporada intensa

Virgin River encanta em 5ª temporada. Entrega, portanto, sua melhor temporada, pois consegue se arriscar sem sair da zona de conforto.

Virgin River

Virgin River retornou para mais um passeio doce e sentimental, em uma série que cumpre o seu papel principal: o de ser uma confort série e nada mais. Mas, às vezes, é exatamente isso que o público precisa, como fuga da realidade e uma ida a um lugar que parece um paraíso cercado de belas paisagens e pessoas que estão dispostas a ajudar todos a todo o tempo.

Mas a quinta temporada de Virgin River aposta alto, ao trazer reviravoltas intrigantes e interessantes que se tornam suculentas adições para a trama.

Virgin River 5 temporada
Imagem: Divulgação.

Incêndio rouba a cena na quinta temporada agitada

Sem dúvidas, uma parte da trama de Virgin River para a quinta temporada era justamente dedicar-se ao incêndio que atinge a cidade. E isso é uma realidade recorrente na Califórnia, que anualmente desabriga milhares de moradores locais. Ver aquele paraíso pegando fogo foi de partir o coração, porque, em nossas mentes, Virgin River é um lugar intocável. Mas então vemos que não.

PUBLICIDADE

Leia também: Virgin River: 5 coisas que devem acontecer na parte 2 da 5ª temporada

O roteiro da quinta temporada trabalha com suas possibilidades e, enquanto a história é bem superficial com camadas que poderiam ser mais aprofundadas, ela acerta em simplificar o que não há necessidade de se tornar algo complexo.

Nesta temporada, enquanto Jack e Mel estão se acertando para o próximo passo de suas vidas – o casamento e a paternidade -, os personagens servem como motores para que a série mostre que eles se tornaram pilares para a comunidade. Jack, com sua nobreza e força de defesa, está pronto para pular dentro de uma floresta em chamas para salvar uma criança. Enquanto Mel também está pronta para entrar dentro de uma casa pegando fogo para salvar alguém. São almas gêmeas, sem dúvidas.

Porém, eles precisam sofrer. Afinal, Virgin River quer que o público chore na mesma intensidade em que se consegue dar boas risadas.

Virgin River Brie e Dan
Imagem: Divulgação/Netflix

Coadjuvantes de Virgin River ganham oportunidade de brilhar

Além disso, a quinta temporada traz oportunidades para muitos personagens brilharem. É o caso de Brie, que ganha uma cena forte e poderosa no tribunal, ao depor contra seu agressor. Ao mesmo passo em que se vê presa entre dois homens (lindíssimos, diga-se de passagem), Brie não cai no estereótipo de donzela que geralmente séries desse gênero gostam de destacar.

Leia também: Virgin River: esse é o casal mais insonso da 5ª temporada

Preacher também é outro personagem que ganha sua dose de tela. Ele está preso em um envolvimento emocional complicado e intenso. A ponto de fazer o público torcer para que uma mulher casada se torne sua grande paixão.

Até mesmo Vernon e Hope conquistam seu lugar dentro da trama, com Vernon precisando lidar com o avanço de sua doença, enquanto Hope precisa lutar por seu lugar na prefeitura. O que pode-se adiantar é que um deles consegue resolver seu problema, enquanto o outro acaba em um beco sem saída triste e sem muitas esperanças.

Aliás, Virgin River até se arrisca em explorar o etarismo quando, claramente, prepara um casal com pelo menos vinte anos de diferença entre eles. Afinal, Muriel e o novo médico da clínica se tornam um queridinho casal do público, indo contra todas as apostas.

Até Lizzie e Denny ganham oportunidade de brilharem, embora eles só terão realmente seu momento na Parte 2. Sim, a Netflix aderiu mesmo ao esquema de dividir temporadas, somente para encerrá-las no momento mais intenso do ponto narrativo.

Virgin River continua sendo a série para aquecer o coração

Por fim, Virgin River encanta. Talvez, aqui entrega sua melhor temporada, porque ela consegue se arriscar sem sair da zona de conforto. O incêndio é o grande motor desse risco, a ponto de você ver que se importa com esses personagens e torce para que tudo dê certo no final.

Séries como essa são um acalento, que acertam na qualidade de trama, fotografia. E aquela sensação de se sentir abraçado com uma trama “boba”, mas ao mesmo tempo relevante. Virgin River se dá o trabalho de tocar em temas importantes com a leveza que uma escapada para a série após um dia cheio de trabalho pede.

Que venham mais e mais temporadas!

Nota: 4.5/5

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.