Crítica: Vis a Vis El Oasis foi uma 5ª temporada desnecessária

Vis a Vis Critica 5 temporada

Sucesso da Netflix retornou para o último ato!

Na última sexta-feira (31), a Netflix lançou a “quinta temporada” de Vis a Vis, com o título El Oasis. As aspas aqui, inclusive, servem perfeitamente, pois não considero essa parcela uma nova temporada. Aproveitando o enorme sucesso que as quatro primeiras temporadas fizeram no mundo, logo após a sua finalização, os produtores já trataram de anunciar que teria uma continuação focada nas personagens principais. Zulema e Macarena.

Continua após as recomendações

Lógico que a animação tomou conta dos fãs da série, incluindo esse que vos escreves. Mas assim que foi lançada na última semana, confesso que ao terminar, cheguei a conclusão não teria necessidade dessa quinta temporada, ou spin off como alguns dizem.

Abaixo, trazemos nossos comentários com spoilers, então siga por sua conta e risco!

Continua após a publicidade

A “nova história”

A história se passa algum tempo depois das personagens saírem da prisão. Vivendo de roubos, percebemos que ambas ainda têm uma enorme ligação e não conseguem ficar longe uma da outra. Macarena que está cansada dessa vida, resolve seguir outro rumo. Como despedida, Zulema arma um último grande roubo. Que obviamente dá tudo errado e assim desenrola os 8 episódios da série.

Misturando elementos mais que batidos, a série não traz nada de novo – e esse, talvez, seja o grande problema desta temporada. A falta de frescor.

O relacionamento de ambas é mais explorado intimamente (quem terminou de assistir, sabe o que estou falando), até chegar no seu ápice. E até tivemos algumas surpresas boas na série, como por exemplo o hotel em que desenrola boa parte da história ser da mãe e do irmão do Sandoval, onde eles usam de artifícios para bisbilhotar todos os hóspedes.

No entanto, personagens novos não agregaram como esperado, e serviram apenas de escada para que Macarena e Zulema brilhassem. Outro destaque foi a Goya que teve ótimas cenas, por exemplo, quando salvou o menino vítima dos colegas. Esse por sinal, foi um dos temas tratados pela série, bullying, estrupo, assédio, machismo. Talvez pelo tempo, não conseguiram se aprofundar em cada um desses temas. Mas valeu a intenção.

Vis a Vis 5 temporada

Protagonistas em “El Oasis”. Imagem: Divulgação.

Temporada valeu a pena?

A sensação ao terminar de assistir, foi um pouco confusa. Zulema deu a vida para que Maca pudesse fugir, ao perceber que ela não tinha chances de sobreviver devido a doença que estava enfrentando. Assim, ela preferiu se sacrificar para que então Maca pudesse ter uma chance. Um ato nobre. Afinal, não seria nem um pouco legal, vê-la morrendo por qualquer outra coisa que não fosse lutando. Essa questão da doença foi mais um caminho fácil que colocaram para dar um fim a personagem.

A confusão que citei acima, é devido ao fato de não sentir que fosse necessário ter essa sequência. Uma história que não empolgou, com personagens que também não empolgaram, apenas para dar um “fim digno” as personagens ou aproveitar o sucesso delas para encher mais os cofres?

Claro que algumas surpresas no último episódio valeram um pouco a pena. A parte de trazer alguns personagens antigos para fazer uma participação foi bem válida. Mas a pergunta que eu faço é: Precisava de ter uma continuação? Minha resposta é não!

Dessa forma, esperamos que Vis a Vis possa finalmente descansar em paz agora. Assim, podemos ter lembranças boas do auge da série que conquistou nossos corações.

E você, o que achou de El Oasis? Deixe nos comentários e continue acompanhando as novidades das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Nota da Temporada7
Crítica da quinta temporada de Vis a Vis, intitulada "El Oasis", exibida no Brasil pela Netflix. Essa matéria contém spoilers.
7