Crítica: Volta de Stabler no 22×09 de Law & Order: SVU foi frustrante

Return of the Prodigal Son, Law & Order: SVU
Imagem: NBC/Divulgação

Expectativa pode ter atrapalhado

Eu adoro Law & Order: SVU. Do contrário não teria feito uma mega maratona anos atrás para prestigiá-la. Mesmo assim, acredito ser importante deixar isso claro diante das minhas críticas fortes emitidas nas últimas resenhas. Contudo, quero deixar explícito ao leitor que não é por isso que eu subscreverei a tudo o que a série da franquia Law & Order propor.

Continua após publicidade

Criticarei, apontarei os melhores passos e elogiarei. Infelizmente. E digo isso lamentando bastante, esse que talvez era um dos episódios mais aguardados em muito tempo não funcionou nem de longe.: SVU. Assim. 

Continua após a publicidade

Em Return of the Prodigal Son”, temos Olivia (Mariska Hargitay) prestes a ganhar mais um prêmio pelo seu trabalho. O problema, no entanto, é que a capitã é chamada para uma ocorrência de emergência no centro da cidade. Mas, chegando na cena, ela descobre que a vítima é esposa de uma figura bastante conhecida: Elliot Stabler (Chris Meloni).

Continua após publicidade

Benson fica, logicamente, chocada. Isso porque o parceiro desapareceu há quase dez anos, sem aviso prévio ou qualquer satisfação. Dessa forma, apesar das questões mal resolvidas, eles precisam trabalhar juntos para resolver o caso. Terrorismo internacional? Doméstico?

Return of the Prodigal Son, Law & Order: SVU
Imagem: Virginia Sherwood/NBC

Vem aí… novidades?

Sabendo que o episódio é uma plataforma de lançamento de Organized Crime, uma narrativa envolvendo um atentado a bomba parece apropriado. A impressão, contudo, é que o drama já nasce velho. Além disso, o telespectador logo percebe quais os desafios, os perigos, bem como as formas de investigar e resolver o problema.

Continua após publicidade

Não há, portanto, novidades. Esteja aqui para “conforto”, mas não para ousadia. Essa é a máxima daqui para frente. E não há problema nenhum quanto a isso. Esse é o conteúdo que o público quer consumir. Mas também que se desgasta facilmente.

Primeiramente, no desenvolvimento do episódio, vemos que até mesmo a proposta inicial é um tanto vazia. Nesse sentido, não se sabe explicar ao certo o porquê Stabler está de volta. A razão pela qual Olivia, chefe do departamento de vítimas especiais, foi chamada numa ocorrência de bomba. Tampouco o porquê deveríamos retornar para o próximo episódio do crossover. Há uma enorme expectativa e vontade de surpreender o telespectador, mas não se sabe como. O despreparo, diante dos buracos, é evidente.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!
Return of the Prodigal Son, Law & Order: SVU
Imagem: Christopher Del Sordo/NBC

Frustrado com causa

Outro aspecto frustrante é a conversa entre Benson e Stabler. Aquela conversa. Infelizmente, não emociona. Não convence. Tampouco convence o telespectador, que tanto esperou por esse reencontro, que é o melhor que conseguiriam fazer. É uma falha do roteiro, que se apoiou em clichês dos mais batidos, assim como da direção que pouco estimulou seus atores a darem seus melhores. No mínimo, extremamente frustrante.

É possível que a conclusão do crossover, que funcionará como o primeiro episódio de Organized Crime, traga redenção. Também é de se esperar algo ainda pior. Mais pontas soltas. Menos resolução. E narrativas extremamente incoerentes. Algo na linha da Unidade de Vítimas Especiais estar envolvida num crime que deveria ser investigado pelo FBI e/ou agências federais.

Em suma, “Return of the Prodigal Son” é extremamente frustrante. Talvez até pela expectativa. Mas vale apenas pelo Chris Meloni, fazendo com que eu deseja, do fundo do meu coração, que essa nova série funcione.

E então, você gostou do episódio? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

https://www.youtube.com/watch?v=65Y89_OrJzY